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    Product-Led Growth: o que você precisa saber

    Michel Ferreira3 de setembro de 2022
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    O Product-Led Growth é uma estratégia que tem feito cada vez mais sucesso entre as empresas, à medida que elas passam a entender como devem adequar-se às necessidades do cliente para vender mais.

    O crescimento da empresa liderado pelo produto, com este sendo o foco do negócio, ao invés do marketing e das vendas, é o que há de mais importante hoje no mercado e por isso você deve seguir esse caminho.

    Aqui neste artigo, nós mostraremos tudo o que há de mais importante sobre o PLG!

    O que é o Product-Led Growth?

    O Product-Led Growth trata-se de uma estratégia para aquisição de clientes na qual o produto é o foco principal da empresa, sendo responsável tanto pela aquisição quanto pela retenção de consumidores junto à sua marca.

    Neste modelo, os esforços devem todos se concentrar em fazer com que o lead tenha um contato inicial rápido com o produto da empresa, de modo que possa se encantar com ele.

    Um lead que seja qualificado pelo produto, conhecido pela sigla PQL, usa do comportamento que teve junto ao produto para saber se está pronto para adquiri-lo.

    Um exemplo da estratégia PLG de uma empresa é liberar dias grátis de um determinado produto ou serviço, como a assinatura de um streaming, para que o lead possa testá-lo e queira adquirir o pacote pago após a experiência.

    Por que o Product-Led Growth é essencial hoje?

    Para quem trabalha principalmente com a experiência do usuário, então o PLG desafia a empresa a pensar melhor o seu produto, sempre tendo em mente que ele precisa atender aos desejos e necessidades do cliente.

    É importante criar um produto que seja autossuficiente, principalmente em relação à construção de uma experiência mais autônoma e para que o usuário possa fazer seu autoatendimento, sem requisitar auxílio da empresa.

    Você precisa criar um produto ou serviço que seja bem fácil de utilizar, para tornar a experiência do usuário incrível, o que aumentará as chances de que ele queira pagar para ter a versão premium daquele produto específico.

    Sendo assim, você sequer precisará fazer investimentos em marketing visando vender o produto, já que o produto em si terá o “trabalho” de conquistar e converter leads em clientes efetivos.

    Com essa mudança que ocorre ao usar essa nova estratégia, os times que atuam com o PLG passam a ser muito estratégicos para a sua empresa.

    Os times que trabalham com produtos e engenharia viram o centro de investimento da empresa, já que os resultados alcançados refletem de maneira direta sobre o faturamento e a receita do seu negócio.

    Quais são as vantagens do Product-Led Growth?

    Agora que você já conheceu mais sobre o Product-Led Growth e a sua importância, é hora de saber mais a respeito das vantagens para sua empresa.

    Veja a seguir quais são elas!

    Reduz o CAC da empresa

    O Custo de Aquisição do Cliente é, como o próprio nome indica, o valor que a sua empresa gasta para conquistar um novo cliente.

    Com a estratégia do Product-Led Growth, esse valor diminui muito, já que o processo passa a ser mais automático a partir do momento em que o lead testará o produto por si próprio e o mesmo ajudará na conversão em cliente.

    O cliente “se paga” muito mais rápido com essa estratégia, o que aumenta muito a rentabilidade do negócio.

    Maior alinhamento entre os times da empresa

    Com o uso do PLG, os times da empresa são reposicionados, tendo como objetivo principal aumentar a produtividade deles.

    A ideia deve ser sempre nunca sobrecarregar o produto, ao mesmo tempo que as equipes de experiência do cliente e de sucesso do cliente não fiquem ociosas, e passar a colocar os melhores talentos nas áreas mais importantes.

    A equipe de engenharia ganha uma enorme importância com o PLG, já que seu trabalho está mais relacionado diretamente com a aquisição e a retenção do cliente.

    Os times de marketing e vendas não ficam parados com essas mudanças, mas precisam mudar o trabalho para focar no produto e na experiência do usuário.

    Portanto, todos os times trabalham de maneira mais otimizada e, em geral, ficam menos a partir de um maior alinhamento, o que reduz custos à empresa.

    Conclusão

    Como visto aqui, o PLG é um método de crescimento da empresa com foco no produto e na experiência do cliente para maior aquisição e retenção de consumidores. 

    Neste texto, você conheceu mais a respeito do que é o PLG, qual a importância dele e as vantagens do seu uso pela empresa. 

    Gostou do artigo de hoje sobre Product-Led Growth: o que você precisa saber?

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