Em termos de praticidade, abrir uma loja virtual é uma das modalidades de empreendimento que mais se destacam. Por não envolver gastos e despesas com espaço físico, sua manutenção torna-se menos custosa, garantindo melhores chances de lucratividade.
No entanto, engana-se quem pensa que uma loja virtual não precisa de planejamento e dedicação. Ainda que sua organização seja de fato mais fácil, a abertura de empresas virtuais deve ser igualmente feita de maneira estruturada e detalhada. Venha com a gente e confira o passo a passo para abrir sua loja virtual com sucesso.
Vale a pena abrir uma loja virtual?
Segundo dados divulgados pela plataforma Nuvemshop, nos três primeiros meses de 2023 foram movimentados impressionantes R$ 703 milhões com pequenas e médias lojas virtuais. Trata-se de um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Esse cenário promissor reforça a grande tendência de crescimento do comércio eletrônico pelos próximos anos, garantindo boas oportunidades de lucratividade para quem optar por abrir lojas virtuais. Vale ressaltar, obviamente, que o sucesso de um empreendimento também depende de fatores como correta gestão administrativa e efetivos planos de marketing.
Como abrir uma loja virtual em 5 passos
A abertura de um empreendimento deve sempre ser realizada de maneira cuidadosa para evitar potenciais prejuízos iniciais. Confira agora os 5 passos para abrir sua própria loja virtual de maneira segura e estruturada!
1. Planeje-se
Compreender o funcionamento do mercado, definir o público-alvo e estudar a concorrência são os primeiros passos a serem tomados para embasar uma estratégia sólida na abertura de uma loja virtual. Afinal, as informações obtidas orientarão a correta escolha dos produtos a serem comercializados, bem como a definição das melhores estratégias de marketing.
Além disso, é fundamental a elaboração de um firme planejamento financeiro, contendo o cálculo prévio dos gastos e despesas envolvidos, expectativa de retorno financeiro e potencial de lucro. Este mapeamento reduzirá as chances dos custos iniciais ultrapassarem o orçamento da empresa.
2. Formalize seu empreendimento
A formalização consiste na abertura de CNPJ e aquisição das devidas documentações regulatórias de funcionamento. Essa é uma etapa essencial para prover respaldo jurídico ao empreendimento, sendo que o titular também se beneficia com o acesso a benefícios estatais e financeiros.
Para escolher corretamente o tipo de CNPJ, é preciso considerar o porte da loja virtual em termos de receita e pessoal. Por exemplo, se a expectativa de faturamento for de até R$ 81 mil anuais, contratando no máximo um funcionário, pode-se considerar a categoria de microempreendedor individual (MEI).
3. Escolha a plataforma digital
Com base em seu estudo de público-alvo, escolha a modalidade de e-commerce que garanta acesso efetivo aos seus futuros clientes. Considere fatores como praticidade da interface e ferramentas de integração com sistemas de pagamento que permitam receber por boleto, Pix e cartão.
Existem várias opções disponíveis, sendo que o empreendedor pode optar tanto por marketplaces já bem estabelecidos, como Shopee e Amazon, quanto criar sua própria loja virtual com domínio exclusivo, sediadas em plataformas como a Nuvemshop. Lembre-se de escolher opções acessíveis ao seu orçamento previsto.
4. Defina a logística
Organizar corretamente seu estoque é fundamental para otimizar o tempo de envio dos pedidos. Além disso, manter um controle adequado dos itens armazenados evita erros, como venda de produtos fora de estoque.
Vale ressaltar que a modalidade de empreendimento com dropshipping representa uma alternativa prática para quem enfrenta dificuldades de logística. Nesta abordagem, a loja virtual oferece produtos cujo estoque e envio é feito diretamente pela empresa fornecedora dos materiais, faturando uma comissão a cada venda.
5. Garanta um atendimento impecável
Por fim, mas não menos importante: é indispensável proporcionar uma boa experiência aos seus clientes em termos de atendimento. Demonstre atenção e respeito aos consumidores.
Aliás, um bom atendimento é uma das melhores formas de fazer propaganda de sua loja, sabia? Confira agora outras dicas imperdíveis para garantir um bom plano de marketing.
Como divulgar a loja virtual?
Para divulgar efetivamente sua loja virtual, é essencial atrair tráfego qualificado e conquistar clientes. Algumas das estratégias mais utilizadas são:
- Invista em perfis comerciais nas redes sociais, produzindo conteúdo relevante para aumentar seu alcance
- Considere utilizar anúncios pagos, como Google Ads, para impulsionar sua divulgação e segmentar corretamente o público pretendido
- Envie promoções exclusivas por e-mail marketing para os clientes que se cadastraram em sua loja
- Firme parcerias estratégicas com influenciadores digitais ou empresas que oferecem produtos complementares aos que você vende.
Lembre-se de estar sempre em busca de atualizações para que sua loja virtual atenda às novas demandas do seu público. Com planejamento e organização, proporcione a melhor experiência de compra possível!