Mais do que apenas promover produtos ou serviços de uma empresa, o marketing de conteúdo contribui para dar valor genuíno e informações relevantes para os consumidores finais (B2C), ou até mesmo de empresas para empresas (B2B).
Ao criar e compartilhar conteúdo informativo, envolvente e autêntico, as marcas podem se sobressair do papel tradicional de meros vendedores de um produto. Dessa forma, elas se transformam em recursos confiáveis e influentes para seu público-alvo, com conteúdos valiosos.
Neste contexto, listamos nove exemplos de marketing de conteúdo que demonstraram seu potencial para inspirar, envolver e converter. Esses exemplos não apenas ilustram a versatilidade do marketing de conteúdo, mas também destacam como essa abordagem pode ser adaptada a diferentes formatos e setores, para construir marcas sólidas e relacionamentos duradouros.
Por meio de blogs educativos, vídeos envolventes, estudos de caso impactantes, podcasts cativantes e guias abrangentes, exploramos como marcas visionárias estão aproveitando o poder do conteúdo para se destacar em um cenário cada vez mais saturado de informações.
Pois bem, vamos explorar estes 9 exemplos de marketing de conteúdo, compreendendo como cada abordagem se alinha aos objetivos específicos das marcas, nutrindo a confiança do público e impulsionando o sucesso a longo prazo. Confira:
1- Blogs informativos e educacionais
Blogs não apenas educam seu público-alvo, mas também os mantém engajados com atualizações regulares e insights práticos. Ao compartilhar conhecimento, as marcas estabelecem sua expertise no setor e atraem um público fiel.
Por exemplo, ter um conteúdo atrativo, ou (chamado) de material rico, que possa contribuir para o aprendizado do leitor em um assunto específico pode ser um canal valioso para atrair uma persona, seja topo de funil (aquele que ainda está em fase de descobrimento do produto/ assunto) até mesmo fundo de funil (aquele que já sabe o que procura).
2- Vídeos de tutorial
Vídeos curtos e envolventes são conteúdos altamente compartilháveis nas redes sociais e atraem pessoas interessadas em diversos assuntos, desde culinária até o aprendizado de uma ferramenta específica.
Os vídeos de tutorial e demonstração são eficazes para mostrar como usar produtos ou executar tarefas específicas, demonstrando valor e construindo confiança. Esses vídeos podem ainda ser compartilhados em diversas plataformas, como Instagram, TikTok e Youtube, cada um em um formato diferente.
3- Estudos de caso
Compartilhar estudos de caso com clientes mostra como empresas especialistas resolveram desafios reais, desde sucessos a crises. Geralmente, esses estudos ilustram os benefícios tangíveis que suas ofertas podem trazer e seu visual pode ser enriquecido com um infográfico ou até mesmo em tutoriais em redes sociais e webinars.
Os estudos de caso ajudam a construir credibilidade ao mostrar resultados reais, o que é particularmente influente para empresas que oferecem serviços B2B.
4- Podcasts
Não há apenas exemplos de marketing de conteúdo pautados em imagens e texto. Afinal, os podcasts chegaram para ficar no mercado brasileiro, muitos, inclusive, discutem tópicos atuais de marketing e têm insights valiosos em um formato conveniente para ouvir em trânsito, por exemplo.
Com um tempo de duração que pode ser longo (alguns chegam a ter mais de três horas), os podcasts são uma maneira eficaz de estabelecer conexões emocionais com os ouvintes e compartilhar informações em profundidade.
5- Guias e ebooks
Como citamos anteriormente, materiais ricos como guias e ebooks podem atrair novas pessoas para os seus produtos e empresas.
Por exemplo, guias abrangentes sobre SEO, marketing digital e outras disciplinas oferecem insights aprofundados e são muitas vezes divulgados gratuitamente em troca de informações de contato, ajudando a gerar leads. Ebooks bem pesquisados e informativos podem posicionar uma marca como uma fonte confiável de conhecimento.
6- Infográficos
Infográficos são ideais para transmitir estatísticas, tendências e fluxos de processo de maneira fácil de entender. Empresas podem criar infográficos para resumir relatórios, destacar pontos-chave em um artigo ou compartilhar insights visuais em plataformas de mídia social.
Inclusive, os infográficos podem ser uma estratégia para landing pages específicas, colaborando para conteúdos em SEO e conquistas de links.
7 – Webinars
Os webinars são conhecidos como “seminários” on-line interativos que permitem que as empresas compartilhem informações em tempo real com seu público.
Eles são excelentes para demonstrar produtos, explorar tópicos aprofundados e responder as perguntas do público. A interatividade dos webinars permite uma conexão direta entre a marca e os participantes, construindo confiança e engajamento.
8 – Redes sociais que engajam
As redes sociais podem ser uma solução para compartilhar conteúdo rápido e envolvente, como vídeos curtos, imagens inspiradoras, citações motivacionais e atualizações rápidas.
Muitas empresas usam de maneira bem interessante essas plataformas, como TikTok, Instagram e YouTube para manter os seguidores informados sobre as últimas novidades, promover produtos e criar uma voz autêntica que ressoe com o público.
Dica extra: faça um benchmarking
Para quem quer colocar um ou mais exemplos de marketing de conteúdo em prática é essencial fazer um benchmarking. Mas o que é isso?
A palavra “benchmarking” pode ser traduzida para o português como “comparação de desempenho” ou “referencialização”. O benchmarking é uma prática fundamental que envolve a comparação de processos, produtos ou desempenho de uma empresa com os melhores concorrentes diretos.
Essa prática abre portas para insights valiosos, que ajudam a identificar oportunidades de melhoria, otimizar operações e impulsionar o crescimento.
Inspiração para ir além
Essas são algumas das estratégias iniciais, porque o marketing de conteúdo é uma estratégia muito versátil que pode ser adaptada a diversos formatos e setores.
Ao fornecer valor real ao público-alvo, as marcas podem criar relacionamentos duradouros e impulsionar o sucesso comercial a longo prazo. Esses 9 exemplos de marketing de conteúdo ilustram o que pode ser aplicado de maneira eficaz para engajar e converter audiências.