As fritadeiras elétricas sem óleo, as populares air fryers estão cada dia atraindo o interesse de mais consumidores. Aqui no Brasil elas já se tornaram uma verdadeira febre e até já ganharam um apelido carinhoso pelas pessoas que as usam com frequência, que costumam chamá-las de “Queridinha”.
Mas este não é um fenômeno exclusivo em nosso país, em vários outros países o uso de air fryers tem se tornado algo bem comum no dia a dia na cozinha de milhões de pessoas que veem na fritadeira sem óleo uma opção para fazer comidas mais saudáveis e melhorar sua qualidade de vida.
Com tanta popularidade e interesse das pessoas neste tipo de eletrodoméstico, o número de produtos cresce vertiginosamente, são vários fabricantes com vários modelos de air fryers disponíveis e com tantas opções no mercado é normal que as pessoas que ainda não tem uma airfryer se sintam um pouco perdidas na hora de comprar uma.
Na hora de ir às compras é preciso pesquisar bem e estar atento, nem sempre as melhores air fryers vão ser aquelas mais vendidas nos sites da Internet ou as mais recomendadas em uma loja física, para você ter certeza de estar adquirindo o melhor modelo para você, que se adapte 100% as suas necessidades, você vai precisar conferir o seguinte:
1 – Capacidade Interna
Antes de pensar em “marcas” a primeira coisa que você tem que decidir é se quer uma Air Fryer pequena ou uma de maior capacidade, nas fritadeiras normais existem modelos de 2,6 litros até 6 litros de capacidade e se você estiver procurando por um modelo Oven/Forno então a capacidade será de 10 litros ou 12 litros para cima.
Se você cozinha somente para você ou para no máximo 2 pessoas, os modelos de de até 3,5 litros serão mais do que suficiente, já se você for fazer comida para 4 pessoas ou mais, os modelos de 4 litros para cima são os mais recomendados e para quem cozinha para muitas pessoas o Forno Air Fryer provavelmente será a melhor opção.
2 – Qualidade do Teflon
Apesar de ter muitos modelos no mercado, muitos deles costumam ter um teflon com qualidade ruim que se solta ou descasca fácil, é um problema de certa forma comum, até mesmo marcas conhecidas de eletrodomésticos acabam pecando neste quesito, por isto na hora de comprar a sua Air Fryer verifique bem a opinião dos clientes sobre a qualidade do teflon do modelo que você tem interesse em comprar.
Uma coisa surpreendente em relação a isto é que algumas marcas bem conhecidas de eletrodomésticos tem um teflon bem ruim, enquanto outras marcas menos conhecidas ou que estão há menos tempo no mercado se destacam com qualidade excelente do teflon.
3 – Durabilidade da Air Fryer
Este é outro item que você tem que verificar bem, ao fazer algumas pesquisas você vai se surpreender de ver que muitos clientes reclamam de fritadeiras que param de funcionar com pouco tempo de uso, que o botão ou outro itens quebram com facilidade, dentre outros problemas.
Para não ter dor de cabeça, opte por modelos muito bem avaliados pelos clientes neste quesito e fuja daqueles com muitas reclamações, mesmo que sejam modelos muito vendidos.
4 – Itens Extras
Outra coisa muito importante de avaliar é ver o que a Air Fryer que você pretende comprar oferece de itens extras que podem facilitar sua vida.
Alguns modelos nem com livro de receitas vem, enquanto outros além de virem com isto ainda oferecem itens como grelhas extras, espetos giratórios, cestinho para bolo, etc.
Se você é fã de acessórios, deve prestar bastante atenção nisso.
5 – Fique Atento às Reclamações
Se um produto que você tem interesse tem muitas reclamações, principalmente em relação aos itens que já citamos aqui, então a melhor coisa a fazer é procurar por outro modelo semelhante de outra marca que tenha menos reclamações.