O Inbound Marketing é muito utilizado como uma estratégia da área de marketing que permite atrair e converter clientes. Para que isso seja possível, é importante ter uma visão ampla do mercado, além de conseguir produzir conteúdo de grande relevância para um público em específico.
As empresas estão investindo, cada vez mais, nesse tipo de estratégia. O uso das redes sociais e da tecnologia tem se mostrado muito constante, o que acaba induzindo muitas pessoas a consumir conteúdo on-line. Sendo assim, quanto maior for a qualidade do que é oferecido, melhor será para a empresa e para o público.
Afinal, o que é Inbound Marketing?
De uma forma mais ampla, o conceito de Inbound Marketing acabou surgindo por volta do ano de 2009, quando começou a se popularizar nos Estados Unidos. De alguns anos para cá, esse tipo de estratégia acabou ganhando cada vez mais espaço no mercado graças à sua possibilidade de sucesso com o público.
Muitas empresas de portes diferentes acabaram se adaptando ao método para que os clientes sejam atraídos com mais facilidade. Além disso, a metodologia ainda permite que mais vendas sejam geradas, reforçando a confiabilidade da empresa, bem como a autoridade dentro de um mercado competitivo.
Se o termo “Inbound Marketing” for traduzido de maneira livre para o português, é possível dizer que ele é um “marketing” de atração. Além disso, o que mais o difere do marketing tradicional é que o Inbound é o cliente quem procura a empresa, e não o oposto dessa situação.
Como ele funciona?
Esse tipo de estratégia de marketing funciona com base na necessidade de atrair o cliente e fazer com que ele procure a empresa de maneira orgânica. Em um primeiro instante, toda a atenção deve ser voltada para o site da empresa, gerando “cliques” orgânicos e que estimulem, cada vez mais, o acesso de outras pessoas.
Depois disso, é necessário que haja uma conversão dessas visitas em algo ainda maior, que, no caso, seriam os leads para o negócio. Dessa forma, os clientes em potencial poderão fornecer dados pessoais para que haja uma filtragem e constante comunicação entre consumidor e vendedor.
Por fim, o Inbound Marketing também funciona na base do encantamento. Depois de transformar um simples lead em cliente, está na hora de mostrar para ele o porquê de continuar consumindo produtos e serviços daquela empresa, utilizando de conteúdos relevantes para que isso dê certo.
Para que serve o Inbound Marketing?
Esta é uma pergunta de extrema importância, tendo em vista que o marketing digital tem ganhado cada vez mais espaço no mundo. Qualquer tipo de empresa pode usar os conceitos dessa metodologia, adaptando-a e empregando-a de maneira simples para gerar conteúdo e entretenimento.
A principal função do Inbound Marketing é fazer com que a área de marketing da empresa ganhe um destaque relevante e fique bem ao centro do investimento. Todas as ações da agência de marketing poderão ser mensuradas, gerando uma fácil otimização de campanhas por meio de web analytics.
Etapas
Para que a estratégia comece a funcionar, é necessário conhecer todas as etapas dessa metodologia do marketing de conteúdo. Dentre elas estão a atração, conversão, relação, venda e análise. Se elas forem utilizadas de maneira inteligente, poderão transformar o seu negócio em um grande sucesso.
Atração
Dentro do conceito de Inbound Marketing, a atração é extremamente relevante para gerar leads. Sem esse tipo de elemento, não há a possibilidade de vendas e, consequentemente, a razão pela qual se deseja trabalhar é perdida no meio do caminho. Esta etapa é indispensável e deve ser trabalhada com muito cuidado.
Conversão
Na etapa de conversão, é necessário complementar a anterior. O visitante precisará se transformar em um lead para que consiga avançar em relação ao processo de compra. Dentro desse cenário, a ação do usuário de passar informações para receber recompensas é indispensável para implementar a estratégia facilmente.
Relação
Dentro do Inbound Marketing, a relação está em transformar os clientes em potencial em compradores reais. Dentro de uma jornada de compra, há etapas muito bem definidas e que precisarão ser respeitadas pelo negócio. Será preciso gerar conteúdo relevante para que o cliente se sinta à vontade para finalizar a sua compra.
Venda
A etapa de vendas é uma das últimas na pirâmide. Todo e qualquer trabalho de geração e nutrição dos leads deve visar produzir uma demanda específica e gerar oportunidades para que a empresa cresça cada vez mais. Quanto mais complexo for o produto, maior será todo o processo de vendas.
Análise
Por fim, no Inbound Marketing, há a etapa de análise. É nesse período em que há a possibilidade de analisar com precisão todos os resultados e compreender qual foi o retorno em relação às expectativas. As possibilidades de análise são as principais responsáveis por alimentar, mais uma vez, o sistema de vendas com a ajuda do Tráfego Pago BH.