Comprovadamente, a técnica ajuda a saúde física, mental e emocional nesta fase da vida, com a melhoria na qualidade do sono e redução dos sintomas de estresse e depressão
A maioria das famílias tem parentes idosos, e as massagens geriátricas podem ser uma das experiências mais gratificantes para este público. Estima-se que atualmente 8,5% da população mundial tenham mais de 65 anos de idade, e com o aumento global da expectativa de vida, esta porcentagem subirá nos próximos anos.
A partir desta perspectiva, o mercado de terapias voltadas ao bem-estar das pessoas da terceira idade também tem crescido sem parar. Da mesma forma, o segmento de massagens indicadas para os maiores de 65 anos, acamados ou não, tem registrado forte aumento da demanda.
As massagens terapêuticas e relaxantes para idosos envolvem técnicas básicas de amassamento, fricção e deslizamento, e são realizadas em posições mais convenientes para esses pacientes especiais. São indicadas não apenas pelos benefícios à saúde, mas também pelos sociais.
Massagear idosos não apenas traz benefícios para a saúde deles, mas também melhora muito sua qualidade de vida, pois a terapia é usada favoravelmente como uma atividade social por idosos solitários.
Normalmente, a massagem é realizada em uma mesa própria, ou em uma cadeira especial para esta atividade. Mas, para alguns idosos, não é aconselhável deitar-se de bruços. Por isso, a cadeira sugerida pode ser de uso comum ou até de rodas, se for o caso, mas ela deve dar acesso às costas, pescoço, ombros, cabeça, pés, braços e mãos.
Para ombros, a sugestão é colocar a cadeira em frente a uma mesa, assim como uma almofada entre a mesa e o tórax do idoso, para que ele possa se apoiar se necessário.
Em primeiro lugar, mas já sentado, o idoso deve respirar fundo algumas vezes. Assim, o massagista poderá começar a terapia pelos ombros, usando a técnica de amassamento, em que ambas as mãos são colocadas em um só ombro.
A área é segurada entre os dedos e o polegar. O objetivo é agarrar levemente a pele e o músculo usando os dedos e o polegar e, em seguida, levantar suavemente e aplicar pressão mínima ao começar. A técnica de amassamento é feita por 20 a 30 segundos e, em seguida, o massagista desce ao longo do ombro.
A massagem dos pés e das mãos de um idoso pode ser muito benéfica, especialmente se ele tiver artrite. Para os pés, a terapia pode ser feita com ou sem meias. Recomenda-se que a pessoa deite de bruços na cama. A cabeça deve ser apoiada em um travesseiro, se houver dificuldade para se deitar.
O terapeuta pode usar loção ou algum óleo para este método. Óleos de aromaterapia ou uma mistura de óleos essenciais também podem ser utilizados. Com algumas gotas, o massagista esfrega os pés do idoso por 10 a 20 segundos até que se acostumem ao toque.
Em seguida, aplica a técnica de amassamento, na qual segura o pé e agarrará a pele e o músculo subjacente entre os dedos e o polegar, levantando-o. Isto é feito por 10 a 20 segundos, com movimentos ao longo do pé em movimentos circulares.
Para os idosos, deitar de bruços para uma massagem nas costas pode ser doloroso e, às vezes, nem é possível. Deitar de lado é uma ótima alternativa. Esta posição será confortável e dará acesso total às costas do paciente. Usar uma mistura de óleos essenciais relaxantes, como lavanda ou gerânio, funciona muito bem.
Com algumas gotas, o massagista espalha por toda a superfície das costas do paciente. Em seguida, desliza lentamente as mãos para cima e para baixo, sempre evitando a coluna. Fricciona com movimentos circulares nas costas e, com os punhos cerrados, usa os nós dos dedos de cada lado da coluna, pressionando especialmente os músculos.
Quando o massagista chega à base do pescoço, ele começa novamente na parte inferior das costas. Depois de fazer isso, por alguns minutos, continua com a mesma técnica, em movimentos circulares.
Precauções
Existem algumas precauções importantes a serem consideradas ao massagear idosos. Se ele tiver problemas de saúde – mesmo leve –, é preferível antes conversar com o médico.
Condições específicas, como dor no joelho, feridas abertas, osteoporose ou outras necessidades específicas, devem ter atenção máxima do massagista, com vistas a evitar o agravamento.
Se o idoso for frágil, 30 a 40 minutos são mais do que suficientes para uma massagem. Ao contrário, podem receber uma massagem mais longa, sem ultrapassar 60 minutos.
Como a pele dos idosos tende a ficar seca, indica-se o uso de uma boa mistura de óleos essenciais relaxantes e de aromaterapia. O ideal é evitar massagear sem um gel próprio, loção ou óleo.
Para os idosos acamados, o massagista precisa considerar a possibilidade de que a terapia possa soltar coágulos sanguíneos que podem desencadear problemas críticos de saúde.
Recomenda-se ainda que o idoso receba apenas uma massagem relaxante ou sueca e evite modalidades mais vigorosas, como a esportiva, pois envolve muita força e pressão.
Por fim, os responsáveis pelo idoso devem assegurar que as sessões sejam mais curtas, idealmente não passando de 30 minutos. Levando em consideração todas essas dicas, a pessoa da terceira idade certamente não terá problemas e ganhará, como bônus, uma condição de bem-estar melhor.