Sabia sobre a influência e a contribuição dos grandes pensadores, os maiores filósofos da humanidade, para o conhecimento, verdade, existência e linguagem. Durante o passar dos anos – desde a Grécia antiga até os dias de hoje, os pensadores foram peças chave para a concepção de novos conceitos e discussões lógicas.
Sabendo dessa importância de suas frases, selecionamos a dedo os 3 mais influentes que alteraram o rumo da história por conta de suas obras. Embora a maioria delas não sejam frases de amor, elas atingiram o íntimo da humanidade. Paixão, amor e mensagens são as melhores coisas que a vida pode proporcionar.
Santo Agostinho
Santo Agostinho (354-430) foi um filósofo, escritor, bispo e importante teólogo cristão do norte da África, durante a dominação romana. Suas concepções sobre as relações entre a fé e a razão, entre a Igreja e o Estado, dominaram toda a Idade Média.
Ele começou a estudar em Tagaste, em seguida, foi para Madaura, onde realmente começou estudar retórica. Estudou também diversas áreas como música, física, matemática e filosofia. Em dado momento da sua vida ele passou a duvidar do maniqueísmo e foi convertido ao cristianismo.
Santo Agostinho teve um papel fundamental na consolidação da hierarquia na Igreja Católica. Ele faleceu em Hipona, África, no dia 28 de agosto de 430. Virou santo por aclamação popular e foi reconhecido pelo papa vigente.
Algumas das mais célebres frases suas são:
“A verdade e Deus devem ser buscados na alma, e não no mundo exterior”
“O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, porque é a fonte de todos os vícios.”
“Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência.”
“Não basta fazer coisas boas – é preciso fazê-las bem.”
Agora vamos falar sobre outro personagem da história que mudou muita coisa com seus pensamentos.
René Descarte
René Descartes
Descartes tem grande popularidade e influência quando o assunto é filosofia. Sua preocupação era com a ordem e a clareza. Propôs fazer uma filosofia que nunca acreditasse no falso, que fosse fundamentada única e exclusivamente na verdade.
Uma das curiosidades é que com 22 anos ele se formou em Direito (bacharel). Todavia, nunca se envolveu com atividades jurídicas. Ele passou mais de um ano na carreira militar no exército do príncipe Holândes. Começou logo após o direito, estudou matemática e ficou apaixonado com a precisão da ciência.
Como um revolucionário do pensamento moderno filosófico ele contribuiu com a origem à tradição racionalista que é o ser humano completamente racionalista.
Suas principais ideias sobre o tema são:
- “A razão é parte do DNA do ser humano, ou seja, as ideias que vêm desde o nosso nascimento são plantadas desde sempre. A única coisa que dá a diferença entre todos é a maneira com que você utiliza esse recurso.”
- “Todo conhecimento deve ser bem claro. Toda coisa que gera um pingo de dúvida ou deixa enuviado o pensamento deve ser afastado”.
Veja algumas de suas célebres frases, perdura até hoje. Leia abaixo:
“Penso, logo existo.”
“O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada.”
Suas grandes obras foram:
- “Discurso do método”
- “Meditações Metafísicas”
- “Princípios de Filosofia”
Sócrates
Sócrates foi um filósofo da Grécia antiga, o primeiro pensador do trio de antigos filósofos gregos, que incluía Platão e Aristóteles, a estabelecer os fundamentos filosóficos da cultura ocidental. Todavia, da sua infância não temos muitas informações, sabemos que ele tem origem bem podre e que seu pai era um escultor.
Ele foi inovador no método e em tópicos abordados, e a contribuição para a filosofia ocidental foi, de forma essencial, de caráter ético. Ao contrário dos filósofos que vieram antes dele, ele apreciavam discussão sobre questões humanas, verdades e fundamentos.
Sócrates foi acusado de ser ateu e de se associar aos sofistas, ensinando os jovens a serem selvagens e desrespeitosos e, com isso, corrompendo a juventude. Além de estimular pensamentos e questionamentos sobre os modos de governo.
Entre as milhares de frases do filósofo, uma que fica em evidência é essa:
“A verdade já está no próprio homem, mas ele não pode atingi-la, porque não só está envolto em falsas ideias, em preconceitos, como está desprovido de métodos adequados”.
“Só sei que nada sei.” (Considerada o paradoxo de Sócrates)
Com isso, em 399 a.C., Sócrates optou por acabar com sua vida após ingerir um copo de cicuta (veneno), aos 70 anos.
Enfim, sem dúvidas foram personagens fundamentais para a construção do mundo como vivemos hoje em dia. Se gostou do artigo, compartilhe com amigos. Obrigado.