O café é um produto praticamente indispensável na mesa de todo brasileiro. Pois bem, pegue já a sua xícara de café e veja algumas características sobre este produto que é um considerado um ouro para muitas pessoas, levando a imagem do Brasil mundo afora.
1. Café especial
O tão famoso termo café especial é dado para a bebida que atinge uma pontuação a partir de 80 pontos, em uma escala de 0 a 100. A classificação de café especial é feita a partir de um degustador certificado.
Em algumas regiões do Brasil, já existe a garantia desse selo, como o Café Especial de São Lourenço, que oferece aos turistas o passeio da “Rota Especial do Café”.
2. Período de descoberta do café
A descoberta do café ocorreu por volta de 525, na Etiópia, um país do continente africano. Essa foi a primeira referência de seu uso comestível por volta de 575 nos manuscritos, falando sobre a lenda de Kaldi, onde um pastor vai notar que as suas ovelhas ficam mais espertas após elas consumirem essa planta que naquele momento era estranha.
3. Café já chegou a ser proibido em algumas partes do mundo
O café chegou a ser proibido em Meca pelo Governador Khair Begem 1511, que havia considerado o café como uma “bebida do diabo”. A igreja católica também considerou a bebida como algo proveniente do demônio por ser oriundo de um lado pagão do mundo, o Oriente.
4. Período em que o café chegou ao Brasil
O café chegou ao Brasil proveniente da Ilha Martinica, que era um território que fazia parte da França. De acordo com a tradição, esse produto foi contrabandeado pelo português Francisco de Mello Palheta, que tratou de seduzir a esposa do Governador da Ilha e popularizar este produto.
5. Origem do termo café-com-leite
O termo “café-com-leite” é aplicado para algo que geralmente é pago sem muita importância ou influência. O que poucas pessoas sabem é que este termo já é bastante antigo.
Alguns acreditam que este termo tenha surgido durante o período em que o Brasil era colônia, termo que seria utilizado para definir os mulatos, como os meio negros e meio brancos.
6. Café poderia ter a atrapalhado o processo de industrialização no Brasil
Alguns historiadores apontam que o café pode ter sido um empecilho para o avanço da industrialização no Brasil. Outros levantam a tese de que o capital que foi adquirido com o café teria sido fundamental para a industrialização, se opondo à primeira afirmação.
7. Existem múltiplas formas para preparar o café
No mundo, existem diversas formas para se fazer o preparo do café. No Japão, esta bebida é servida gelada e enquanto isso, na França ele é servido com chicória.
No Oriente Médio e na África ele é servido com algumas pitadas de canela, gengibre ou alho. Em países europeus, como na Itália, ele é servido com algumas tiras de limão. Na Alemanha ele é adoçado com chantilly, parecido ao que ocorre com o cappuccino, enquanto na Suíça ele recebe um licor.
8. Café: verdades e mentiras sobre os seus benefícios
Existem muitos benefícios em relação ao café, ainda que existam alguns malefícios, sobretudo quando o seu uso é excessivo. O café atua diretamente no sistema nervoso e nos deixa mais atentos, além de ser um amigo do coração, prevenindo as chances de problemas cardíacos.
Também pode ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue, sobretudo para quem é diabético ou sofre com problemas de glicose alta (como a pré-diabetes). No entanto, o seu uso em excesso pode trazer prejuízos, como a taquicardia, além de causar lesões no sistema digestivo, como a azia e problemas estomacais em geral.
9. Cafeína também pode ser encontrada no café
A cafeína pode ser encontrada em outros produtos além do café. A cafeína está presente no chá gelado e na tão tradicional Coca-Cola, restaurante que a cada 200 ml, contém cerca de 19g de cafeína.
10. Segunda bebida mais consumida do mundo
O café é a segunda bebida mais consumida do mundo, ficando apenas atrás da água, tão essencial para a nossa vida.
11. Café vem sim de uma fruta
A polpa, apesar de que ela é pouco utilizada, é uma grande aliada para saber qual é o momento mais indicado para se realizar a colheita. Quando ela estiver vermelha ou dourada (tudo depende do tipo), é porque chegou o momento ideal para a sua colheita. O café apenas pode amadurecer quando estiver de pé.
12. Variedades existentes
Existem mais de 25 tipos de café, sendo que os mais populares são a Robusta, que tem um alto teor de cafeína, ou mesmo a Arábica, que é muito famosa e que dispõe de um sabor mais suave, com baixos níveis de cafeína.