A chegada do bebê é um momento muito importante e especial na vida dos pais, principalmente os de primeira viagem. Contudo, é fato que são diversos detalhes que precisam ser considerados, especialmente quando vocês acabaram de adquirir um imóvel junto à imobiliária. Justamente por isso, é normal ficar perdido em meio a tanta coisa. Contudo, o quarto do pequeno é um dos itens mais importantes e precisa estar pronto antes de sua chegada, a fim de garantir o máximo conforto logo que nascer.
Portanto, se você está em dúvida em como decorar, continue acompanhando o post de hoje e veja 8 dicas para montar o quarto de seu bebê.
1. Saiba quando começar
Se você já escolheu o imóvel e o cômodo que irá abrigar o quarto do bebê, o ideal é começar a tomar as providências entre 20 a 24 semanas de gravidez. Dessa forma, a mãe ainda estará disposta para organizar tudo, além de ter tempo para pesquisar e encontrar aquilo que realmente deseja.
Uma dica importante é se programar para que os móveis sejam entregues e o quarto esteja pintado até a 36ª semana de gestação. A partir disso, já pode começar a organizar as roupinhas e acessórios que irá utilizar no dia a dia.
2. Tire todas as medidas
O primeiro passo é tirar todas as medidas do cômodo, pois assim fica muito mais fácil para escolher os móveis, objetos decorativos e realizar o projeto do quarto em si. Inclusive, contar com a ajuda de um arquiteto ou designer de interiores é uma ótima pedida, pois como têm maior experiência e conhecimento, esses profissionais irão oferecer soluções personalizadas e adequadas às suas necessidades e preferências. Além disso, se optar por móveis planejados, fica mais fácil para a empresa passar o orçamento.
3. Escolha o estilo
A decoração é algo muito importante ao decorar o quarto do bebê, pois é ela quem irá deixar o ambiente bonito e, principalmente, aconchegante. Sendo assim, você deve investir no estilo que mais se identifica e, conforme a criança crescer, ela pode ter a liberdade de escolher o que mais combina com seus gostos.
O estilo minimalista é clean e bastante encantador, com cores claras em evidência e apenas móveis funcionais presentes no cômodo, sendo uma decoração mais objetiva e simples. Já o estilo provençal é mais romântico, com elementos como flores e detalhes delicados em evidência. Uma opção que agrada a muitos pais e crianças é incluir animais, seja no papel de parede ou nos objetos decorativos.
4. Aposte em móveis planejados
Móveis planejados são um ótimo investimento para o quarto do bebê, visto que além de deixarem o ambiente mais bonito, também oferecem praticidade e funcionalidade no dia a dia. Além disso, com o tempo, eles podem ser adaptados conforme a criança vai crescendo, mas sem deixar de lado os benefícios promovidos. Sua principal vantagem é o fato de aproveitar todos os centímetros disponíveis, otimizando o espaço por completo.
5. Invista em uma iluminação de qualidade
A iluminação do quarto do bebê é primordial, ainda que pareça ser apenas um detalhe. Isso porque, mais do que contribuir com a decoração, ela também ajuda a manter o conforto e aconchego para o pequeno, além de facilitar a rotina dos pais. O ideal é incluir uma luminária central, como lustre, pendente ou trilho de spots, assim como luminárias secundárias. Inclusive, o abajur é perfeito para as mães utilizarem enquanto amamentam.
6. Tenha uma poltrona
Falando em amamentação, a poltrona no quarto é um item indispensável e precisa ser de qualidade, visto que a mãe irá passar boa parte do tempo sentada ali amamentando e ninando o bebê. Nesse sentido, o assento e encosto precisam ser bem confortáveis, enquanto os apoios de braços devem ser firmes para suportar o apoio da mãe. Além disso, ter um apoio para as pernas é uma ótima pedida.
7. Tapete
O tapete valoriza a decoração e oferece aconchego ao quarto, podendo ocupar um espaço específico ou preencher todo o piso livre. Contudo, é importante ficar atento para evitar modelos que acumulem muito pó, pois podem desencadear alergias. Além disso, prefira modelos confortáveis ao toque, mas que sejam fáceis de limpar e permitam a limpeza do ambiente sem dificuldades.
8. Almofadas
Por fim, as almofadas vão deixar o quarto ainda mais confortável e bonito. Elas combinam muito bem no berço ou até mesmo espalhadas num cantinho do quarto. Da mesma forma, colocar algumas sobre a poltrona também irá contribuir para o conforto da mãe durante a amamentação.
Então, com as dicas do post de hoje temos certeza que você terá maior facilidade para montar o quarto do mais novo membro da família. Não se esqueça de ter um bom planejamento, pois assim terá tudo pronto com antecedência, garantindo o máximo de conforto do bebê assim que chegar em casa.