Toda empresa que deseja crescer em seus negócios e obter uma receita de forma recorrente precisa fazer uso do PLG ou Product Led Growth.
Afinal, o produto é a maneira pela qual as empresas podem conseguir uma interação constante e mais próxima junto aos seus clientes.
Hoje, muitas empresas que oferecem serviços de software fazem uso do PLG como uma das principais estratégias para crescimento dos negócios.
Por isso, aqui neste artigo queremos mostrar a você o que é um Product Led Growth e quais são as vantagens de utilizá-lo em seu negócio. Vamos lá!
O que é a estratégia PLG?
A sigla PLG, que significa Product Led Growth, nada mais é do que um tipo de estratégia de entrada no mercado, que é famosa pelo termo “go-to-market”.
Esta estratégia tem como base o valor que é gerado por meio da experiência obtida ao se fazer uso de um produto, o que aumenta mais as chances de adquirir e de reter clientes para ajudar uma empresa a crescer.
O uso da estratégia PLG por parte de uma empresa faz com que o processo de venda, da forma como é conhecido, seja invertido.
Portanto, com ela você não irá levar seu cliente direto para a compra de um produto para depois consumi-lo.
Na estratégia de Product Led Growth, você deve permitir que seu potencial cliente experimente o serviço que está sendo oferecido de graça ou ainda pagando um valor muito baixo.
O objetivo é que essa pessoa perceba qual o alto valor que tem o seu produto a partir do uso dele, de modo que precise pagar um plano ou pagar um valor mais alto do que o atual para poder consumir o serviço completo.
Empresas que criam aplicativos de meditação, de exercícios físicos ou aquelas de streaming, que oferecem 7 a 30 dias de teste grátis, fazem uso dessa estratégia com eficácia.
Portanto, a estratégia PLG tem como maior benefício a eliminação das barreiras para que o consumidor possa testar um produto.
Isso porque a liberação do plano free, pelo tempo estipulado, é uma maneira do consumidor estar testando o produto ou serviço sem que isso comprometa a empresa.
Esta liberação free tem a vantagem de gerar um enorme valor ao consumidor, encantando possíveis leads para que você possa qualificá-lo e, no momento certo, fazer com que ele assine o plano premium e adquira seu produto.
Quais são as vantagens do uso da Product Led Growth?
O benefício principal por trás da estratégia PLG é entregar muito valor ao cliente por meio da testagem de um produto pelo plano free, para que depois ele o adquira.
Aqui, nos próximos tópicos, nós iremos mostrar quais as outras vantagens da Product Led Growth.
Você consegue leads muito mais qualificados
Uma das maiores vantagens da estratégia PLG é conseguir leads bem mais qualificados, ou ainda PQL, sigla para product qualified lead.
Estes leads tratam-se daquelas pessoas que realizaram uma avaliação do seu produto e perceberam valor nele através do uso direito.
A probabilidade de que essas pessoas venham a assinar o plano premium ou fazer a compra de um produto completo é muito maior.
Ele testou diretamente o produto ou serviço e não apenas recebeu indicações de outras pessoas ou pesquisou na internet, o que impacta muito na decisão final.
A operação de venda é mais eficiente e a chance escalabilidade é maior
Você deve lançar um produto free ou com baixíssimo custo que seja simples e muito fácil de utilizar, usando de automações, como é o caso do suporte prestado ao usuário, durante a operação.
A automatização torna mais fácil que você adquira e retenha novos clientes com custos bem menores, o que faz com que a chance de escalabilidade do negócio seja maior.
Conclusão
Como visto aqui, a estratégia PLG é extremamente eficiente para as empresas conseguirem encantar, vender e fidelizar mais clientes de uma maneira fácil e barata, por meio da experiência do usuário.
Neste artigo, você conheceu mais a respeito desta estratégia, como ela funciona e ainda quais são as vantagens do uso dela para o seu negócio. Gostou do artigo de hoje sobre o que é PLG (Product Led Growth)?