Técnica pode mudar a aparência dos cabelos em transição e acelerar a conquista de fios naturais
Você já ouviu falar do Big Chop? É uma técnica que consiste em cortar todo o cabelo que tem química, deixando apenas a parte natural. Muitas mulheres que passam pela transição capilar optam pelo Big Chop para se livrar de vez dos fios alisados e assumir os cachos, ondas ou crespos e conseguir, finalmente, mais definição nos fios.
Mas será que o Big Chop é mesmo necessário para retirar a química do cabelo? Quais são os benefícios e os desafios desse processo? Afinal, não é um processo fácil, ainda mais para quem está acostumada a ter um cabelão e, de repente, se vê com um cabelo curto. Mas fique tranquila, vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre o Big Chop e como fazer essa mudança com segurança e estilo.
O que é o Big Chop?
O Big Chop é um termo em inglês que significa “grande corte”. Ele se refere ao ato de cortar todo o cabelo que tem química, seja ela alisamento, relaxamento, progressiva, permanente ou tintura. O objetivo é eliminar de uma vez por todas a parte danificada dos fios e deixar apenas a raiz natural crescer.
O Big Chop é diferente do corte de cabelo comum, pois ele não leva em conta o comprimento, o formato ou o estilo dos fios. Ele é feito apenas para remover a química e iniciar uma nova fase capilar. Por isso, muitas vezes o resultado é um cabelo bem curtinho, quase raspado. Então é preciso estar bem decidida e preparada para encarar esse período de cabelo curto sem deixar se afetar.
Por que fazer o Big Chop?
O Big Chop é uma opção para quem quer se livrar da química do cabelo de forma rápida e radical. Ele pode trazer vários benefícios, como:
– Acelerar a transição capilar: a transição capilar é o período em que se deixa de usar química no cabelo e se espera ele crescer naturalmente. Esse processo pode levar meses ou até anos, dependendo do tipo e da quantidade de química que se usou nos fios. O Big Chop pode encurtar esse tempo, pois elimina toda a parte alisada ou modificada do cabelo e permite que ele cresça livremente.
– Melhorar a saúde dos fios: a química pode causar muitos danos aos cabelos, como ressecamento, quebra, pontas duplas, opacidade e falta de elasticidade. O Big Chop pode melhorar a saúde dos fios, pois remove toda a parte danificada e deixa apenas a parte saudável e hidratada.
– Facilitar os cuidados diários: cuidar de um cabelo com duas texturas diferentes pode ser um desafio, imagina só enfrentar por meses e meses um cabelo crespo na raiz e liso nas pontas? É preciso usar produtos específicos para cada parte, fazer hidratações frequentes e evitar penteados que forçam ou quebram os fios. O Big Chop pode facilitar os cuidados diários, pois deixa o cabelo com uma textura só e mais fácil de pentear, lavar e finalizar com produtos específicos para cabelos cacheados e crespos.
– Aumentar a autoestima: o Big Chop pode ser uma forma de se reconectar com a sua identidade e com a sua beleza natural. Muitas mulheres relatam que se sentem mais livres, confiantes e empoderadas depois de fazer o Big Chop e assumir os seus cabelos como eles são.
Então, se você se sente preparada para retirar a química de uma vez por todas dos seus fios, pode apostar no big chop sem medo e se aventurar com seu novo cabelo.