O Product-Led Growth, conhecido pela sigla PLG, é uma das mais importantes e valiosas estratégias atuais dentro do mundo dos negócios.
A partir dela, qualquer empresa consegue atender de maneira eficaz aos níveis cada vez mais altos de exigência que tem os consumidores nos dias de hoje.
Os clientes querem soluções verdadeiras e que sejam sustentáveis aos problemas que enfrentam, e a PLG permite que você possa atender a isso de maneira garantida e eficiente.
Por meio dela, fica muito mais fácil posicionar bem seu produto, trazer valor aos clientes que se conquista e gerar uma maior credibilidade para sua marca dentro do grande mercado.
Dito tudo isso, aqui você vai aprender a como converter seu produto no ponto central de crescimento da sua empresa. Vamos lá!
Product-led Growth: O que é?
O termo PLG faz referência direta a maneira como as empresas desenvolvem suas estratégias de aquisição, de retenção e de expansão dos seus clientes, tudo em torno do seu produto ou serviço.
Na verdade, o próprio termo traduzido, que quer dizer “crescimento orientado ao produto, já deixa bem claro qual o foco central dessa estratégia.
A estratégia Product-Led Growth traz uma grande mudança de paradigma no mercado, de modo que as empresas passam a ter como base de crescimento o seu próprio produto.
Esta estratégia consiste em lançar um produto no mercado e tirar proveito do valor que é gerado pelo uso dele pelos clientes para, no futuro, conseguir conquistar uma posição que seja mais sólida e que traz crescimento real.
Para você entender a PLG, ela baseia-se em você liberar uma versão free ou com preço baixíssimo do seu produto para que o cliente possa testá-lo, garantindo assim uma melhor experiência e aumentando as chances de venda.
Quando um cliente testa por ele próprio um determinado produto, são maiores as probabilidades de que o mesmo opte por adquirir a versão paga ou mais cara, pois percebeu valor naquilo que utilizou diretamente.
Surgimento da PLG e a conversão do produto no ponto central de crescimento
O termo Product-Led Growth foi desenvolvido por uma empresa chamada OpenView Venture Partners, cujo objetivo era nomear uma tendência que vinha crescendo no mudo dos negócios.
A partir do momento em que o termo PLG popularizou-se, os estudos sobre as estratégias de crescimento tendo como base o produto aumentarem e elas foram aperfeiçoadas, para trazer impactos maiores no mercado.
A criação do termo apenas segue algo que a transformação digital já vinha trazendo, que é a colocação do produto como o eixo central na experiência do cliente.
Por isso mesmo, hoje existem diversos sistemas e processos desenvolvidos para se compreender melhor os clientes e oferecer os produtos e serviços mais personalizados para eles, solucionando seus problemas e necessidades.
O que é preciso para uma empresa implementar a PLG?
A estratégia Product-Led Growth pode ser aplicada dentro dos mais diversos contextos corporativos, o que a torna extremamente interessante para o mercado.
Ela é ainda mais essencial e traz melhores resultados para empresas que tenham um caráter que seja mais interativo e que gerem um relacionamento mais direto dentro do mundo digital.
As empresas que precisam lidar com públicos que têm como prioridade maior modernização, inovação e personalização, que querem serviços mais ágeis e intuitivos, podem beneficiar-se ainda mais dessa estratégia.
Para converter o produto no ponto central do crescimento da sua empresa, é preciso adaptar-se e realizar diversas mudanças em seu negócio.
A seguir, vamos ver quais são as principais:
- Eliminação da intermediação: um produto só poderá ter valor real para um cliente, a empresa precisar realizar a presença de qualquer intermediário. Isso porque é muito importante que seu usuário não tenha que lidar diretamente com diferentes intermediários até que possa explorar, descobrir e usar as diversas funcionalidades e recursos do produto
- Modificações de paradigma em relação ao marketing: um dos pontos centrais para que você possa dar um maior protagonismo ao seu produto é modificar os paradigmas de marketing da empresa. O uso da PLG deve ter como meta apresentar seu produto ao mercado, entretanto, deve haver um novo foco e estratégias distintas de marketing para fazer isso da maneira correta
- Aplicação do Design Thinking: a estratégia PLG tem como foco a resolução efetiva de qualquer problema ou necessidade do cliente, o que gera uma urgência pela mudança de mentalidade da empresa. O Design Thinking tem como base solucionar o problema de uma ou de diferentes pessoas por meio da concepção de um novo produto. Portanto, ele deve ser criado pensando sempre em ser uma solução ao cliente, mas também em atrai-lo por meio de uma boa interface de usuário e da promoção de uma ótima experiência do cliente
Conclusão
Como visto aqui, a PLG é uma estratégia muito eficaz que coloca o produto como ponto central do crescimento da sua empresa, algo inovador no mercado.
Neste texto, você conheceu mais sobre como essa estratégia funciona e como fazer para aplicá-la em seu negócio, colhendo assim os seus benefícios.Gostou do artigo de hoje sobre o Product-Led Growth?