O termo Product-Led Growth é um dos que tem se popularizado atualmente dentro do mundo das tecnologias e é uma das principais estratégias Go-To-Marketing dos últimos tempos.
O PLG tornou-se uma estratégia realmente fundamental dentro da busca pelo crescimento das empresas de tecnologia, o que explica porque é um termo tão importante dentro deste mercado.
Mas você sabe o que significa essa estratégia? Sabe como medi-la e quais suas vantagens?
Se quer ficar por dentro de tudo a respeito deste tema, não deixe de acompanhar esse artigo até o final!
Product-Led Growth: O que é essa estratégia?
O Product-Led Growth é uma estratégia, que faz parte do universo Go-To-Market, a partir do qual a empresa permite ao potencial cliente usar o produto ou serviço para fazê-lo ver valor através da experiência.
Esta é considerada como a melhor forma de conseguir conquistar e reter clientes, além de ativar leads e consumidores antigos e expandir o mercado.
A estratégia PLG trabalha de maneira invertida no processo de vendas, já que o cliente tem acesso ao produto ou serviço logo no início do ciclo de vendas.
Isso acontece através de testes gratuitos, da liberação de versões gratuitas do produto ou ainda com preços baixíssimos para que o cliente possa testá-lo.
O uso da PLG permite que se personalize a jornada de cada potencial cliente, gerando valor para ele através de um produto/serviço que seja pensado para aquele perfil de consumidor.
A estratégia ajuda a eliminar as barreiras para que o usuário possa testar o produto, encante-se com ele e, a partir disso, faça a compra da versão premium ou aumente o valor gasto atualmente.
Através do uso dessa estratégia, é possível gerar o lead qualificado por produto, conhecido pela sigla em inglês PQL.
Este lead é gerado a partir do momento em que o usuário, ao perceber naquele produto, deixa claro para a equipe comercial que tem interesse em assinar planos mais caros ou comprar a versão paga, por exemplo.
Quais são as vantagens do uso da estratégia Product-Led Growth?
O uso da estratégia Product-Led Growth traz muitas vantagens a qualquer empresa, por isso conhecê-las é essencial para saber como seu negócio poderá beneficiar-se dela.
As principais vantagens da PLG para sua empresa são:
- O foco da empresa passa a ser maior em seu crescimento, a partir do momento em que você passa a olhar mais para a aquisição, a ativação, a retenção e a expansão da sua receita
- Um produto que resolve uma dor do mercado de uma maneira eficaz pode vir a ser muito mais efetivo do ponto de vista econômico em aquisição, por conta do efeito viral que ele terá
- Permite um vínculo maior entre o valor do produto à receita, priorizando sempre o cliente
- A empresa passa a centrar no cliente, o que traz um maior alinhamento entre todas as áreas do negócio e gera resultados melhores
Quais métricas acompanhar no PLG?
Seja qual for a estratégia que você usar em sua empresa, uma das coisas mais importantes é que você acompanhe métricas.
São elas que irão permitir que você saiba o que está certo e o que precisa ser melhorado em sua estratégia para garantir retornos positivos.
As melhores métricas para acompanhar o Product-Led Growth são:
- Métrica de aquisição: ela ajuda a entender qual é o nível de interesse que os usuários têm, inicialmente, no seu produto. Ela faz a medição da quantidade de pessoas que inscreveram-se para fazer a testagem do produto ou ter acesso ao free trial liberado
- PQL (Product Qualified Lead): é uma métrica que tem como objetivo identificar a quantidade de leads qualificados para o seu produto ou serviço
- Taxa de Retenção: é uma métrica que permite a você entender qual o número de usuários que fazem uso de maneira contínua do seu produto, tanto na versão quanto na versão gratuita. O CLV, que é o Customer Lifetime Value, é uma métrica que realiza uma previsão a respeito de qual a receita obtida pela sua empresa a partir de um único cliente enquanto dura o relacionamento com ele
Conclusão
Como visto aqui, o Product-Led Growth é uma estratégia muito eficaz que ajuda a aumentar as vendas e impacta no crescimento das empresas através do foco na experiência do usuário.
Neste texto, você conheceu mais a respeito desta estratégia, quais são as vantagens do uso dela e ainda as métricas que devem ser usadas para acompanhar a sua eficácia.Gostou do artigo de hoje sobre o que é o Product-Led Growth?