Atualmente, a população vem sofrendo com o aumento de assaltos e crimes no dia a dia, fazendo que, o ato de transitar pelas ruas da cidade já não seja mais seguro, proporcionando medo e angústias para as pessoas.
Diante deste cenário, muitas famílias estão contratando um seguro de vida, e esse passo é muito importante quando estamos nos referindo à tranquilidade e segurança das pessoas que amamos.
Então, este artigo será voltado para entender o que é um seguro de vida, conhecer alguns procedimentos e detalhes sobre ele e, também, definir o conceito de sinistro do seguro de vida e descobrir qual o melhor procedimento em relação a esta ocorrência.
Entendendo o que o seguro de vida
O seguro de vida é um serviço cuja principal função é a proteção econômica e financeira da pessoa que o contrata, isto é, do segurado e de sua família.
Portanto, o seguro visa conceder proteção financeira aos dependentes do segurado, em caso de falecimento, por exemplo, e garante uma indenização para os beneficiários.
Vale mencionar que a indenização é obtida apenas pela pessoa que o segurado indicar para cuidar das suas economias e, inclusive, ele também poderá conseguir ajuda financeira em caso de incapacidade temporária.
Há seguros de vida que englobam até a quitação de dívidas e de despesas educacionais. Então, podemos afirmar que esse serviço é uma forma de assegurar o amparo das pessoas que dependem de você, nos momentos de dificuldades.
Por essa e outras razões, é importante analisar com cuidado e escolher o seguro de vida mais adequado para você e sua família. Pensando nisso, a Mais Vida Litoral oferece excelentes planos de benefícios para famílias e empresas.
Vantagens do seguro
Investir na contratação de um seguro de vida é uma das maneiras de cuidar da sua família. Aqui, vamos destacar algumas vantagens deste serviço.
Garantia financeira para os dependentes
Esse benefício garante que os dependentes do seguro, terão qualidade de vida, mesmo após a falta do segurado. Para aqueles que possuem filhos, por exemplo, é possível escolher um serviço que engloba o seguro educacional.
Segurança para o cônjuge
O seguro oferece um apoio financeiro inicial até o restabelecimento da pessoa em relação às contas.
Seguro para mulher
Alguns planos possuem coberturas específicas, como os seguros que cobrem algumas doenças femininas, como os cânceres de mama e de colo de útero, por exemplo.
Reembolso despesas médicas
Há também alguns planos que oferecem o reembolso de gastos com médicos. Essa cláusula é bem útil em situações em que você precisar passar por alguma consulta médica, fora de sua cidade. Nestes casos, o valor será devolvido conforme as especificações no contrato.
Aprendendo sobre o sinistro de um seguro de vida
Ao contratarmos um seguro de vida, no ato da negociação a apólice é emitida e, nela, constam, detalhadamente, todas as coberturas que fazem parte do plano adquirido.
E, no mundo dos seguros, a concretização do evento previsto na apólice é caracterizado como sinistro. Então, podemos dizer, que o sinistro pode ser conceituado como a ocorrência de uma situação cuja cobertura estava especificada no seguro contratado.
Para entender melhor, imagine que um segurado é vítima de um acidente e em sua apólice constava essa abrangência, neste caso, isso será configurado como sinistro.
Existem outros tipos de coberturas que são válidos para esse contexto, como: morte por causa natural, invalidez parcial ou total por acidente, doença grave, despesas médicas, assistência funerária, entre outras.
Procedimento na ocorrência de sinistro do seguro de vida
Em caso de sinistro, alguns procedimentos devem ser realizados para acionar a seguradora. Primeiramente, é preciso fazer o contato inicial com a empresa por meio de telefone e comunicar o sinistro à seguradora.
Feito isso, a organização passará as informações das ações a serem seguidas. Além disso, a comunicação deve ser formalizada por meio de um formulário, o qual será enviado pela seguradora e deve ser preenchido com cautela e sem erros.
Após o preenchimento, este documento deverá ser entregue à empresa, junto com outros: cópia do RG e do CPF do segurado, cópia autenticada da certidão de óbito, cópia do boletim de ocorrência, cópia da certidão de casamento (se for casado).
É importante dizer que, apenas a cópia da certidão de óbito (se for o caso) é que deverá ser, obrigatoriamente, autenticada em cartório.
Saiba que além dos documentos mencionados, outros comprovantes também poderão ser solicitados. Isso dependerá da causa do acionamento do seguro.
Após a entrega dos documentos, a seguradora se encaminha para resolver os próximos passos. Dessa forma, os itens assistenciais especificados na apólice do seguro serão disponibilizados sem empecilhos burocráticos.
Desse modo, a indenização prevista na negociação será paga de forma rápida e sem outras exigências.
Após essas informações, vimos como é importante contratar o serviço de seguro de vida. Então, estude bem a ideia e escolha o plano que irá cuidar carinhosamente da sua família.