Conheça a importância desse serviço
Levantamento topográfico é um conjunto de operações que busca determinar o relevo de certos terrenos. Apesar de soarem como atividades executadas longe das cidades, essas medições também são extremamente importantes no meio urbano, visto que colaboram para garantir a longevidade de construções em diversos espaços e, consequentemente, a segurança das pessoas.
A seguir, aprenda sobre essa técnica e, principalmente, sobre sua relevância.
O que é levantamento topográfico?
Levantamento topográfico, planialtimétrico ou planimétrico, conforme citamos anteriormente, é um conjunto de operações que busca determinar o relevo de certos terrenos. Essas medições são registradas no que chamamos de cartas ou plantas e acompanham registros de modificações geográficas como árvores, lagos, prédios, ruas, entre outras.
Quais são os tipos de levantamento topográfico?
Há alguns debates sobre o número exato de tipos de levantamento topográfico, mas, de maneira geral, existem três classes principais. São elas:
- Planimétrico
O método planimétrico, ou de planimetria, calcula aspectos horizontais de determinada região. Em geral, é utilizado para definir distâncias ou tamanhos, por isso, muitos aderem a esse ponto para medir terrenos ou limites de edificações.
- Altimétrico
Como o nome sugere, o método altimétrico, ou de altimetria, consiste em medir a altura ou a declividade de um terreno. As curvas obtidas através desse cálculo são representações em planta baixa dos pontos de um espaço de mesma altura.
- Planialtimétrico
O método planialtimétrico é uma fusão entre a planimetria e a altimetria. Consequentemente, oferece resultados mais completos, com medições horizontais e verticais de determinada área.
E por que essas medições são necessárias?
O levantamento topográfico é fundamental para construções de qualquer porte. Através dele, é possível desenvolver uma base mais sólida para qualquer projeto. Consequentemente, se elabora um plano mais concreto, e construções (se for o caso) de maior qualidade podem ser feitas.
Tanto é verdade que, em geral, é recomendável que essa atividade seja executada antes mesmo da compra do terreno, estabelecendo, assim, uma garantia de que o investimento será viável para determinada construção.
Além disso, realizar um levantamento topográfico pode ser uma alternativa extremamente válida para estabelecer a viabilidade de determinada construção. Afinal, através dessas medições é possível estipular o comportamento do terreno de diversas maneiras, seja fluvial, do solo ou mesmo subterrâneo.
Esse ponto é importante, também, em ocasiões em que terrenos exigem uma medição constante visando evitar problemas de segurança.
Como realizar um levantamento topográfico?
Por exigir diversos conhecimentos práticos e teóricos, a realização de um levantamento topográfico deve ser feita exclusivamente por profissionais qualificados, formados e dedicados a esse tema, como os contratados pela Geopam, especializada nesse segmento.
Através desses indivíduos, é possível evitar gastos desnecessários enquanto se planeja, de maneira mais concisa, projetos de pequeno, médio e grande porte. Por isso, mesmo para pequenos projetos, investir nesse segmento é uma atitude indispensável na atualidade.
Gostou deste material?
Continue acompanhando nosso portal ou nos siga através de nossas redes sociais para conhecer mais sobre esse tema.