Vivemos em um mundo onde a competitividade no meio digital cresce diariamente, se mostrando cada vez mais necessário se destacar e conseguir chamar a atenção do público-alvo em meio a tantas informações disponíveis.
Se você quer ser bem sucedido no seu negócio, seja ele digital ou físico, uma das melhores formas de conquistar isso é através da conversão com tráfego pago. Com essa estratégia, o seu negócio poderá contar com anúncios diversos, seja nas redes sociais, com links patrocinados exibidos nos mecanismos de busca (como o Google) e muitas outras possibilidades.
Mas, não é só gastar dinheiro com anúncios e você terá um retorno financeiro, é preciso conhecer o assunto e como utilizar as estratégias para que os seus resultados sejam positivos. Do contrário, estará apenas perdendo dinheiro.
Por isso, neste conteúdo, iremos te apresentar 7 das melhores práticas e táticas que são consideradas eficazes para utilizar e conquistar um aumento na conversão com tráfego pago.
1. Definindo metas de conversão claras e mensuráveis
Para começar, você precisará definir suas metas de conversão de forma clara e mensurável. Suas metas devem ser detalhadas, possíveis de serem conquistadas (não necessariamente fáceis) e serem relevantes para o seu público-alvo.
Por exemplo, você pode desejar aumentar o número de seguidores no Instagram de sua marca ou o número de pessoas que adquiriram um e-book através dos anúncios. Definir um prazo para essas conquistas também é importante, para que ações sejam feitas com base nesta data final.
Dessa forma, é muito mais fácil definir as estratégias durante o período de tempo que possui e também manter o foco nessas ações.
2. Segmentação avançada: Alcançando o público certo com precisão
O tráfego pago tem como um de seus principais benefícios o fato de ser capaz de segmentar o público-alvo com muita precisão, ou seja, você consegue limitar quem irá receber os anúncios criados.
Dessa forma, ao invés de criar anúncios e mostrá-los para um público amplo e genérico, você pode direcioná-lo apenas para aqueles usuários que possuem potencial de compra, de interesse no seu conteúdo, etc.
Por exemplo, você pode estar querendo alcançar apenas pessoas da região onde sua loja física se encontra. Assim, é possível segmentar um público-alvo com base em características demográficas.
E o mesmo pode ser feito com os interesses dos usuários, como eles se comportam na internet, dentre outras características.
Para uma boa segmentação, é importante conhecer quem é a sua persona e o seu público-alvo.
3. Criação de anúncios impactantes: Táticas para atrair a atenção do público-alvo
Quanto mais informações temos no meio digital, maior se torna a necessidade de ter um diferencial nos seus anúncios para que eles gerem certo impacto e se destaquem em meio a tantas informações.
Para isso, você poderá utilizar imagens, elementos visuais que atraem a atenção do público e permita que o seu conteúdo seja compreendido de forma rápida e clara. Afinal, um anúncio precisa prender a atenção de forma imediata.
A otimização também é importante para este impacto positivo, mas falaremos mais sobre isso no decorrer do texto.
4. Landing pages otimizadas: Como criar páginas de destino que convertem
Quando você fizer um bom trabalho com seus anúncios, os usuários serão levados para uma outra página – a landing page.
Essa landing page é a página onde será realizada a conversão, ou seja, onde a mágica deve acontecer.
E para que essa conversão aconteça, é preciso que a sua landing page esteja otimizada, garantindo fácil compreensão da oferta, uma boa copy e um storytelling para prender a atenção e despertar emoções no usuário.
Na landing page, você poderá contar com técnicas variadas, sendo indispensável ter ao menos um CTA (chamada para ação) na página. Isso irá orientar o usuário para que ele saiba onde clicar para garantir o que está sendo ofertado.
Outros aspectos também definem uma página bem otimizada, como a velocidade de carregamento, como ela se adapta a opções mobile, dentre outras características.
5. Acompanhamento e análise de métricas: Identificando pontos de otimização
É indispensável ser feito um acompanhamento e análises de suas métricas, afinal, são elas que irão mostrar se a sua campanha está gerando bons resultados ou não.
Sem as métricas, é impossível saber com precisão quando é preciso parar um anúncio, quando ele está gerando um bom retorno, quando uma campanha precisa de alterações, etc.
Por isso, se você deseja melhorar sua conversão com tráfego pago, não se esqueça de sempre analisar as métricas.
6. Otimização contínua: Refinando a estratégia com base nos resultados obtidos
Assim como tudo em torno da tecnologia e do digital, o marketing digital está em constante evolução. Por isso, sua estratégia também precisa evoluir para se manter forte e gerando os resultados que busca.
Evite se acomodar quando ver bons resultados, pois uma hora isso irá mudar e você terá um problema para solucionar. Esteja sempre atento às novidades, utilize a segmentação, novos CTAs, testes A/B e outras técnicas ao seu favor.
7. Integração com a equipe de vendas: Alinhando esforços para fechar negócios
E, por fim, saiba que um bom trabalho em equipe pode fazer toda a diferença nos seus resultados com tráfego pago.
Integrar o time de marketing com o de vendas é uma forma de conseguir alinhar seus esforços para conseguir gerar mais conversões.
Para isso, é preciso haver uma boa comunicação entre as equipes, troca de informações sobre os leads gerados, processos bem definidos e compreendidos por ambas as equipes e muito mais.
Para que funcione, é preciso agir como uma só equipe, mesmo que as ações sejam diferentes. Além disso, compreender o que o outro faz também contribui para maior entendimento dos processos, tempo de execução, etc.