A portaria virtual tem se tornado uma tendência em condomínios ultimamente, com a substituição dos porteiros presenciais por sistemas que são operados por funcionários trabalhando remotamente.
Com isso, a entrada e a saída em um condomínio são controladas à distância, através das câmeras de segurança e de um sistema de interfone.
A autorização para a entrada ou não de visitantes e prestadores de serviços deve vir do morador, que é contatado pela central.
Nos últimos anos, a popularização desse tipo de serviço no país estourou, e há motivos por trás disso.
As portarias tipo virtuais ajudam a aumentar a segurança no local, reduzindo riscos de erros, e diminui muito os custos para o condomínio.
Dito tudo isso, vamos saber mais aqui a respeito de como funciona a portaria virtual nos dias atuais. Acompanhe!
Portaria Virtual: Entenda o que ela é!
A portaria virtual trata-se de um sistema que funciona de maneira remota, longe do condomínio, e conta com profissionais que fazem o controle de acesso no local.
Por meio da tecnologia de segurança, o controle de entrada e saída de pessoas do condomínio é realizado de uma forma muito mais eficiente e bem mais segura.
O sistema de portaria virtual faz a substituição do porteiro ou vigilante, com a identificação das pessoas que estão chegando ao condomínio, como visitantes e prestadores de serviços, é realizada via vídeo e interfone.
Os moradores, por outro lado, contam com um sistema próprio, como biométrico ou de tags, para que não precisem entrar em contato com a central para ter acesso ao prédio.
As pessoas que não moram no condomínio só podem ter acesso ao local se os moradores que estão cadastrados liberarem, ou no caso dos visitantes que já tenham previamente uma autorização para ir ao local em questão.
Os operadores que atuam na central da portaria virtual realizam não só o serviço de abrir e de fechar os portões, de pedestres e da garagem, de um condomínio.
Eles também monitoram todo o local durante 24 horas por dia, fazendo uso de câmeras que tenham alta definição, de alarmes e de dispositivos de pânico.
Todo esse aparato permite que eles saibam quando há situações de emergência que precisam ser comunicadas às autoridades responsáveis com agilidade e rapidez.
Como é que funciona a portaria virtual?
Quem pensa em contratar o serviço de portaria virtual possui sempre a dúvida sobre como é que funciona este sistema tecnológico na prática.
Bom, como já foi dito, não há a necessidade de ter um profissional de portaria presencialmente no local.
Isso porque o sistema instalado faz o papel de identificar as pessoas para entrar e sair através de vídeos e do contato via interfone.
No caso dos moradores, como também mencionamos, eles possuem um sistema próprio para entrar no local, que pode ser via biometria, tags ou ainda por senhas numéricas, entre outros.
O objetivo da portaria tipo virtual é que os portões só sejam abertos e fechados para as pessoas que estão autorizadas a adentrar no condomínio.
Além disso, como não há ninguém no local físico, os riscos de que os criminosos rendam o porteiro e consigam entrar no prédio são nulas.
O sistema de portaria pode ser aplicado na entrada de pedestres e também na garagem de um condomínio, para que somente carros previamente autorizados possam entrar.
Para que o sistema possa ser eficiente, nada mais importante do que contar com o auxílio também dos próprios moradores, para que eles não esqueçam o portão aberto ou deixem entrar pessoas que não conhecem ou não estão esperando.
Conclusão
Como visto aqui, a portaria virtual é, nos dias atuais, um serviço que tem tido uma busca cada vez maior, pois as pessoas já perceberam como ele é capaz de trazer maior segurança e reduzir muito os custos para os moradores do local.
Neste texto, você conheceu mais a respeito do que é esse serviço e viu ainda como é que funciona a portaria tipo virtual, tudo através de um sistema tecnológico que garante maior proteção e eficácia no serviço.
Gostou do artigo de hoje sobre como funciona a portaria virtual nos dias atuais?