Com a pandemia do coronavírus muitas noivas e noivos estão se perguntando, como será o nosso casamento? O que fazer e como fazer para mantermos as pessoas em segurança durante o casamento?
E além disso, com a crise econômica os noivos ficam inseguros e preferem gastar menos, realizando um casamento mais simples.
Prevenção do coronavírus em casamentos
As regras de prevenção ao coronavírus são claras;
- manter distanciamento físico entre as pessoas;
- evitar aglomerações de pessoas;
- utilização de máscaras por todos;
- higienização dos ambientes, calçados e mãos.
Casamentos pequenos já eram uma tendência em 2019, os chamados mini-weddings ou mini-casamentos, casamentos com poucas pessoas, até no máximo 50 convidados.
Fotógrafo: Johansson Correia
Além dos mini-weddings resolverem todas as questões citadas acima, ajudam também na questão de segurança aos convidados, em dois pontos: distanciamento físico entre as pessoas e evitando aglomerações. Portanto temos certeza de que os mini-casamentos serão uma tendência ainda mais forte para 2020 e 2021.
Vários decretos estaduais estão pedindo para as pessoas usarem máscaras sempre que saírem de casa. Por isso que a distribuição de máscaras na recepção do casamento pode ser necessária para evitar que os convidados venham com máscaras escuras, que podem dar um tom fúnebre ao casamento.
os chinelos dados pelos noivos como lembrancinha do casamento são um mimo aos convidados, e dão conforto aos convidados, para que não pisem de sapato, tênis, na areia da praia. Agora se torna uma medida de segurança nos casamentos após a pandemia do coronavírus, os convidados deixam seus calçados na entrada, higienizam as mãos e entram de alma renovada para a cerimônia.
Caso você nunca tenha visto um casamento na praia, assista esse vídeo da Hellen Nogueira, assessora de Ubatuba em parceria com a equipe especializada em decoração de casamento na praia , Rosa de Sarom:
Os casamentos com cerimônia na praia, cumprem também a regra de prevenção contra o coronavírus nos casamentos, evitando que as pessoas fiquem fechadas no mesmo ambiente. Normalmente a recepção também é feita em locais abertos, com estruturas que dão acesso à areia, portanto sem paredes para arejar o espaço e evitar o calor.
Daniel Santos, celebrante de casamentos na praia em Ubatuba-SP, comenta que os cumprimentos aos noivos deveriam mudar, mas acha difícil que isso aconteça:
Já celebrei dezenas de casamentos e as pessoas se emocionam, o abraço forte é humano, esta representação de carinho máxima entre as pessoas não deixará de acontecer, a emoção toma conta e ninguém vai pensar em coronavírus ao final da cerimônia.
Talvez com a utilização de máscaras por todos, evite o contágio por coronavírus durante este abraço caloroso que representa o amor e carinho dos convidados pela nova família que se forma.
Outra solução possível seria fazer um teste rápido de coronavírus para todos os convidados do casamento, e todos os fornecedores, assim que eles chegam no recinto.
Casamento na praia é mais barato
Alguns fornecedores fazem pacotes, barateando ainda mais e resolvendo todos os problemas dos noivos com uma única empresa.
Escrito em 24/04/2020 por Daniel deste Blog de casamento na praia .