Para não cometer o crime de plágio, em relação a um texto da internet, você precisa saber reescrever texto de forma que suas principais ideias permaneçam evidentes, mas usando palavras similares. Um trabalho que parece simples, mas exige cuidados e técnicas específicas. Portanto, se você quer saber como reescrever um texto de forma eficiente, confira esses cinco fundamentos para você usar um texto de base, mas deixá-lo ainda melhor.
Saber reescrever um texto pode te ajudar em muitos aspectos. Desde elaborar trabalhos para escola e faculdade, até criar conteúdo relevante para sites e blogs, dando a você uma vantagem em relação a outros escritores. Para isso, não basta mudar as palavras de lugar, é preciso algumas técnicas, que vamos te apresentar agora.
Se você quiser reescrever seu texto sem perder tempo, use Reescrever Texto.
1 Leia o texto todo
Antes de sair mudando cada frase, conforme você for lendo o texto, é melhor você fazer uma leitura completa do que será reescrito. Dessa forma, você conhecerá o conteúdo todo.
Assim, você pode, por exemplo, até mudar algumas informações de lugar, desde que faça sentido. De repente, você percebe que uma informação no final do texto pode se colocada um pouco antes ou vice versa.
Ao ler o texto inteiro, você terá a noção do assunto abordado, podendo fazer uma crítica sobre o conteúdo. Ao ler tudo, pergunte-se:
- Faltou alguma coisa?
- Está tudo bem explicado?
- Tem alguma informação irrelevante?
- Quais assuntos poderiam ser melhor explorados?
2 Trabalhe por tópicos
Outra coisa que você deve fazer, ao reescrever um texto, é analisar bem os tópicos abordados. Os artigos de internet, por exemplo, normalmente, são divididos por subtítulos. Talvez, você possa juntar dois tópicos em um, quebrar um em dois ou até acrescentar um novo tópico.
Quebrar a leitura em partes menores vai te ajudar a ter uma compreensão individualizada de cada trecho do artigo. Ainda que o texto original não tenha essa separação, você deve usar subtítulos para deixar seu texto mais leve
Separar o seu texto por tópicos também vai te ajudar a estruturar suas ideias.
3 Use a técnica de “cozinhar”
Embora para a maioria das pessoas, reescrever um texto seja uma atividade rara, para os jornalistas isso faz parte de sua rotina de trabalho. Eles precisam, diariamente, reescrever textos.
Todos os dias os veículos de comunicação recebem uma enxurrada de sugestões de pauta, chamados release. Muitas vezes, o texto já chega pronto. Imagine se todos os jornais e sites simplesmente republicassem estes releases. Haveria matérias iguais em todos portais e jornais.
É aí, que entra a técnica de cozinhar o texto. O jornalista, normalmente, o editor, pega o texto original, muda a ordem das frases, usa alguns sinônimos e fazem pequenas alterações. Tudo isso sem que o texto perca sentido, claro.
Portanto, para reescrever um texto, faça isso também. Pequenas alterações nas frases e trocando algumas palavras, você já obtém um texto diferente.
4 Leia outros textos
O erro que muitas pessoas cometem, quando vão reescrever um texto, é não procurar por outros semelhantes. Elas ficam tão focadas no conteúdo que precisa ser refeito, que se esquecem de, simplesmente, lerem outros artigos parecidos.
Se você estiver reescrevendo um texto sobre dicas para emagrecer no verão, então, procure por outros textos similares na internet. Pesquise, por exemplo por:
- Como emagrecer no verão
- Alimentos para consumir no verão
- Dieta para o verão
- Manter a saúde durante o verão
Pegando uma informação daqui outra dali, você já consegue acrescentar bastante coisa.
Porém siga algumas orientações básicas.
- Não faça buscas muito amplas
- Acesse sites confiáveis
- Não copie e cole trechos da internet
Lembre-se que quanto mais informações você tiver sobre um assunto, mais fácil ficará de abordá-lo.
5 Não tenha pressa ao reescrever texto
Boa parte das pessoas, fazem textos com pressa e não releem o que escrevem. Ao reescrever um texto isso também acontece muito e alguns problemas aparecem, como:
- Frases inacabadas
- Trechos repetidos
- Frases misturadas e sem nexo
No trabalho de reescrever um texto, muitas vezes, o escritor puxa uma parte pra cima, outra para baixo, reescreve por cima do original, muda a mesma frase duas ou três vezes etc. Com isso, ele corre o perigo de criar frases mal feitas e trechos confusos.
Portanto, tenha calma na hora de finalizar.
Normalmente, as pessoas acham que é mais fácil reescrever um texto do que criar um conteúdo do zero. Aí, elas relaxam, fazem as coisas com pressa e não criam um bom artigo. Não cometa este erro.
Ao reescrever texto, trabalhe da mesma forma que você faz para criar uma redação original, com calma e paciência.
Uma dica básica é nunca entregar o texto, seja ele original ou reescrito, assim que você terminar. Espere, pelo menos, alguns minutos e releia ele. Se puder, aguarde até um dia. Assim, sua mente descansa e você fará uma leitura mais tranquila, encontrando possíveis erros.
Dicas finais sobre reescrever texto
Quer deixar seu texto ainda melhor que o original? Então, a melhor coisa a se fazer é acrescentar informações relevantes. Ao ler a redação que precisa ser refeita, verifique se há palavras ou termos que precisam ser melhor explicados.
Você pode deixar seu conteúdo mais encorpado, ao acrescentar listas, passo a passo ou explicação de termos técnicos.
Por isso, é bom você sempre ler, pelo menos, mais um texto sobre o mesmo assunto, como mencionado no item quatro. Assim você poderá fazer possíveis acréscimos ao seu texto.
Agora é com você. Vai reescrever um texto? Siga esses cinco fundamentos e crie conteúdos inovadores e relevantes. E não deixe conferir mais textos do Portal Webcitizen.