Antes o banheiro era categorizado como segundo espaço principal da casa, mas vem ganhando gradativamente mais destaque no projeto. Este é um espaço extremamente importante porque está ligado à sensação de intimidade e bem-estar do usuário e é quase o local mais usado de uma construção.
Selecionar o modelo de chuveiro certo para o banheiro é decisivo para o projeto ser efetivo e trazer bons resultados. Tendo em mente a diversidade de produtos nas lojas e a criação de tecnologias melhores, designers de interiores e muitos arquitetos encontram alguns problemas para selecionar o tipo ideal para um banheiro bem planejado.
Para uma decisão segura, esta escolha deve basear-se não apenas em critérios de estética, mas também em critérios funcionais. Não se esqueça de que, além de higiene, a hora do banho deve trazer renovação e relaxamento, ineficiências podem resultar em clientes insatisfeitos. Se um chuveiro não é confortável, funcional e econômico, não basta apresentar uma linda estrutura. Portanto, a seleção do dispositivo necessita de uma análise com todos esses fundamentos.
Saiba escolher entre o chuveiro a gás e o chuveiro elétrico
A primeira coisa a considerar é usar um chuveiro a gás ou elétrico. Os chuveiros a gás são geralmente mais confortáveis do que os chuveiros elétricos por terem mais pressão da água: quanto maior a pressão da água, maior a sensação de massagem criada pelo jato de água.
Além do fato citado, os chuveiros a gás podem economizar ainda mais na conta de energia porque não usam eletricidade para aquecer a água. Por outro lado, gastam mais água devido ao maior tempo de aquecimento (o líquido frio que fica nos tubos entre o aquecedor e a saída do chuveiro é dispensado, consumindo mais água).
Há no mercado os chuveiros solares, considerados uma das soluções mais sustentáveis, porém só podendo ser escolhidos se o edifício possuir sistema de aquecimento solar.
Entenda como a pressão da água influencia no chuveiro
As condições de pressão da água fornecidas pelo imóvel influenciam estritamente na seleção do modelo perfeito. Em uma residência, a pressão da água não é igual a pressão de um edifício, pois essa pressão d’água tem relação com a altura da coluna d’água, quanto mais alto o prédio, maior a pressão de abastecimento de água. É desse jeito que em edifícios de vários andares, a pressão da água nos andares inferiores costuma ser maior do que nos andares superiores, que ficam mais próximos do tanque. As casas que retiram água diretamente da rua geralmente têm pressões mais altas do que outros sistemas de água.
Diferencie o chuveiro de teto e o de parede
Sendo os mais comuns, os chuveiros de parede são colocados onde as linhas hidráulicas estão embutidas, por sua vez, na parede. Os chuveiros de parede podem vir com ou sem tubo; quanto maior o tubo, maior a distância entre o jato de água e a parede. Esta é uma característica importante a ser considerada, especialmente quando o espaço do chuveiro é limitado: neste caso, recomenda-se um chuveiro com um tubo menor.
A vantagem do chuveiro de teto é que ele pode ser instalado no centro do box, aproveitando melhor esse espaço. No entanto, sua instalação é mais restrita, pois só podem ser utilizadas se a tubulação hidráulica estiver no teto. Ademais, é preciso instalar um forro para esconder esse duto.
Entenda mais sobre a vazão de um chuveiro
A vazão do chuveiro refere-se à quantidade de água fornecida por minuto e pode variar de 6 a 60 litros por minuto, dependendo do modelo e da pressão de água existente. Os fabricantes geralmente fornecem uma tabela com essas informações por produto. É importante ressaltar que os modelos de alta vazão requerem pressão adequada, pois o jato enfraquece se a pressão for inferior à pressão recomendada no local de instalação.
Escolha do tamanho dos espalhadores
Como o nome sugere, o espalhador é a parte que contém o orifício por onde flui a água do chuveiro. Existem vários tamanhos de chuveiros no mercado, pequenos, médios e grandes. O tamanho do espalhador também está relacionado à pressão da água existente e ao conforto desejado.
Quanto maior o espalhador, mais área do seu corpo é coberta por água e mais confortável você ficará no chuveiro. No entanto, em alguns casos, o cliente pode preferir um jato mais intenso e direcionado, caso em que um espalhador pequeno é mais adequado.
Cofemo Acessórios para Móveis, o melhor lugar para escolher seu chuveiro
A Cofemo Acessórios para Móveis é uma empresa especializada no ramo moveleiro, contando com mais de 6.000 itens para atender as necessidades de quem industrializa, faz deste ramo um hobby e quem procura uma peça técnica para reformar ou decorar seu móvel.
Oferecem além da variedade de produtos, um atendimento personalizado através de profissionais qualificados e prontos para auxiliarem em soluções para o seu caso.
Também buscando a satisfação do cliente, eles atendem as mais altas exigências em design e qualidade, tendo um amplo catálogo de peças com fino acabamento.