A emissão de odores está diretamente ligada à questão da poluição ambiental de acordo com o previsto na lei brasileira. Desse modo, é preciso promover o controle de odor industrial, o que é feito através de sistemas de filtragem e também da adoção de soluções pautadas pela tecnologia.
Se você deseja saber mais sobre isso, continue a leitura do artigo para encontrar todos os aspectos mais importantes do controle de odor industrial e descobrir como combatê-lo.
O que é o controle de odor industrial?
Pode ser descrito como odor industrial qualquer substância emitida por indústrias que seja descartada no ar. Os cheiros em questão acabam se tornando problemas em diferentes âmbitos desse tipo de atividade, mas geralmente são mais associados às indústrias voltadas para produtos químicos.
É interessante destacar que, por vezes, estes odores conseguem se espalhar no ambiente e chegar até a atmosfera, causando alguns prejuízos significativos para o meio ambiente. Então, como não existe uma forma de frear as atividades industriais no mundo de hoje, é importante aprender a controlar a emissão para evitar estes danos.
Atualmente, existem alguns meios de reduzir estas questões e manter o odor industrial sob controle.
Passos que devem ser seguidos para obter um controle de odor industrial eficiente
Procure identificar as características da fonte dos odores industriais
A identificação das características da fonte dos odores é fundamental para o seu combate. Esse processo pode ser feito com base em uma série de informações, como o horário de ocorrência, o tipo de cheiro, o ambiente no qual ele se propaga e também a intensidade.
Vale ressaltar que as indústrias também precisam levar em consideração a importância de adotar critérios voltados para a manutenção preventiva, visto que ela pode fazer com que as máquinas não passem por vazamentos, em especial nos seus pontos mais críticos.
Entretanto, é importante citar que quando esse tipo de medida de controle não se mostra efetivo, é preciso partir para outras frentes de controle do problema. Nesse caso, uma medida que pode ser tomada pelo setor industrial é o uso de filtros que controlam os odores.
Use filtros de carvão ativado para garantir uma filtragem
Quando a manutenção preventiva não se mostra mais eficaz para contornar os problemas ligados aos odores industriais, é preciso recorrer à ajuda dos filtros para conseguir contornar essa questão e evitar a poluição ambiental.
Logo, é interessante destacar que um sistema de exaustão e filtragem de qualidade é indispensável para indústrias de maior porte, em especial qual se fala sobre os filtros de carbono.
Existem alguns tipos que funcionam de forma modular e possuem porte médio. Além disso, eles são montados com base em cartuchos filtrantes, feitos a partir do carvão ativado. Estes cartuchos podem ser removidos com facilidade sempre que a necessidade se apresenta, o que facilita a sua troca e a limpeza do equipamento.
Portanto, os equipamentos que fazem uso deste tipo de filtro têm a sua manutenção otimizada, o que gera economia para a indústria. É interessante destacar que este modelo é indicado para vazões a partir de 1500 m³/h. Eles são capazes de atingir qualquer vazão superior à indicada.
Além desse tipo de filtro, existe também um modelo comum que é instalado em série. Nesse caso, a sua filtragem começa em 1000m³/h e ele é capaz de atender a dois pontos distintos de exaustão desde que os seus captores de diâmetro possuam 100mm.
Conte com uma boa assistência técnica
A redução dos odores industriais também depende de contar com uma boa assistência técnica. Afinal, os profissionais em questão serão os responsáveis por garantir que os equipamentos estejam bem cuidados e por identificar a necessidade de substituição de peças.