Se você gosta de marketing, de estar sempre atualizado com as últimas tendências e tem o espírito empreendedor, o que acharia da ideia de aprender a como montar uma agência de marketing digital no Rio de Janeiro?
Ou, talvez você até já trabalhe na área, mas queira abrir seu próprio negócio.
Para te ajudar, preparamos um pequeno guia com tudo o que você deverá fazer para tornar seu sonho uma realidade: ter sua agência de marketing digital no Rio de Janeiro.
Preparado? Então continue a leitura e coloque tudo em prática!
O que é uma agência de marketing digital?
Antes de mostrar como montar uma agência de marketing digital no Rio de Janeiro, o que é uma agência de marketing digital?
Poderíamos dizer que se trata de uma empresa que acompanha clientes (marcas ou sites) para ganhar visibilidade e notoriedade na internet.
Através da criação e aplicação de uma estratégia que opere em todos os canais digitais, a agência permite a promoção e comercialização de produtos e serviços de uma empresa na web.
Dessa forma, ela seria como um porta-voz das marcas, garantindo assim a comunicação digital da empresa em mecanismos de pesquisa (Google), redes sociais, e-mails, sites…
Como montar uma agência de marketing digital no Rio de Janeiro?
Veja, a seguir, 5 etapas simples de como montar uma agência de marketing digital no Rio de Janeiro:
1.Definir quais tipos de serviços você quer oferecer e seu público-alvo
Em primeiro lugar, você deve definir o que quer fazer e encontrar seu cliente ideal.
Uma boa maneira de encontrar seu cliente é criar buyers personas, que são como personagens fictícios onde você coleta o máximo de informações para traçar o perfil do seu cliente ideal.
2.Fazer um plano de negócios
Antes de se lançar, é necessário determinar se seu projeto é viável.
Você precisa saber quais serão suas receitas e despesas, e de preferência, que projete isso para 6 meses, 1 ano, 5 anos…
Essa projeção financeira é o que chamamos de plano de negócios.
Para quem está começando, a dica é abrir um MEI, pois os tributos são bem menores.
3.Como encontrar os clientes
Seus clientes estão por todo lado, mas se você tiver feito bem a etapa 1, você conhece seu público e sabe onde e como se direcionar a ele.
Os canais digitais mais utilizados para encontrar os clientes são:
- SEO, se você tiver um site;
- Redes sociais;
- Inbound marketing (e-mails);
- Publicidade;
- Marketing de conteúdo.
Muitas pessoas que estão começando a montar agência de marketing digital usam muito os blogs.
Ou seja, escrever artigos de blog com assuntos que vão agradar ao seu público, pois isso mostra que você é um expert na sua área.
A partir daí, as pessoas entram em contato pedindo serviços, como criação de sites rj, desenvolvimento de conteúdo, campanhas de marketing, etc.
4.Transformar seus prospects em clientes
Para transformar seus prospects em clientes, um dos métodos mais utilizados é o e-mail marketing.
Isso permite familiarizar os prospects com você (ou sua marca) e mostrar suas competências e expertise.
Para isso, você pode criar um funil de vendas, que é criar um sistema que atrai os visitantes para suas páginas, e depois convertê-los pouco a pouco em clientes.
5.Desenvolver sua atividade
Uma vez que a sua agência de marketing digital rj foi criada e que sua estratégia de marketing está sendo aplicada, você já fez 50% do trabalho.
Os outros 50% dependem agora da sua perseverança e trabalho.
De fato, não basta apenas saber como montar uma agência de marketing digital Rio de Janeiro, é necessário encontrar novos clientes.
Foque nos seus pontos fortes, que serão o DNA da sua agência e continue a trabalhar, se dedicar e com certeza, você alcançará todos os objetivos que traçou!
Agora, se você não tem nenhuma experiência nessa área, é necessário aprender continuamente para poder entregar o melhor para seus clientes.
Por isso, vale a pena estudar, seguir blogs, fóruns ou um canal no YouTube sobre essa temática. E isso se aplica também para quem já tem um certo conhecimento, afinal, o marketing digital está em constante evolução!
Leia também: O que é marketing interativo e quais as vantagens de utilizar as novas técnicas