Hoje em dia, saber o que é dropshipping é muito importante para aqueles que são comerciantes autônomos de marketplaces ou possuem um negócio voltado para e-commerces, onde ambos envolvem vendas online.
As opiniões a respeito da eficiência deste modelo são muito divergentes, então é necessário conhecer mais a fundo as suas vantagens e desvantagens para então definir se vale ou não apena adotar a metodologia.
Com base nesse post você poderá entender melhor o que é dropshipping, como ele funciona e conferir a lista completa de vantagens e desvantagens, então continue a sua leitura para ficar por dentro do tema.
O que é dropshipping
O dropshipping trata-se de um conceito voltado principalmente para comerciantes autônomos de marketplaces e e-commerces, sendo definido por processos onde o vendedor realiza as vendas online e encaminha os pedidos para o fornecedor.
O fornecedor também é conhecido como dropship e seu papel é realizar o envio das mercadorias até o consumidor final em nome do vendedor. Dessa forma, o vendedor tem um papel de intermediário e não precisa ter estoques ou acesso direto ao produto.
Geralmente os parceiros dropship estão situados em outros países com comércio mais intenso, como é o caso da China, o que possibilita o lucro a partir da diferença entre o preço divulgado pelo vendedor e o valor real cobrado pelo fornecedor.
Como funciona o dropshipping
No tópico anterior você pode ter uma noção de o que é dropshipping e como ele funciona, sendo a alternativa ideal para quem não quer perder o sono pensando na gestão do estoque ou no frete. Veja abaixo os passos do funcionamento deste modelo de negócio:
- O cliente realiza um pedido através de uma loja virtual;
- A loja encaminha esse pedido para o seu fornecedor parceiro de dropshipping;
- O fornecedor então prepara todo o pedido do cliente;
- O fornecedor envia o pedido diretamente para o endereço do cliente.
Com base nessa estratégia, é viável abrir uma loja online sem grandes investimentos e os seus clientes podem ser de diversos países, já que é possível encontrar fornecedores em diversas localidades do mundo.
Principais vantagens e desvantagens
O dropshipping é uma opção que possui vantagens e desvantagens, de modo que é importante conhecer os dois lados da moeda antes de ingressar nesse tipo de negócio. Veja abaixo quais são as principais vantagens e desvantagens:
Vantagens
Custo reduzido
Como você não vai precisar investir para montar um estoque, será possível começar um negócio através do modelo dropshippinh com poucos recursos financeiros, mas é importante ter uma boa organização para manter a funcionalidade da loja ativa.
Além disso, como não há gestão de estoque e catálogo, as despesas fixas sobre a operação do negócio também são mais baixas. Isso contribui para que muitos empreendedores deste segmento façam trabalho em casa online através de um notebook.
Grande flexibilidade
Os negócios que utilizam a técnica de dropshipping é mais flexível em diversos sentidos, o que contribui para que os empreendedores trabalhem de casa ou de qualquer lugar, bastando ter acesso a um dispositivo com internet.
Dessa forma, será possível entrar em contato com os fornecedores parceiros e se manter conectado com os clientes, já que manter a comunicação entre clientes e fornecedores é algo fundamental para que o negócio prospere.
Facilidade sobre a operação
Agora que você já sabe o que é dropshipping, fica fácil de entender porque é mais viável nesse tipo de negócio fazer a comercialização de uma grande variedade de produtos, o que acaba inclusive aumentando a possibilidade de vendas.
Outro ponto a ser considerado é que você não verá o aumento de trabalho em ampla escala caso receba um número amplo de pedidos e quantidades de produtos em um curto período de tempo
Desvantagens
Baixas margens de lucro
Uma das principais desvantagens do dropshipping são as baixas margens de lucro praticadas sobre este segmento de comércio, já que a loja será apenas intermediária de todo o processo. Geralmente a média de lucro gira em torno de 20% e 30%.
A principal causa disso é a grande concorrência que acaba impedindo a precificação muito elevada. Para ter um bom resultado através dessa estratégia, é necessário vender um volume amplo de produtos.
Alta competitividade
O que é dropshipping e a forma como ele funciona atrai muitas pessoas, de forma que a alta competitividade do mercado acaba sendo um dos maiores empecilhos para quem opta por essa modalidade de negócio.
A grande variedade de produtos para venda não garantem exclusividade, então será preciso vencer a concorrência e se destacar entre os demais empreendedores que também adotaram o dropshipping para o seu negócio.
Lentidão no processo
Anteriormente nesse post mencionamos que os parceiros dropship geralmente ficam situados em outros países, então se você desejar vender os produtos dentro do Brasil, é preciso compreender que o processo de entrega será mais lento, exigindo paciência dos clientes.