A pandemia da Covid-19 gerou uma série de consequências na vida das pessoas, que vão muito além da área da saúde.
Com a alta da inflação, o desemprego e a falta de renda, o número de pessoas endividadas cresceu expressivamente.
Segundo dados levantados pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), 28,7% das famílias brasileiras estão inadimplentes.
E como é um ciclo, quanto mais as pessoas devem na praça, maior a inflação. O resultado? A economia é afetada.
É o caso, por exemplo, da economia do Mato Grosso do Sul, que embora esteja em um momento de recuperação e crescimento pós pandemia, foi bastante prejudicada com o número de endividados.
Segundo dados divulgados em junho pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Mato Grosso do Sul tem 60% de sua população com o nome sujo.
Mas como saber se seu nome está sujo?
Abaixo vamos te explicar como descobrir se seu nome figura em cadastros de negativados e qual é a melhor maneira de sair das listas negras do SPC, BC e Serasa.
Como saber se meu nome está sujo?
Apesar de ser comum usarmos o termo “nome sujo”, a realidade se configura em estar com seu CPF negativado.
O nome sujo te impede de conseguir crédito, empréstimos e até mesmo de realizar compras a prazo.
Mas para saber se seu “nome está sujo” é necessário que você consulte o cadastro de empresas que são especializadas no serviço de registro de inadimplência do consumidor.
Isso porque os dados de pessoas com restrição no CPF são repassados pelos credores a empresas de consultoria. Elas possuem um banco de dados, onde os clientes são classificados de acordo com seu histórico de pagamentos.
Nesse histórico é possível verificar se ele é bom pagador ou não, e assim se é viável a concessão de crédito. Um exemplo dessas empresas que prestam serviços específicos é o Serasa.
Então é necessário que você consulte seu CPF no banco de dados dessas empresas para saber se seu nome está sujo. Hoje o meio mais utilizado é o site de cada uma delas.
Em algumas dessas empresas você pode realizar essa pesquisa gratuitamente, em outras é necessário fazer o pagamento de uma assinatura.
Atualmente as empresas que são mais conhecidas nesse meio são:
- Serasa;
- SCPC;
- SPC.
Você entra no site da empresa selecionada, realiza a busca e consegue descobrir se seu nome está limpo ou não.
Existem também copiadoras e lan houses que oferecem esse tipo de serviço.
Passo a passo para negociar e quitar suas dívidas
Após você descobrir que está mesmo com restrição no CPF, nos cadastros de proteção ao crédito, é importante regularizar a situação o quanto antes.
- Verifique se a dívida é devida
- Contate o credor e negocie
- Honre seu compromisso
- Pesquise seu CPF
Verifique se a dívida é devida
O primeiro passo é verificar se realmente a dívida é verdadeira, se de fato você não fez o pagamento de algum serviço realizado ou crédito cedido, para a empresa que deixou seu nome negativo.
Não reconhece a dívida
Se você não possui nenhum contrato de acordo com a empresa que te negativou, e ou não se recorda da dívida, é possível que seu CPF tenha sido utilizado de forma indevida.
Dessa forma é necessário que você entre em contato com a empresa para informar que desconhece o fato, e solicitar a exclusão da negativação do seu CPF.
É possível também recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, e ou a uma ação judicial exigindo a regularização do cadastro e solicitar uma indenização por danos morais.
Quitou a dívida
Se você reconhece que tem um contrato com a empresa que te negativou, porém não reconhece a dívida, pois realizou o pagamento. É necessário que você comprove o pagamento.
Entre em contato com a empresa, comunique que foi sim realizado o pagamento, comprove que foi quitado e solicite a exclusão do seu nome.
Reconhece a dívida e ainda não quitou
Caso você reconheça que está em débito, é importante que você procure a empresa para negociar a dívida e regularizar o seu CPF.
Lembrando que no caso de parcelamento do valor, a retirada do CPF do cadastro de negativado tem que ser realizada após o pagamento da primeira parcela.
Contate o credor e negocie
Reconheceu a dívida e está com o seu “nome sujo”, o segundo passo é entrar em contato com o credor e tentar negociar o débito. É comum essas empresas de crédito possuírem planos de negociação de dívidas com valores atrativos para ambas as partes.
Honre seu compromisso
Após contatar o credor e renegociar sua dívida, honre com o seu compromisso. Realizar seu pagamento em dia, retira a restrição do seu CPF e você ainda aumenta seu score.
Pesquise seu CPF
Crie o hábito de tempos em tempos pesquisar seu CPF, isso faz com que você evite surpresas e transtornos futuros.
Dicas para aumentar seu score no SERASA
O score é uma pontuação que o SERASA criou, que vai de 0 a 1000 pontos, e mostra pro mercado a chance de uma pessoa honrar com suas dívidas, em um prazo de 12 meses.
Quanto mais próximo de mil for sua pontuação, mais chances você tem de conseguir um crédito aprovado, empréstimo, cartão de crédito e financiamentos.
Abaixo listamos algumas dicas para aumentar seu score.
Como aumentar seu score
- Pague suas contas em dia;
- Manter o nome limpo;
- Atualizar seus dados cadastrais no Serasa;
- Abrir o cadastro positivo;
Há ainda o Score turbo, que é uma nova ferramenta dentro do Serasa, que limpa seu nome imediatamente após o pagamento da dívida total, ou da primeira parcela dela.
Após o passo a passo, e todas as dicas do texto você pode observar que é fácil saber se seu nome está sujo. E também como é possível regularizar seu CPF.
Aproveite e pesquise hoje mesmo qual a situação do seu CPF, e se for necessário já inicie a regularização.