Quer saber o que vender em loja de criança? Antes de tudo, se você planeja vender roupas infantis, é preciso saber qual será a seleção e disponibilidade de produtos numa loja. Afinal, é a coleção de peças que irá atrair e fidelizar, ou não, os clientes. Sendo assim, tudo depende da qualidade, da moda e da variedade de produtos que você oferta.
Portanto, a tarefa de selecionar as melhores peças de moda infantil para atender o seu cliente nem sempre é simples e exige planejamento e atenção aos detalhes. Assim, a falta de planejamento pode dificultar diretamente as vendas da sua loja de roupa de criança.
Sendo assim, saber selecionar o melhor arranjo de produtos é fundamental para fidelizar clientes e conseguir vender mais. Porém, como ser mais assertivo nessa escolha? Então, continue lendo para saber o que vender em loja de criança.
O que vender em loja de criança: variedade de produtos
Primeiramente, ter um arranjo de produtos pode ser resumido como a variedade de produtos oferecidos por um negócio. Dessa maneira, a mistura de produtos infantis pode ser definido por:
- Abrangência: ou seja, a quantidade de linhas de produtos ofertados na loja, por exemplo, casual e festa.
- Profundidade: aqui nos referimos à quantidade de versões de cada produto, ou seja, quais são os tecidos, cores e tamanhos que os produtos estão disponíveis.
- Extensão: por fim, essa é a quantidade de produtos em cada linha. Em outras palavras, quantos modelos de blusas há na loja.
Além desses três pontos importantes, é necessário definir como será a variedade de produtos: podendo ter muita ou pouca opção de modelos, cores e tamanhos.
Como criar um estoque de produtos para crianças?
Em suma, para conseguir criar um estoque é fundamental considerar alguns pontos:
- Demanda: busque prever a demanda da sua loja, considerando a sazonalidade e também datas comemorativas.
- Quantidade de estoque: é preciso definir a porcentagem, ou seja, o nível de importância de cada produto do seu estoque para prever qual é a quantidade ideal de cada item no estoque.
- Modelo de reposição: ao fazer um bom controle de estoque, dá para escolher qual o modelo de reposição que melhor se encaixa com a sua loja. Sendo assim, o contínuo é quando é reposto o estoque assim que este atinge o seu ponto de reposição. Já o recíproco acontece quando a reposição dos produtos é agendada.
- Fornecedor: por fim, é essencial escolher os melhores fornecedores para a sua loja, analisando o preço, qualidade, tendências, bem como o prazo de entrega.
Definitivamente, uma boa prática é investir de 20% a 30% do estoque em peças que possuem bom fluxo de vendas. Por exemplo, aquelas peças mais básicas que as mães procuram durante todo o ano.
Além disso, o ideal é investir em um estoque que tenha uma vez e meia o que se deseja vender. Bem como você deve garantir, pelo menos, um estoque disponível para sustentar a venda de três meses do negócio.
Porém, esses números podem variar segundo a demanda e com a sazonalidade.
O que vender em loja de criança: a variedade de produtos ideal
Então, a partir de um público-alvo mais definido, dá para definir também quais mercadorias serão ofertadas na sua loja. Em suma, elas podem ser estabelecidas em seis tipos:
- Conveniência: Esses são os produtos de compra frequente. Ou seja, aqueles que trazem pouco valor agregado e o preço é normalmente baixo, como as peças básicas.
- Comparação: já os produtos onde o cliente compara preços e pensa muito antes de realizar a compra. Portanto, são geralmente mais caros e de compra menos frequente, por exemplo, vestidos de festa.
- Especialidade: aqui estamos falando de marcas que vendem produtos muito específicos, como roupa de basquete para bebê, ou então marcas famosas.
- Inovação: no que lhe concerne, são os artigos que dão mais níveis de vendas, durante um curto espaço de tempo, como roupas especiais para datas comemorativas.
- Moda: enfim, a famosa “modinha” infantil. Ou seja, aqueles produtos feitos segundo as principais tendências de moda da estação.
- Sazonais: por fim, são aqueles que apresentam vendas flutuantes durante o ano, sendo o caso Moda Praia.
Após escolher quais produtos você oferece na sua loja a partir do seu público-alvo, fica muito mais simples definir o seu arranjo de produtos.
Escolha de produtos para loja de criança
Portanto, em uma loja de roupas infantis, a diversidade de produtos pode ser dividida entre os principais itens:
- Parte de cima (como blusas).
- Terceira peça (com os casacos e jaquetas).
- Parte de baixo (como calças e saias).
- Peça única (como macacão e vestido)
- Complemento (acessórios de forma geral)
Assim, ao ter todas essas dicas em mente, você pode definir de forma mais prática quais são as quantidades ideais para cada produto da sua loja.
Também é preciso lembrar que ter estoque em excesso não é bom para os negócios em geral. Bem como a falta de estoque também é um problema, uma vez que faz com que você perca vendas.
Dessa maneira, analise a melhor mistura de produtos e comece a montar o seu negócio. Então, o que achou de o que vender em loja de criança? Deixe seu comentário.