Na busca por obter a capacitação profissional para que se consiga inserir no mercado, um dos pontos mais importantes é a educação profissional e tecnológica, uma opção e um dos caminhos mais eficientes para isso.
Para que você possa obter os resultados desejados com a EPT, é importante entender o que ela é e qual é o seu objetivo.
Neste conteúdo, iremos mostrar a você tudo o que se deve entender a respeito dela na prática, incluindo suas vantagens e os diferentes níveis em que ela se divide.
Quer saber tudo sobre o tema? Então não deixe de acompanhar o texto até o final!
Entendendo a EPT e o seu objetivo
A educação profissional, que é chamada de EPT, nada mais é do que um modelo educacional que tem como objetivo garantir às pessoas o direito de acesso à educação e também ao trabalho profissional.
Ela está prevista dentro da LDB, do ano de 1996, e baseia-se, assim, nos princípios da constituição federal de 1988.
Portanto, o objetivo da educação profissional e tecnológica é preparar todo cidadão para a integração ao mercado através do processo de aprendizagem dentro do ensino médio e superior.
Em termos práticos, há muitas vantagens na EPT para jovens e para adultos, como:
- Incentivo no início da sua carreira e na formação continuada
- Une a prática dentro do processo de aprendizagem
- Permite um maior autoconhecimento a respeito das suas próprias habilidades
A EPT pode estar presente nas diferentes etapas da vida de uma pessoa, visto que envolve diferentes cursos, como de qualificação, cursos de habilitação tecnológica e aqueles de pós-graduação.
Os níveis da EPT são os seguintes:
- Nível de formação inicial e continuada (também conhecido como de qualificação profissional): referem-se a todos aqueles cursos para capacitação, atualização e aperfeiçoamento. Os objetivos deles são a promoção do desenvolvimento da vida produtiva e da vida social
- EPT a nível médio: aqui existem cursos que são direcionados para os estudantes que estão no ensino médio. Este é um nível que envolve a formação e a competência tendo como base conhecimentos diversos, como os culturais, os científicos e tecnológicos, e o sócio históricos
- Nível de EPT para graduação e a pós-graduação: está relacionado com cursos de ensino superior de tecnologia ou tecnólogo, envolvendo a qualificação profissional tecnológica, a pós-graduação na forma de especialização, de mestrado e de doutorado
Confira: Como utilizar a tela interativa?
Quais são as oportunidades da EPT?
Os jovens e os adultos que fazem cursos de educação profissional e tecnológica contam com oportunidades e com diferenças em relação ao seu formato.
Antes da compreensão de como funciona, é necessário compreender a oferta que existem em relação ao modelo de aprendizagem, que pode acontecer em instituições de ensino público, privado, mas também em empresas e associações.
Além do mais, a EPT ainda pode ser oferecida nos mais diferentes formatos, como no caso do ensino médio, podendo ser tanto integrada naquela mesma instituição ou ainda oferecida logo após a formatura dos estudantes na escola.
Cursos e profissões para a EPT
Agora que compreendemos, de forma geral, a EPT e o seu objetivo, são hora de avançarmos no conteúdo através da explicação sobre quais os cursos e as profissões que as pessoas podem conquistar por meio desse ensino.
São 13 eixos distintos, cada um deles com cursos e profissões específicas, que iremos mostrar na lista a seguir:
- Cursos de controles e de processos industriais: caso dos cursos técnico em mecatrônica, do técnico em automação industrial, técnico em soldagem
- Cursos de saúde e de ambiente: técnico em nutrição, técnico em estética, técnico em farmácia, entre outros
- Cursos de infraestrutura: técnico em estradas, técnico em saneamento, técnico em hidrologia
- Cursos de Desenvolvimento de social e de educacional: técnico em biblioteconomia, técnico em alimentação escolar, técnico em orientação comunitária, entre outros
- Cursos de gestão e negócio: técnico em corporativismo, técnico em contabilidade, técnico em recursos humanos, técnico em vendas, etc.
- Cursos de formação militar: técnico em mergulho, técnico em cavalaria, técnico em desenho militar, etc.
- Cursos de produção de alimentação: técnico em alimentos, técnico em cervejaria, técnico em agroindústria, técnico em confeitaria, entre vários outros
- Cursos em Produção Cultural e Design: técnico em paisagismo, técnico em museologia, técnico em teatro
Essas são apenas algumas mostras de como a educação profissional e tecnológica abrange um grande número de áreas e abre muitas oportunidades de profissões, atendendo assim ao perfil e às habilidades diversas das pessoas.
Conclusão
Como visto aqui, a educação profissional e tecnológica é uma forma das pessoas conquistarem a qualificação profissional para adentrar no mercado e ela pode ser aplicada de diferentes formas.
Neste texto, mostramos o que é a EPT, bem como as suas vantagens e ainda alguns exemplos de cursos que podem ser seguidos pelas pessoas que resolvem capacitar-se nos diferentes níveis de educação.
O que achou do conteúdo sobre qual o objetivo da educação profissional e tecnológica?