Muitas pessoas não sabem qual a diferença entre orientação vocacional e orientação profissional, e isso acontece mais do que se imagina.
Assim, é bastante comum que elas acreditem se tratar da mesma coisa, o que é uma confusão normal.
Na maioria das vezes, as pessoas utilizam os dois conceitos como se tratassem da mesma coisa, entretanto, é preciso dizer que existem diferenças entre os dois.
O termo vocação significa uma habilidade ou uma tendência que leva uma pessoa a exercer uma carreira específica em sua vida.
Assim, a orientação vocacional está relacionada com o uso de ferramentas específicas para ajudar uma pessoa a descobrir qual é a sua vocação, uma das alternativas é o curso de orientação profissional .
Por outro lado, você tem a orientação profissional, que está bem mais relacionada com o mercado de trabalho, com o mundo profissional.
Ter essa compreensão ajuda a trazer um entendimento sobre qual a diferença entre orientação vocacional e orientação profissional, para sanar de vez qualquer dúvida.
A orientação vocacional: Entenda mais sobre ela
O termo vocacional está relacionado com a palavra vocação, que tem como significado predestinação, entre outros.
A orientação vocacional tem como princípios ajudar o indivíduo a ter uma maior compreensão sobre si mesmo, conhecer quais os requisitos e as condições para alcançar o sucesso, e obter os resultados entre estes dois fatores conjuntamente.
Apesar de ter sido importante durante muito tempo, hoje esse é um termo que já não mais se utiliza, visto que houve uma grande evolução em relação aos estudos feitos nessa área.
Ainda assim, é preciso entender que o termo tinha como principal objetivo auxiliar o indivíduo a conseguir encontrar a sua vocação profissional.
O orientador vocacional, para isso, fazia uma análise das aptidões do indivíduo por meio da aplicação de testes e tinha como foco inicial a escolha de um curso universitário ou de uma profissão no futuro.
O que é a orientação profissional?
A orientação profissional, por outro lado, é direcionada para adolescentes, principalmente, que estejam no momento de realizar a sua escolha para o futuro.
Esse tipo de orientação pode ser descrito como sendo uma versão aperfeiçoada da antiga orientação vocacional.
O maior diferencial, sem nenhuma dúvida, está no fato de que fora a questão da aptidão, são considerados ainda outros fatores para uma tomada de decisão mais acertada.
Os fatores que são considerados durante a orientação profissional são os sociais, os econômicos e os políticos, que também são essenciais para que a escolha feita pelo indivíduo seja mais acertada.
Um outro ponto importante a respeito da orientação profissional é que ela pode ser aplicada em qualquer etapa da carreira, para ajudar o profissional a entender qual o melhor caminho a ser tomado.
Essa orientação é de extrema importância porque ela irá ajudar, inclusive, nas promoções futuras e no plano de carreira do indivíduo, o que deixa claro como é essencial que ela seja feita por um profissional capacitado.
A orientação profissional é o caminho para um futuro de sucesso
A orientação profissional ajuda as pessoas a alcançarem um maior autoconhecimento sobre si mesmo, suas habilidades, suas competências e seus interesses.
Algumas pessoas têm maior facilidade para conhecerem a si mesmo, enquanto outras precisam de um auxílio mais direcionado de profissionais capacitados para auxiliá-los nessa jornada.
O bom profissional irá considerar a realidade psicossocial do indivíduo, para tornar a escolha profissional mais livre, de modo que ele a faça com mais consciência e com conhecimento sobre o seu perfil.
A falta de uma correta orientação faz com que muitas pessoas tomem decisões baseadas em comparações com amigos ou influências familiares.
Conclusão
Como você viu, é muito importante entender qual a diferença entre orientação vocacional e orientação profissional, para que seja possível entender como elas irão auxiliá-lo em sua decisão de carreira e no seu futuro.
Neste texto, você conheceu mais sobre os termos e viu como a orientação profissional é o mais usado nos dias atuais para ajudar as pessoas em sua tomada de decisão sobre a carreira a seguir baseada em suas habilidades.Gostou do artigo de hoje sobre qual a diferença entre orientação vocacional e orientação profissional?