Uma das atividades mais nobres que um filho de Deus pode empreender é conhecer e compreender Deus melhor. A melhor maneira de fazer isso é examinar cuidadosamente o livro que Ele escreveu, a Bíblia , que comunica quem Ele é, e Seu plano de salvação para a humanidade.
Etapa 1: Observação – O que a passagem diz?Existem várias maneiras de estudar a Bíblia, mas uma das abordagens mais eficazes e simples para ler e compreender a Palavra de Deus envolve três passos simples:
Passo 2: Interpretação – O que significa a passagem?
Passo 3: Aplicação – O que farei a respeito do que a passagem diz e significa?
Vamos mergulhar em cada etapa do estudo da Bíblia.
Etapa 1 do estudo da Bíblia : observação
A observação é o primeiro e mais importante passo para estudar a Bíblia. Ao ler o texto da Bíblia, você precisa examinar cuidadosamente o que é dito e como é dito. Procurar:
- Termos, não palavras . As palavras podem ter muitos significados, mas os termos são palavras usadas de uma maneira específica em um contexto específico. (Por exemplo, a palavra tronco pode se aplicar a uma árvore, um carro ou uma caixa de armazenamento. No entanto, quando você lê: “Essa árvore tem um tronco muito grande”, você sabe exatamente o que a palavra significa, o que a torna um termo .)
- Estrutura . Se você olhar sua Bíblia, verá que o texto tem unidades chamadas parágrafos (recuados ou marcados com ¶). Um parágrafo é uma unidade completa de pensamento. Você pode descobrir o conteúdo da mensagem do autor observando e compreendendo cada unidade de parágrafo.
- Ênfase . A quantidade de espaço ou o número de capítulos ou versículos dedicados a um tópico específico revelará a importância desse tópico (por exemplo, observe a ênfase de Romanos 9 e Salmos 119 ).
- Repetição . Esta é outra maneira que um autor demonstra que algo é importante. Uma leitura de 1 Coríntios 13 , onde o autor usa a palavra “amor” nove vezes em apenas 13 versos, nos comunica que o amor é o ponto focal desses 13 versos.
- Relações entre ideias . Preste muita atenção, por exemplo, a certas relações que aparecem no texto:
—Causa e efeito: “Muito bem, servo bom e fiel; sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei ”( Mateus 25:21 ).
– Se s e então s: “Se o meu povo, que é chamado pelo meu nome, se humilhar, orar e buscar a Minha face e se afastar de seus maus caminhos, então ouvirei do céu e perdoarei seus pecados e curarei sua terra” ( 2 Crônicas 7:14 ).
—Perguntas e respostas: “Quem é o Rei da glória? O Senhor forte e poderoso ”( Salmos 24: 8 ).
- Comparações e contrastes . Por exemplo, “Ouvistes que foi dito… mas digo-vos…” ( Mateus 5:21 ).
- Forma literária. A Bíblia é literatura, e os três tipos principais de literatura na Bíblia são discurso (as epístolas), prosa (história do Antigo Testamento) e poesia (os Salmos). Considerar o tipo de literatura faz uma grande diferença quando você lê e interpreta as Escrituras.
- Atmosfera . O autor tinha um motivo ou preocupação particular para escrever cada passagem, capítulo e livro. Certifique-se de notar o humor, o tom ou a urgência da escrita.
Depois de ter considerado essas coisas, você está pronto para fazer as perguntas: Quem? O que? Onde? Quando?
Quem são as pessoas nesta passagem? O que está acontecendo nesta passagem? Onde esta história está acontecendo? Em que época (do dia, do ano, da história) é?
Fazer essas quatro perguntas pode ajudá-lo a perceber os termos e identificar a atmosfera. As respostas também permitirão que você use sua imaginação para recriar a cena sobre a qual está lendo.
Conforme você responde às perguntas e imagina o evento, provavelmente surgirá com suas próprias perguntas.
Fazer essas perguntas adicionais para compreensão ajudará a construir uma ponte entre a observação (a primeira etapa) e a interpretação (a segunda etapa) do processo de estudo da Bíblia.
Etapa 2 do estudo da Bíblia: interpretação
Interpretação é descobrir o significado de uma passagem, o pensamento ou ideia principal do autor. Responder às perguntas que surgem durante a observação o ajudará no processo de interpretação. Cinco pistas (chamadas de “os cinco C’s”) podem ajudá-lo a determinar o (s) ponto (s) principal (is) do autor:
- Contexto. Você pode responder 75 por cento de suas perguntas sobre uma passagem ao ler o texto. Ler o texto envolve olhar para o contexto próximo (o versículo imediatamente antes e depois), bem como o contexto distante (o parágrafo ou capítulo que precede e / ou segue a passagem que você está estudando).
- Referências cruzadas. Deixe a Escritura interpretar a Escritura. Isto é, deixe que outras passagens da Bíblia esclareçam a passagem que você está vendo. Ao mesmo tempo, tome cuidado para não presumir que a mesma palavra ou frase em duas passagens diferentes signifique a mesma coisa.
- Cultura. A Bíblia foi escrita há muito tempo, então, quando a interpretamos, precisamos entendê-la a partir do contexto cultural dos escritores.
- Conclusão. Tendo respondido às suas perguntas para compreensão por meio do contexto, referência cruzada e cultura, você pode fazer uma declaração preliminar do significado da passagem. Lembre-se de que se sua passagem consistir em mais de um parágrafo, o autor pode estar apresentando mais de um pensamento ou ideia.
- Consulta. Ler livros conhecidos como comentários, escritos por estudiosos da Bíblia, pode ajudá-lo a interpretar as Escrituras.
Etapa 3 do estudo da Bíblia: Aplicação
A aplicação é a razão pela qual estudamos a Bíblia. Queremos que nossas vidas mudem; queremos ser obedientes a Deus e crescer mais como Jesus Cristo.
Depois de observar uma passagem e interpretá-la ou compreendê-la da melhor maneira possível, devemos aplicar sua verdade à nossa própria vida.
Você vai querer fazer as seguintes perguntas a cada passagem da Escritura que estudar:
- Como a verdade revelada aqui afeta meu relacionamento com Deus?
- Como essa verdade afeta meu relacionamento com os outros?
- Como essa verdade me afeta?
- Como essa verdade afeta minha reação ao inimigo, Satanás?
A etapa da aplicação não é concluída simplesmente respondendo a essas perguntas; o segredo é colocar em prática o que Deus lhe ensinou em seu estudo. Embora a qualquer momento você não consiga aplicar conscientemente tudo o que está aprendendo no estudo da Bíblia, você pode estar aplicando algo conscientemente. E quando você trabalha para aplicar uma verdade à sua vida, Deus abençoará seus esforços, conforme observado anteriormente, conformando você à imagem de Jesus Cristo.