Existem muitas razões pelas quais alguém deve procurar investimentos imobiliários como por exemplo, apartamentos à venda em Salvador em vez de opções de investimento tradicionais, como ações e títulos.
Neste post separamos uma lista de 7 razões pelas quais o investimento imobiliário é (e provavelmente sempre será) uma das melhores oportunidades de investimento disponíveis. Acompanhe!
1. Diversificação
No passado, fizemos muitos posts sobre diversificação de portfólio, mas isso é o mais importante a ser levado em consideração ao procurar oportunidades de investimento.
O setor imobiliário como uma classe de ativos deve compor uma parte do seu portfólio; no caso de uma quebra no mercado de ações, inflação ou outros eventos mundiais, o setor imobiliário é geralmente um refúgio seguro para os investidores durante esse período.
Os investidores que não conseguem diversificar entre as classes de ativos estão expostos demais ao risco do mercado de ações.
A diversificação para ativos de renda fixa mais seguros ou imóveis ajudará a reduzir os riscos e maximizar os retornos.
2. Proteção à inflação
Os imóveis, por padrão, fornecem proteção significativa contra a inflação. Quando a inflação está em 8%, sua propriedade vale 8% a mais no final do ano.
Você pode estruturar arrendamentos de propriedades para indexar à taxa de inflação, para aumentar seu fluxo de caixa na mesma taxa. Comparando esses benefícios aos títulos quando eles pagam menos que a taxa de inflação.
O setor imobiliário tem uma correlação relativamente baixa com o mercado de ações. Usar imóveis como um ativo para diversificar um portfólio é um investimento excelente e prático, em grande parte devido ao fato de muitas pessoas já estarem investidas no mercado imobiliário através de suas casas à venda em Salvador ou apartamentos voltados ao turismo na capital baiana, por exemplo.
3. Baixo risco em comparação
Embora o valor das propriedades de investimento possa diminuir por um longo período de tempo, os preços das ações podem cair durante a noite por vários motivos, deixando-o com perdas potencialmente enormes.
É relativamente fácil identificar mercados imobiliários em declínio e sair antes que os preços cheguem ao fundo do poço.
Assim, é provável que, usando essa estratégia, você ainda consiga vender um imóvel por mais do que pagou por ele.
Essa é uma das principais razões pelas quais o mercado imobiliário permaneceu tão competitivo, até mesmo contra grandes conglomerados de tecnologia, como Facebook, Google e Amazon.
4. Benefícios fiscais
Existem inúmeras vantagens fiscais para investir em imóveis, se souber, é possível fazer um planejamento tributário incrível. Você pode deduzir os juros do financiamento imobiliário como despesa de aluguel em seus impostos.
Você pode amortizar despesas legítimas com a manutenção de suas propriedades para investimento e a depreciação pode reduzir significativamente a receita de aluguel em que você deve pagar impostos.
Você pode deduzir os custos de gerenciamento, limpeza, controle de pragas e custos de seguro. Além do mais, você pagará imposto sobre ganhos de capital sobre o valor aumentado de uma propriedade somente quando a vender.
5. Maior retorno do investimento
Existem muitas maneiras de maximizar o retorno com investimentos imobiliários. Alguns espaços podem oferecer excelentes retornos, mas geralmente são mercados altamente competitivos.
Imóveis comerciais ou terrenos sempre serão uma excelente opção de investimento, pois possuem uma oferta limitada, e seu valor no longo prazo só pode aumentar.
Além disso, fundos e fundos imobiliários podem oferecer retornos preferenciais aos investidores.
Além da divisão de lucros, as taxas de retorno preferenciais fixas podem tornar o investimento em um fundo imobiliário extremamente atraente.
6. Várias opções de “produtos”
O que torna o investimento imobiliário tão único é a infinidade de maneiras pelas quais você pode começar. Para um novo investidor, tudo isso pode parecer um pouco assustador, mas depois que você percebe os retornos potenciais e o risco relativamente baixo de investir em imóveis, ele se torna um trampolim de carteiras de investimentos adequadamente diversificadas.
Aqui estão apenas algumas maneiras de investir em imóveis: você pode comprar uma propriedade de investimento para alugar e gerar fluxo de caixa e da equidade como o valor da casa aumenta você pode comprar um pedaço de terra para ganhos a longo prazo ou para desenvolver e vender lucrar mais; você pode participar de um fundo imobiliário que gerencia todo o investimento e paga o retorno geralmente trimestral ou anualmente.
Você pode até comprar, vender e alugar casas tudo a partir de seu computador de casa ou escritório usando um pouco da nova tecnologia que está evoluindo neste espaço por meio de sites de anúncios que permitem ao proprietário gerenciar seus imóveis.
Enfim, as opções são inúmeras! Leitura Complementar: os melhores condomínios fechado em Goiânia
7. Potencial Upside muito maior
Um imóvel pode ter um potencial positivo significativo. Propriedades comerciais, por exemplo, podem ser renovadas e seções subutilizadas desenvolvidas para gerar muito mais fluxo de caixa do que era no início.
Mudanças na administração, como expulsar aqueles que não pagam aluguel, melhorar a segurança do prédio e pequenos recursos “melhores da categoria” que não custam muito, mas atraem uma classe mais alta de inquilinos, são maneiras de ganhar muito mais com uma propriedade do que a proprietários anteriores.
Isso é verdade se você está falando sobre imóveis comerciais ou residenciais. Por exemplo, você pode fazer uma reforma numa edícula aos fundos de um terreno e a residência principal para criar duas unidades alugáveis.
Ou renove a área de descanso no primeiro andar de um prédio comercial, alugando-a a terceiros, por exemplo.
Outra opção seria alugar espaço em áreas de tráfego intenso para proprietários de veículos o usarem como estacionamento, por exemplo!
Concluindo…
Como você pôde perceber, há muito a se ganhar ao investir em imóveis. E hoje em dia ainda há muitas pessoas que ignoram o potencial de investimento imobiliário como uma classe de ativos devido à sua falta de experiência, entendimento ou medo do desconhecido.
Investir em imóveis não significa necessariamente comprar diretamente propriedades, tornar-se um proprietário ou até mesmo mãos em atividades relacionadas a imóveis.
Embora essa seja uma opção viável para entrar nesse mercado, existem abordagens mais eficazes para diversificar seu portfólio.Gostou destas dicas? Aproveite e compartilhe este post em suas redes sociais!
Leia também o texto melhor cidade do interior de São paulo para investir em imoveis, além disso, fique atento aos próximos texto com novas dicas de investimentos.
Recomendação de leitura:
- Quais investimentos estarão em alta em 2021
- Quanto do seu salário você deve investir?
- Entrada para compra de imóvel: é realmente necessária?