Questões salariais, insatisfação pessoal, vontade de empreender… são inúmeras as razões que podem levar à decisão de realizar uma transição profissional. Segundo dados de uma pesquisa do instituto ADP Research, cerca de 81% dos entrevistados admitem que já consideraram trocar de carreira.
Para que a mudança de profissão ocorra de maneira mais tranquila, muitos optam por uma transição gradual, focada no preparo financeiro. Assim, assegura-se que as potenciais dificuldades econômicas na fase inicial da nova carreira sejam amenizadas.
Confira agora como fazer sua transição profissional de maneira estratégica e eficiente.
O que é transição profissional?
A transição profissional é o período de planejamento e organização que antecede a alteração de carreira. Em outras palavras, é a etapa de “preparação” para enfrentar novos desafios profissionais.
De maneira geral, a transição envolve a criação de reservas financeiras e qualificação técnica para a nova profissão. O intuito é evitar mudanças bruscas que possam afetar negativamente o trabalhador, em especial em relação às finanças.
Transição profissional vale a pena?
Como mencionamos, a transição é uma das estratégias mais utilizadas por quem busca mudar de profissão de maneira mais segura e tranquila. Com uma reserva suficiente para suprir as necessidades financeiras por vários meses, o trabalhador torna seu período de realocação menos estressante.
Por exemplo, é comum que empreendedores optem por abrir sua empresa estando ainda empregados com carteira assinada. Neste contexto, a transição vale a pena para garantir estabilidade financeira na fase inicial do negócio, até que os lucros sejam suficientes para proporcionar dedicação exclusiva à empresa.
Uma categoria muito popular nessa fase é a do microempreendedor individual (MEI). Para quem fatura até R$ 81 mil por ano e contrata no máximo um funcionário, o MEI exige poucas obrigações fiscais: é basicamente emitir boleto DAS e pagar o imposto único mensalmente e entregar o relatório anual dentro do prazo.
Como fazer uma transição profissional?
Fazer uma transição de carreira requer planejamento, determinação e treino das novas habilidades. Veja agora algumas dicas imperdíveis para facilitar esse período tão importante.
Não aja por impulso
Muitas vezes, enfrentamos insatisfações no emprego atual que nos deixam ansiosos por antecipar a mudança de profissão. No entanto, é preciso ter muita cautela, pois decisões precipitadas e impulsivas podem comprometer negativamente todo o planejamento.
Se a sua intenção for empreender, estude calmamente suas opções, elabore detalhadamente seu plano de negócios e defina estrategicamente o melhor tipo de CNPJ a ser aberto.
Planeje-se financeiramente
A transição profissional é um momento decisivo para planejar e organizar suas finanças de maneira mais estruturada. Por exemplo, elabore planos de contenção de gastos, destinando o valor economizado para criar sua reserva financeira.
Recomenda-se juntar o suficiente para manter suas despesas por pelo menos um ano. Desta forma, mesmo que surjam dificuldades financeiras no início da nova carreira, suas despesas pessoais e necessidades básicas estarão asseguradas.
Capacite-se para a nova profissão
Para ter sucesso na nova profissão, dedique-se ao estudo das habilidades teóricas e práticas necessárias. Busque por cursos e capacitações que possam ampliar seu conhecimento e preparar você para a realocação do mercado de trabalho.
Sabemos que é uma etapa difícil e que muitas vezes a dupla jornada é desgastante. Lembre-se que seus esforços para estudar e se qualificar trarão bons resultados profissionais.
Construa sua rede de contatos
Crie uma ampla rede de contatos profissionais para ter referências que podem direcionar o desenvolvimento de suas habilidades. Troque experiências e aprenda com a trajetória dos seus colegas.
Além disso, utilize as redes sociais específicas para manter-se atualizado das tendências da nova área profissional. Por exemplo, o LinkedIn é uma ferramenta muito usada para criar novas conexões e descobrir oportunidades de emprego.
Mantenha a persistência
Todo início de carreira é marcado por dificuldades e conflitos. Ainda que seja um processo por vezes doloroso, saiba que sua dedicação certamente valerá a pena.
Além disso, lembre-se também de cuidar bem de sua saúde física e emocional, evitando sobrecargas. A transição é um processo contínuo, portanto vá no seu ritmo e respeite seus limites.
Com determinação e perseverança, é possível alcançar seus objetivos e conquistar uma nova profissão. Coloque em prática nossas dicas e torne sua transição mais estruturada e eficiente.