Os lavadores de gases para reatores são essenciais para evitar que tudo aquilo que é gerado nesses locais sejam lançados diretamente na nossa atmosfera.
Os gases gerados através dos processos nos reatores podem acabar poluindo muito o ar, causando danos ao meio ambiente e à saúde humana, então o melhor a fazer é remover todos os poluentes presentes neles
Dito isso, nosso objetivo aqui é mostrar tudo sobre os lavadores de gases para reatores e porque eles são tão importantes dentro de uma indústria que usa esses equipamentos.
Acompanhe o texto até o final para saber tudo a respeito do assunto!
Os lavadores de gases: Entenda como eles são úteis
Os lavadores de gases são essenciais dentro de qualquer processo industrial, o que inclui o uso de reatores, pois eles evitam que os gases que são gerados sejam lançados na atmosfera e causem danos ao planeta.
Esses gases possuem poluentes que devem ser retirados para que quando sejam lançados no ar, eles não gerem problemas para o meio ambiente e para as pessoas, como doenças respiratórias.
Os lavadores de gases para reatores, portanto, são soluções mais do que ideais para evitar a poluição através desses gases, já que eles ajudam na remoção das partículas e de quaisquer tipos de gases que sejam nocivos.
O equipamento, então, ajuda a controlar melhor a poluição e garante uma maior qualidade do ar que está presente nas cidades, sem afetar tanto o meio em que vivemos.
Como o lavador de gases funciona?
O lavador de gases para reatores, assim como acontece com qualquer outro tipo de equipamento desses, funciona pela limpeza dos gases por um contato entre as gotículas de água (ou outro líquido) pulverizada e o gás poluído.
Com esse contato próximo, ocorre uma remoção de todas as partículas que são contaminantes presentes nos gases, por meio do impacto deles com essas gotículas, algo que acontece em uma velocidade bastante alta.
Todos os gases que são tóxicos e os odores desagradáveis são diretamente eliminados através dessa reação química ou ainda pela absorção deles pelo líquido da lavagem.
A lavagem dos gases é feita por meio de diferentes modelos de gases, sendo o lavador a jato funcionando por meio do contato entre o jato em gotas e o gás que está passando pela limpeza.
O lavador de gases a jato é composto por duas partes, que são:
- Uma delas é um ejetor movido através do líquido de lavagem sob pressão
- A outra é um vaso separador que funciona coletando o líquido de lavagem e fazendo-o recircular (através de uma bomba específica)
Este jato de gotas presente no lavador realiza a transferência da energia cinética para o gás, o que faz com que ele sofra com uma compressão e com vazão.
Toda essa turbulência que é formada por conta da velocidade das gotas muito superior à do próprio gás faz com que haja um contato entre cada fase, então os poluentes que estavam presentes no gás são absorvidos pelo líquido.
A importância de comprar um bom lavador de gases
Um dos maiores erros de quem precisa de um lavador de gases para reatores é fazer a aquisição de um produto de menor preço com o objetivo de economizar.
No momento de comprar um equipamento tão importante quanto este, você deve focar na qualidade dele, pensando também na menor necessidade de manutenção e na sua vida útil.
Você terá que investir um pouco mais neste lavador de gases para reatores de alta qualidade, mas o custo-benefício é menor e os gastos serão reduzidos pensando no curto e no longo prazo.
Conclusão
Como visto aqui, os lavadores de gases são equipamentos muito importantes dentro dos processos industriais, e isso não é diferente quando se trata de reatores, por isso trouxemos o que você realmente deve saber sobre eles.
Neste artigo, você ainda entendeu como é que esse tipo de lavador funciona na prática, limpando os gases que serão liberados sem a presença de partículas e de poluentes que podem ocasionar problemas ao meio ambiente e às pessoas.
Gostou do artigo de hoje sobre o que são os lavadores de gases para reatores?