A casa é a nossa fortaleza onde queremos nos sentir seguros. O telhado sobre a cabeça nos dá uma sensação de proteção e estabilidade.
A casa é valiosa para nós não apenas por razões financeiras. Este é o lugar onde nossa vida continua, nossas histórias diárias, emoções, alegrias e tristezas estão conectadas a ela.
Uma casa não é apenas um edifício, mas também um lugar onde vive a nossa família, onde passamos o nosso tempo.
A visão de regressar a casa depois de um dia agitado enche-nos de paz. Infelizmente, podemos perder todas as nossas conquistas em um instante. Os incêndios domésticos podem acusar abruptamente.
Então, como proteger nossa casa contra o fogo? É mesmo possível? Claro, algumas situações são difíceis de evitar, mas, seguindo algumas regras importantes, podemos minimizar o risco de incêndio.
Protegendo a casa de incêndios
1 – Use um detector de fumaça
Um detector de fumaça deve ser instalado em cada casa ou apartamento. É um dispositivo simples operado por bateria que fica preso ao teto.
Numa casa com sótão, serão necessários dois sensores (um para cada piso), num apartamento um é suficiente (a menos que tenhamos um apartamento de dois pisos).
Como qualquer eletrodoméstico, os detectores de fumaça se desgastam após anos de uso. Então substitua a cada 10 anos.
Além disso, adquira o hábito de testar os detectores de fumaça e incêndio uma vez por mês. Leva apenas alguns minutos para testá-los e pode salvar sua casa em caso de emergência.
2 – Hábitos básicos de segurança contra incêndios
Nenhum dispositivo eletrônico nos protegerá do fogo se não nos lembrarmos das regras básicas de segurança:
· Em primeiro lugar, não jogue pontas de cigarro no lixo, pois podem facilmente acender o fogo.
· Todos os materiais inflamáveis devem ser mantidos longe das crianças.
· A empresa de bombeiro civil também alerta contra o fumo na cama. Acontece que as pessoas adormecem durante essa atividade, que obviamente termina na maioria das vezes de forma muito trágica.
· Também vale a pena saber o que fazer quando começar um incêndio. Muitas pessoas tentam salvar os itens mais valiosos em desespero. Em tal situação, o mais importante é evacuar o mais rápido possível.
3 – Use ventilação adequada e inspeção regular
Um sistema de ventilação eficiente desempenha um papel muito importante na proteção da casa contra incêndios. Em caso de ameaça, permite que o ar fresco seja fornecido ao local, enquanto libera a fumaça que é perigosa para a vida.
Os proprietários de moradias unifamiliares também devem inspecionar sistematicamente a rede de ventilação para que, em caso de incêndio, ela não esteja com goteiras ou danificada.
A eficiência das instalações elétricas e de gás também deve ser verificada regularmente. Os curtos-circuitos no primeiro deles são uma das causas mais comuns de incêndio em edifícios residenciais.
Redes elétricas mais antigas, feitas, por exemplo, de condutores de alumínio, devem ser substituídas por outras mais novas com cabos de cobre.
4 – Mantenha instalações operacionais e eficientes
Uma das fontes mais comuns de incêndio é uma instalação elétrica, gás e aquecimento com defeito. Nesse caso, o mais importante são as atividades básicas.
Você deve começar a pensar na segurança dos membros da casa já na hora da construção e instalação.
Vale a pena escolher os melhores materiais, e a instalação deve ser confiada a especialistas com as devidas permissões.
Claro, é muito importante realizar inspeções sistemáticas e monitorar o estado técnico da instalação, mas também seguir as regras básicas. Sob nenhuma circunstância devemos fazer modificações por conta própria.
As medidas preventivas são extremamente importantes para proteger a sua casa contra incêndios. Isso se aplica em particular ao sistema de aquecimento.
Também é muito importante realizar inspeções periódicas do forno. O cuidado adequado do estado dos aparelhos de aquecimento e a limpeza regular permitem evitar incêndios.
5 – Use materiais de construção e acabamento não inflamáveis
Tão importante quanto a inspeção da instalação é a eliminação de materiais que possam contribuir para a propagação do incêndio.
Ao adquirir materiais de construção, vale a pena prestar atenção à classe de inflamabilidade de um determinado produto. O uso de isolamento não inflamável aumenta significativamente a segurança dos residentes.
6 – Extintor de incêndio
É um dispositivo portátil usado para extinguir incêndios. Cada um possui um rótulo com informações sobre sua finalidade e como usá-lo.
Os extintores de incêndio são divididos em:
· Água,
· Pó,
· CO 2 ,
· Espuma.
Os extintores de uso doméstico são universais, são leves, são simples de operar (não requerem treinamento especial). Em casa, os extintores de pó seco são a melhor solução para extinguir o fogo na maioria dos materiais.
Segurança contra incêndio em casa
Um incêndio em uma casa está associado a enormes perdas. Não vamos ignorar a ameaça e lembrar que é muito mais fácil prevenir um incêndio do que remover seus efeitos.
O fogo é um elemento perigoso que pode tirar não apenas nossa propriedade, mas principalmente todos os nossos entes queridos.
Recomendação de leitura: Dicas sensacionais para fazer na sua casa
Benefícios da automação residencial
A importância de impermeabilizar sua casa
Como deixar a casa cheirosa: 4 dicas práticas