A medida que você se aproxima da aposentadoria, é provável que sua poupança e outros ativos de aposentadoria estejam crescendo. Isto pode sinalizar um futuro promissor para sua segurança financeira. Ou pode ser a causa de estresse e ansiedade se você não souber como aproveitar ao máximo seu tempo livre. Felizmente, há muitas maneiras de ter uma aposentadoria agradável que não exigem uma fortuna ou uma vida inteira de planejamento. Aqui estão três dicas para ajudá-lo a aproveitar seu tempo livre para que, quando você se aposentar, não perca nada.
Planeje bem suas finanças
Não se trata apenas do quanto você economizou. Trata-se também de como você planeja gastar esse dinheiro. Não deixe de pensar em decisões financeiras futuras, como quando começar a retirar dinheiro de suas economias ou quando começar a contrair dívidas.
É importante fazer isso quando você ainda é capaz de tomar decisões financeiras sólidas. Alguns anos antes de se aposentar é o melhor momento para começar a contrair dívidas. Comece a se preparar agora. Para lhe auxiliar com as finanças, agora há a possibilidade de você aposentado(a) contar com o recurso da revisão da vida toda, uma possibilidade de revisar sua aposentadoria e ganhar mais.
Para tal, o ideal é que contate um especialista para saber se tem direito a revisão, o ideal seria contatar um advogado previdenciário para avaliar as possibilidades de um novo cálculo.
Exercício regular
Quando você tem entre 40 e 50 anos, é provável que seu corpo esteja dorido e dolorido. Isto é normal, pois seus músculos se tornam menos flexíveis e menos fortes. Entretanto, à medida que você envelhece, você também deve esperar uma perda de massa muscular. Para manter-se saudável e reduzir o risco de se tornar mais frágil, você deve incorporar alguns exercícios leves e regulares.
Escolha algo que você aprecie e que possa fazer facilmente, como caminhar, fazer ioga ou nadar. Você não precisa entrar em uma academia e gastar dinheiro que poderia estar colocando em suas economias. Saia de casa e entre no ar fresco – você será mais saudável para isso.
Conectar-se com amigos e familiares
Os aposentados muitas vezes sentem que não têm nada de interessante para fazer. Você pode até sentir falta do estímulo diário do trabalho, como lidar com os problemas de outras pessoas, ou do elemento social do trabalho, como as reuniões com colegas ou clientes.
Você pode reavivar estas experiências, reconectando-se com seus amigos e familiares. Você pode fazer isso visitando sua cidade natal ou uma área onde você costumava morar e trabalhar. Entre em contato com sua universidade local, clube esportivo ou grupo comunitário para ver se há algum evento que você possa participar. Você também pode organizar uma reunião com antigos colegas.
Não se esqueça de se divertir
Os aposentados muitas vezes sentem que não têm nada de interessante para fazer. Você pode até sentir falta do estímulo diário do trabalho, como lidar com os problemas de outras pessoas, ou do elemento social do trabalho, como as reuniões com colegas ou clientes. Você pode reavivar estas experiências, reconectando-se com seus amigos e familiares.
Você pode fazer isso visitando sua cidade natal ou uma área onde você costumava morar e trabalhar. Entre em contato com sua universidade local, clube esportivo ou grupo comunitário para ver se há algum evento que você possa participar.
Você também pode organizar uma reunião com antigos colegas. Se você estiver com uma renda baixa, talvez queira considerar a possibilidade de ser voluntário. Você pode ser capaz de encontrar algo que lhe interesse e de que outros em sua comunidade possam se beneficiar, como um grupo de caridade ou de ação social.
Conclusão
A aposentadoria é uma época em que você tem mais tempo livre do que o habitual. Isto pode ser uma coisa boa se você usar seu tempo sabiamente e não deixar que as preocupações financeiras se interponham na maneira de aproveitar sua aposentadoria.
Se você aproveitar ao máximo estas dicas, você estará muito melhor preparado para uma aposentadoria livre e ativa. Os aposentados muitas vezes sentem que não têm nada de interessante para fazer. Você pode até sentir falta do estímulo diário do trabalho, como lidar com os problemas de outras pessoas, ou do elemento social do trabalho, como as reuniões com colegas ou clientes.
Você pode reavivar estas experiências, reconectando-se com seus amigos e familiares. Você pode fazer isso visitando sua cidade natal ou uma área onde você costumava morar e trabalhar. Entre em contato com sua universidade local, clube esportivo ou grupo comunitário para ver se há algum evento que você possa participar. Você também pode organizar uma reunião com antigos colegas.