Ao decidir construir ou realizar reformas, é fundamental considerar diversos fatores, como o orçamento disponível, tipo de projeto, contratação de profissionais especializados, etc. Nesse último caso, a construtora GDV é o tipo de empresa mais indicado, visto que contribui para todos os detalhes de uma obra impecável. Afinal, conta com profissionais de diferentes áreas, que elaboram e executam o projeto de acordo com suas necessidades, desejos e também orçamento, é claro.
Contudo, assim como acontece em todas as áreas, existem empresas de ótima qualidade e outras que podem não atender suas expectativas. Justamente por isso, é importante saber como contratar os profissionais certos. Então, pensando em te ajudar, pois sabemos que nem sempre essa é uma tarefa simples, preparamos o post de hoje com 8 dicas para contratar uma boa construtora. Vamos lá?
Tenha o projeto em mente
O primeiro passo para contratar a construtora é ter seu projeto em mente. Ou seja, qual é o tipo de obra que você deseja realizar? É residencial, comercial, educacional ou industrial? A partir disso, você já pode começar a pesquisar empresas que sejam especializadas no tipo de obra desejada. Afinal, de nada adianta contratar uma construtora especialista em ambientes educacionais, se o objetivo é a reforma ou construção de sua casa.
Peça indicação
Outro ponto importante é pedir indicação para pessoas, amigos ou familiares, que já contrataram uma construtora para reformar ou construir. Além disso, profissionais como arquitetos e designers também podem ser uma boa fonte de pesquisa. Isso porque, dificilmente alguém irá indicar uma empresa que teve algum tipo de problema ou dor de cabeça. Com isso, você reduz as chances de problemas durante sua obra e evita prejuízos desnecessários.
Pesquise sobre o histórico da construtora
Depois de ter algumas opções em mente, é hora de pesquisar sobre as construtoras e seu histórico. Isso quer dizer avaliar outras obras parecidas que ela já realizou, assim como pesquisar avaliações na internet e até mesmo na justiça. Dessa forma, você já consegue entender se é uma empresa sólida e com clientes satisfeitos ou se está envolvida em muitos problemas.
Visite outras obras e imóveis prontos
Outra ótima dica para quem quer contratar uma construtora é visitar os imóveis que ela está cuidando ou já finalizou, caso o cliente permita. Isso porque, na internet tudo pode ser muito bonito, mas pessoalmente a história é outra. Portanto, ao visitar os locais e obras, pode analisar de perto a qualidade dos materiais, do acabamento, o padrão, etc.
Pesquise sobre os funcionários
Pesquise também sobre os funcionários da construtora, se são especializados para executar o serviço, se a construtora oferece os treinamentos adequados, se segue as NRs para o treinamento, etc. Além disso, sempre converse com o diretor técnico, diretor administrativo ou outro responsável direto pela obra, pesquisando também sobre seu histórico, obras que já realizaram no passado e se houve algum tipo de erro ou imprevisto.
Avalie a saúde financeira da empresa
Se a sua obra for financiada, é ainda mais importante pesquisar sobre a saúde financeira da construtora. Isso porque, os bancos somente liberam o crédito se a empresa estiver bem estabelecida, ou seja, sem nenhum tipo de problema financeiro. Além disso, lembre-se que também é possível pesquisar informações para um financiamento, ainda que as obras já estejam em andamento.
Priorize a qualidade do serviço
Sabemos que o orçamento é importante, mas é importante deixar claro que ele não é o único fator que pode ser considerado. Sendo assim, se a construtora cobrar valores muito abaixo do praticado no mercado, é importante ficar atento e com um pé atrás, pois nem sempre isso é uma vantagem, principalmente para seu bolso.
Confirme se existe algum tipo de seguro
Por fim, mas não menos importante, devemos deixar claro que imprevistos acontecem e isso não tem nada a ver com a construtora ser famosa ou de boa qualidade. Mas, justamente por isso, é importante verificar se existe algum tipo de seguro por inadimplência por parte dos fornecedores, falhas ou irregularidades por parte dos funcionários, etc. Com isso, você evita problemas graves, como atrasos ou até mesmo abandono da obra.
Então, com as dicas do post de hoje, temos certeza que encontrar uma construtora de qualidade será uma tarefa muito mais simples e rápida.