O seguro para Pix vem se tornando cada vez mais popular com o crescimento desse meio de pagamento instantâneo. Com essa solução, você tem direito a um reembolso até certo valor em caso de roubos envolvendo transferências e compras via Pix.
Assim, seu saldo bancário fica protegido mesmo em caso de transações sob ameaça. Veja a seguir como funciona o seguro para Pix e se vale a pena para o seu bolso.
O que é seguro para Pix?
Seguro para Pix é um produto financeiro que protege seu saldo bancário contra o risco de roubos envolvendo esse meio de pagamento instantâneo. Como você deve saber, um Pix leva poucos segundos para ser efetivado, o que traz muita praticidade para o consumidor, mas também se torna uma vantagem para os criminosos.
Quadrilhas e assaltantes especializados têm roubado celulares e invadido contas bancárias para fazer transferências rápidas de alto valor. Em alguns casos, as vítimas são sequestradas e obrigadas a fazer compras e transferências via Pix sob ameaça dos bandidos.
Logo, o seguro para Pix foi criado para garantir a indenização ao segurado após esse tipo de ocorrência. Com esse produto, você pode ter mais tranquilidade em relação ao dinheiro que está na sua conta bancária.
Como funciona o seguro para Pix?
O seguro para Pix funciona como qualquer outro produto desse tipo: o consumidor contrata um plano e tem direito a uma indenização até certo valor em caso de roubo ou furto. Nos seguros mais comuns oferecidos no mercado, as seguradoras garantem um reembolso de até R$ 5 mil para valores roubados via Pix.
Geralmente, a cobertura é válida para transações feitas após roubo, perda ou furto do celular, além de transferências e compras feitas sob ameaça. Para que o seguro seja válido, o dispositivo móvel usado na ocorrência deve ter sido roubado ou furtado do próprio titular — e não quando ele não estava presente, como quando criminosos invadem uma casa e roubam um celular para fazer Pix.
Se ocorrer um sinistro (ocorrência prevista na cobertura), o segurado deve acionar a seguradora e enviar os documentos necessários para receber o reembolso de acordo com o valor estipulado em contrato.
Vale a pena ter seguro para Pix?
Se você quer proteger o saldo da sua conta bancária contra a ação de quadrilhas do Pix, o seguro é o melhor caminho. Em 2022, os roubos envolvendo Pix aumentaram absurdos 2.818%, de acordo com uma pesquisa feita pelo Banco Central.
Foram mais de 739 mil ocorrências, como invasões de contas bancárias, transferências após roubo de celulares e transações feitas sob ameaça. Isso sem falar nos sequestros em que os criminosos obrigam as vítimas a fazer diversas compras e transferências no Pix. Nesse cenário, certamente vale a pena ter um seguro para Pix e proteger seu dinheiro.
Dicas de segurança para o Pix
O Pix é muito prático e eficiente, mas deve ser usado com cuidado. Veja algumas dicas de segurança:
- Tenha uma senha única para o seu aplicativo bancário, sem usá-la em outros apps e sites
- Configure limites de transferências via Pix para o horário diurno e noturno, deixando os valores noturnos sempre baixos
- Evite usar o reconhecimento facial como única senha do seu app bancário para evitar falsificações
- Nunca clique em links desconhecidos recebidos pela internet, pois muitos golpistas roubam dados da sua conta dessa maneira.
Ficou claro como funciona o seguro para Pix? Então, escolha o melhor produto para proteger seu dinheiro!