Que tipo de alimento comer antes do treino? Esta é a dúvida de muitas pessoas que praticam atividade física regularmente, mas a resposta é: carboidratos. Por isso, se não sabe o que consumir antes do treino de pernas, o ideal é que faça uma alimentação à base de glicídios.
Por mais que o carboidrato seja visto como um vilão, especialmente pelas pessoas que querem emagrecer, é importante entender que ele é responsável por garantir que você tenha mais energia na hora de realizar o treino. Além disso, eliminá-lo de vez das suas dietas pode fazer com que a perda de gordura leve mais tempo.
Então, nada melhor que treinos de perna para começar a semana bem! Você pode usar os carboidratos como fonte de energia para dar aquele gás no início da semana. É importante lembrar que a refeição pré-treino seja feita em torno de 4 horas antes do seu treino, para que dê tempo do seu corpo metabolizar o carboidrato.
Por outro lado, se o seu treino não for muito longo, com duração de apenas uma horinha, não é preciso comer nada antes do exercício, isso porque as refeições principais já vão garantir que seu organismo tenha energia o suficiente. Mas atenção: cada organismo reage de uma forma, por isso, conte sempre com um nutricionista para te ajudar neste processo.
Os pré-treinos devem ser feitos quando as atividades exigem mais do seu rendimento e quando se está a mais de duas horas sem comer nada. Outro ponto considerável que devemos ressaltar é que, se você gosta de treinar pela manhã, é muito importante que se alimente antes, de preferência na noite anterior.
Por mais que muitos digam que o ideal seja treinar sem comer, saiba que isso não é verdade. Afinal, os profissionais recomendam que todos os atletas se alimentem antes de treinar, tendo em vista que jejum – em alguns casos – pode atrapalhar o seu rendimento no treino.
Para que você faça seus pré-treinos de forma correta, nós preparamos uma lista com alguns alimentos que são recomendados comer antes do pré-treino de perna e quais não são tão benéficos assim. Confira abaixo:
Batata-doce
Essa é uma fonte mais complexa de carboidrato e com baixo índice glicêmico, ou seja, ela é absorvida pelo organismo lentamente, fazendo com que a pessoa fique com a sensação de saciedade por muito mais tempo.
Dessa forma, após o treino, você vai deixar de comer tudo que encontra pela frente. Prefira a batata-doce em sua forma cozida e evite as frituras.
Caso queira uma fonte de energia imediatamente, é melhor optar pela batata-inglesa. A quantidade vai depender de pessoa para pessoa e da intensidade do treino.
De modo geral, é recomendado que se coma entre 1 e 4 gramas de carboidrato por quilo de peso. Por exemplo, se uma pessoa pesa 60 kg, ela precisará comer em torno de 120g de batata-doce.
Lanchinho natural de pão integral com pasta de atum
Para aqueles que treinam as penas com maior intensidade, esse é o pré-treino ideal, isso porque ele tem o carboidrato do pão e a proteína do peixe. A proteína faz com que a glicose seja liberada lentamente no sangue, gerando um maior reparo muscular.
Lembrando que se o seu treino for moderado ou leve, você não precisa se alimentar com fontes de proteínas antes do treino.
Ovo com abacate
Essa é mais uma fonte de carboidrato e proteína super leve, perfeito para quem faz exercícios mais pesados. Para seu pré-treino, opte por comer a metade de um avocado com um ovo dentro.
Biscoitos de arroz
Além de ser uma ótima opção para o seu dia a dia, também é super fácil e prática. Além disso, é uma ótima fonte de carboidrato.
Se preferir, você tem duas opções: a a integral e a feita com arroz branco.Tanto uma quanto a outra podem ser consumidas para quem deseja se alimentar antes dos exercícios. E, assim como a batata-doce, a sua quantidade também vai depender do peso da pessoa.
Barras de proteínas
As famosas barrinhas são ótimas opções para quem deseja ter algo para beliscar na hora do pré-treino, principalmente para quem vai treinar pernas ou qualquer outra região do corpo. Elas são uma ótima fonte de carboidrato e vão te dar a energia necessária para realizar os seus treinos.
Açaí
Além de ser fonte de carboidrato, ele também pode fornecer cafeína para seu organismo, fazendo com que você tenha maior desempenho, pois ele te dará aquela energia a mais para realizar seus exercícios.
Mas, fique atento à forma como ele será adoçado, pois pode fazer com que o açaí fique muito mais calórico, sem necessidade alguma. Por isso, o ideal é que se coma o açaí sem muito exagero, dessa forma é possível retirar o melhor da fruta.
Ou seja, evite colocar todos os acompanhamentos mais açucarados que as pessoas colocam. Se possível, opte por frutas, granolas, amendoins, etc.
Whey protein
Os profissionais recomendam o consumo de Whey protein, quando o indivíduo está mais de duas ou três horas sem se alimentar com nenhum tipo de fonte de proteínas ou quando necessitam aumentar o aporte de proteína diário devido ao treino pesado.
O ideal é que se faça o consumo sempre acompanhado de um carboidrato, como, por exemplo, o farelo de aveia. Esse é um suplemento recomendado para aqueles que desejam ganhar mais músculos.
Gostou de saber mais sobre como comer no pré-treino, principalmente em dias de treino pesado, como o de pernas?