Os especialistas em marketing digital empregam muitas estratégias inovadoras para gerar leads e melhorar seus negócios internet afora. Enquanto alguns são pagos, outros nem tanto. Eduardo Godim, do site e canal ADZ Imports, é um verdadeiro entusiasta desse tipo de marketing e nos dá uma dica importante para começar:
“Uso o Marketing de Conteúdo em todos os meus projetos. Tenho um bom envolvimento com meus clientes e seguidores, especialmente os que me procuram para saber sobre produtos importados, assunto que domino bem e que possuo 1 projeto envolvendo 1 blog e 1 canal no Youtube. Vale muito a pena.” Diz Eduardo
Muitos especialistas do setor afirmam que o marketing pago busca melhores resultados e é mais rápido também. É verdade? Talvez não totalmente!
Estratégias de marketing digital para geração de tráfego orgânico (não pago) – se seguidas corretamente – podem buscar melhores resultados e gerar leads mais altos e mais vendas.
Vamos considerar, por exemplo, o caso do Marketing de Conteúdo!
É três vezes mais eficaz em relação à pesquisa paga. É muito menos caro também. Além disso, você não precisa oferecer brindes e códigos de desconto para obter e-mail e outros detalhes importantes de seus clientes em potencial e visitantes. Além disso, é fácil de iniciar e muito mais popular entre os clientes.
Não é de admirar que 88% dos profissionais de marketing B2B confiem no Marketing de Conteúdo, enquanto 96% dos visitantes iniciantes não compram seus produtos ou usam seus serviços imediatamente, sem, a princípio, verificar fora da concorrência e descobrindo quais as marcas que mais lhes agradam.
Agora a pergunta importante: o que exatamente é Marketing de Conteúdo?
É um tipo de marketing digital que exige que você gere e compartilhe conteúdo on-line valioso, apropriado e consistente, por meio de vídeos, seminários on-line, blogs, publicações em mídias sociais e infográficos. Embora eles não promovam abertamente uma marca, em muitos casos despertam interesse em seus produtos e / ou serviços.
O objetivo por trás do Marketing de Conteúdo é atrair e reter leitores claramente definidos (nichados na gíria dos profissionais dessa área) e, eventualmente, estimular ações lucrativas do cliente.
Marketing de conteúdo: quais estratégias a serem seguidas para geração de leads?
Siga estas 5 estratégias comprovadas para um exercício de geração de leads altamente eficaz:
- Crie reputação social: publique conteúdo longo e bem pesquisado para emergir como líder do setor e desfrutar de uma boa reputação em seu nicho. A publicação e o compartilhamento de conteúdo maior, mais corajoso e mais ousado ajudarão você a ganhar confiança e atrair clientes em potencial e públicos de nicho para a sua marca. Para criar e aumentar sua reputação social, use a ajuda de diferentes plataformas populares de mídia social, incluindo LinkedIn, Instagram e Facebook. As mídias sociais o ajudarão a localizar sua comunidade, promover melhores relacionamentos e construir uma sociedade em que você possa confiar. A socialização também tornará sua marca mais pessoal e poderosa.
- Publique conteúdo adequado e correto: com as páginas certas, com conteúdo relevante, você pode direcionar o público-alvo e as perspectivas certas e motivá-los a compartilhar seus dados pessoais, incluindo email e números de telefone.
- Forneça conteúdo útil em troca de estatísticas vitais: leve conteúdo detalhado e apropriado, mas não revele conteúdo completo, se seus leitores não estiverem dispostos a fornecer seus IDs de e-mail ou números de telefone. Para isso, porém, você precisará publicar conteúdo altamente atraente e eficaz. Se seu conteúdo não for interessante ou útil o suficiente, seus leitores não o lerão mais e não compartilharão os dados que você poderia estar procurando para geração de leads.
- Conecte-se com seus leitores em um nível emocional: ative as emoções de seus leitores e possíveis clientes, por meio de conteúdo envolvente e no momento certo. Se você conseguir fazer isso, eles farão o que você deseja que eles façam e responderão à sua chamada à ação (CTA).
- Faça com que eles falem: inspire seus leitores e possíveis clientes a curtir e compartilhar suas páginas e poste comentários sobre eles também. Quando seus grupos-alvo se envolvem – por meio de compartilhamentos, curtidas e comentários -, suas postagens não apenas se tornam virais, mas você também obtém dados úteis. Você aprenderá sobre suas faixas etárias, histórico social e econômico, gastos, etc.
Em resumo, siga estas 5 estratégias de marketing de conteúdo mais importantes e gere mais leads de negócios online! E como se não bastasse, como assunto de Marketing de Conteúdo envolve informações áudio visuais, sejam com vídeos, imagens ou leituras, irei passar abaixo algumas informações relevantes sobre envolvimento do seu público através da leitura.
De acordo com o blog Gerenciando Web, saber envolver seus leitores é fundamental para o seu negócio on-line e promoção da sua marca. Você pode escrever muitos blogs / artigos diariamente e publicá-los em vários sites, esperando ter maiores pegadas nos negócios. Porém, se seus clientes em potencial e leitores não estiverem gastando tempo em suas páginas e verificando-os detalhadamente, não será possível alcançar seus objetivos.
De acordo com um relatório, em 2016, enquanto o marketing de conteúdo aumentou 300%, o engajamento aumentou apenas 5%.
Bom, mas o que isso significa? Significa que os visitantes comuns não estão gastando muito tempo e estão deixando suas páginas rapidamente. O que é mais desanimador é que mesmo aqueles que passam algum tempo verificando as páginas não estão gastando mais do que 37 segundos.
Talvez o grande volume de conteúdo disponível atualmente os motive a deixar suas páginas para verificar outras fontes. Talvez a exposição às outras ferramentas de mídia simultaneamente também esteja por trás da alta taxa de rejeição.
Qualquer que seja o motivo, é importante entender bem seus possíveis clientes e leitores e envolvê-los. Mas como fazer isso? Como escrever conteúdo atraente?
5 dicas para melhorar o envolvimento nos seus artigos e os negócios.
- Conheça seus clientes em potencial e leitores: descubra o que eles querem e o que gostam e o que não gostam. Estude seus padrões comportamentais, isso indispensável na estratégia de marketing digital. Uma boa fonte de informações sobre seus possíveis clientes e leitores poderia ser os diferentes sites de mídia social que eles poderiam estar usando.
- Tenha imagens de suporte relevantes: Imagens além de serem bons separadores de texto, também podem transmitir sua mensagem de maneira mais poderosa. Imagens relevantes levam sua história adiante e envolvem seus leitores e prospects de uma maneira quase garantida. Seu cérebro processa imagens mais rapidamente do que processa as palavras. Portanto, tenha imagens de suporte em suas páginas para melhores conexões com seus possíveis clientes e leitores.
- Tenha os vídeos de suporte certos: os vídeos podem ser uma ferramenta poderosa para atrair e envolver os espectadores. Tê-los em suas páginas – especialmente quando você planeja publicar posts instrucionais – pode fazer maravilhas. Além disso, conecte seus clientes em potencial e leve a um melhor envolvimento. Será uma ótima ideia, se, em vez de ter infográficos, você usar vídeos para transmitir sua mensagem e alcançar seus espectadores-alvo. A boa notícia: agora com smartphones, você tem uma ferramenta prática e barata para gravar vídeos decentes em suas páginas.
- Use citações apropriadas de personalidades conhecidas: As citações são maravilhosas interrupções de texto. Eles também dão credibilidade à sua história e a levam adiante. As pessoas confiam em você quando você apoia seu conteúdo com uma citação relevante, de uma figura famosa e respeitada. Portanto, use aspas apropriadas que suportem o que você está dizendo. Usá-los em itálico ajudará. Tornará o seu texto mais profissional e envolvente.
- Dicas de destaque: as pessoas geralmente visitam os sites para obter ajuda e alívio de um problema do qual possam estar sofrendo. Portanto, compartilhe dicas úteis – em forma de marcador – para melhor envolvê-las e inspirá-las a consumir seu conteúdo – do começo ao fim. Isso naturalmente resultará em eles gastando mais tempo em suas páginas e, consequentemente, fazendo o que você deseja que eles façam.
Para finalizar, vale a pena envolver seus leitores e prospects. Tenha imagens e vídeos relevantes e de apoio para envolvê-los de uma maneira melhor. Além disso, use aspas e destaque dicas úteis para que, enquanto a taxa de rejeição de suas páginas da web diminua, o envolvimento dos leitores seja aumentado.
Espero que tenha gostado do nosso artigo e que continue conosco. Obrigado!