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    O que acontece com os seguros automotivos durante pandemia?

    Redação Webcitizen11 de maio de 2020
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    Devido ao crescimento de casos de coronavírus não somente no Brasil, mas no mundo, o isolamento social se tornou uma das medidas adotadas pelos governos com o objetivo diminuir a transmissão do vírus.

    Quando se trata de seguro auto, a cobertura permanece inalterada durante a pandemia. No entanto, assim como em outras áreas, as empresas precisaram fazer algumas mudanças na prestação dos seus serviços.

    As seguradoras passaram a focar na utilização de canais digitais para oferecer atendimento ao cliente, com o objetivo de evitar contato presencial e agilizar o andamento das solicitações.

    Além disso, algumas delas solicitaram que seus prestadores com mais de 60 anos de idade, ou que estejam com a saúde debilitada, permanecessem em casa durante o período de isolamento social. Enquanto outras, liberaram seus funcionários do call center para trabalharem de forma remota em suas casas.

    As seguradoras também devem seguir todos oscuidados para se prevenir da Covid-19, como utilizar e disponibilizar álcool em gel, além de todos os funcionários utilizarem máscaras, por exemplo.

    Além dessas medidas, os clientes também querem saber outras questões relacionadas a seguros automotivos durante a pandemia. Quer saber quais são elas? Confira a seguir!

    Leia também: Crime de abandono de incapaz

    Principais dúvidas sobre seguros automotivos durante a pandemia e coronavírus

    Com o isolamento social, muitas pessoas estão em casa e, como consequência, estão fazendo pouca utilização de seus veículos. Porém, muitas ainda precisam sair para trabalhar e utilizam o carro como opção de locomoção.

    Além disso, quem possui carro, ainda o utiliza para atividades necessárias, como ir ao mercado, mas como fica a prorrogação da inspeção periódica neste momento? Quais serão as consequências para pagamentos atrasados? O cancelamento é uma boa opção?

    Abaixo, você fica sabendo mais sobre essas e outras questões relacionadas a seguros automotivos durante a pandemia:

    Prorrogação da inspeção periódica

    O seguro automotivo passou por uma alteração legislativa, nomeada no artigo 2.º do Decreto-Lei n.º 10-C/2020 de 23/03, que prorrogou o prazo de inspeção periódica durante 5 meses. Assim, os carros que deveriam ser apresentados para inspeção periódica entre 13 de Março e 30 de Junho de 2020, foram beneficiados com a prorrogação, a contar da data da matrícula.

    Este regime significa que os proprietários dos automóveis não irão sofrer consequência legal, nem ficarão sujeitos à obrigação de fazer reembolso para as seguradoras por não cumprirem a apresentação dos carros à inspeção periódica durante o período determinado.

    Atrasos no pagamento do seguro

    A ASF (Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) recomendou que as seguradoras tenham alguma flexibilidade ao pagamento do seguro, devido à situação de vulnerabilidade dos seus clientes. Essa flexibilidade é para possíveis atrasos no pagamento de prémios e consequências que esses atrasos podem proporcionar no momento de renovação de contrato. Vale deixar claro que, até o momento, não fica evidente que não existe uma suspensão ou prorrogação nos prazos de pagamento do seguro. O que pode acontecer é que as seguradoras, após analisar casa a caso, identifiquem situações que sejam justificadas e assim tomem uma postura mais flexível.

    Seguro continua válido durante a quarentena

    Durante o período de isolamento social, todas as seguradoras e as corretoras de seguros irão permanecer oferecendo prestação de serviço. Ou seja, caso você precise acionar seu seguro, em caso de algum problema, o serviço permanece inalterado e você receberá atendimento.

    A única diferença que poderá acontecer, é que o cliente deverá entrar em contato com a seguradora através de canais digitais, como já falamos um pouco acima. No entanto, isso fica a critério de cada seguradora.

    Cancelamento do seguro não é uma boa opção

    Devido à crise gerada pela pandemia, muitas pessoas estão sendo atingidas de forma negativa financeiramente. Algumas já perderam os seus empregos e outras estão com medo que isso aconteça.

    Apesar disso, caso você ainda possa manter o seu seguro, não faça o cancelamento.

    Cancelar o seguro do veículo pode parecer uma boa maneira de economizar à curto prazo, mas essa atitude pode custar mais tarde. Isso porque, ao cancelar o seguro agora, quando você precisar contratá-lo novamente, os valores podem estar muito mais altos.

    Além disso, você ainda poderá utilizar o seu carro durante o período de quarentena e, caso algo aconteça, não terá um suporte.

    Ainda tenho dúvidas sobre meu seguro automotivo durante a pandemia, o que devo fazer?

    Se você ainda possui dúvidas relacionadas a seguro auto durante a pandemia, a melhor opção é que você entre em contato com a sua seguradora para esclarecer todas as questões que deseja.

    Se você está buscando por uma seguradora para fazer a contratação do serviço, pois adquiriu um carro recentemente, realize pesquisas e aproveite para tirar todas as suas dúvidas antes para escolher uma opção que atenda às suas necessidades.

    Recomendação de leitura: 

    1. Troca de óleo no prazo do fabricante: Por que é tão importante?
    2. Como colocar placa preta em seu veículo antigo e quais benefícios previstos em lei
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