Mais um ano, mais uma janela de transferências que viu as taxas aumentarem. Está se tornando cada vez mais comum o recorde de transferências da Premier League ser quebrado e quem sabe as alturas que ele poderá atingir nas próximas temporadas, já que os clubes não podem deixar de esbanjar dinheiro.
No total, oito clubes quebraram seus recordes de taxas de transferência neste inverno – incluindo Arsenal (Declan Rice, £105), Aston Villa (Moussa Diaby, £51,9 milhões), Brighton and Hove Albion (£30 milhões, João Pedro) e Wolverhampton Wanderers (Matheus Cunha, £50 milhões).
Mas foi o Chelsea, que gasta muito dinheiro, que ultrapassou os limites mais uma vez, desembolsando a enorme quantia de £115 milhões por Moises Caicedo. Foi uma saga de transferência dramática, já que o Liverpool parecia estar pronto para quebrar o recorde depois de concordar com uma taxa de £110 milhões, mas o jogador decidiu que preferia se mudar para Stamford Bridge.
Isso eleva os gastos do Chelsea sob o comando dos proprietários Todd Boehly e Clearlake Capital para mais de 900 milhões de libras em apenas nove meses, e os torcedores do clube do oeste de Londres esperam que eles finalmente comecem a ver os benefícios e se tornem mais favoráveis a essa casa de aposta.
Por enquanto, porém, vamos dar uma olhada em alguns dos jogadores que Caicedo ultrapassou para se tornar o jogador mais caro da história da Premier League.
Enzo Fernandez – £106,5 milhões
É claro que a transferência de Caicedo para o Stamford Bridge não foi a primeira vez que o Chelsea quebrou o recorde de transferências da primeira divisão – e provavelmente não será a última. De fato, essa é a segunda vez que, sob o comando de seus novos proprietários, os Blues superam o maior gasto anterior, quando trouxeram Enzo Fernandez do Benfica por £106,5 milhões em janeiro.
O vencedor da Copa do Mundo teve alguns momentos de brilho em seus primeiros seis meses no Chelsea, mas certamente não foi o grande destaque da Premier League. Mauricio Pochettino espera que ele possa dar a volta por cima e seu desempenho contra o Liverpool no primeiro fim de semana da temporada deixará os torcedores muito animados. Sua parceria no meio-campo com Caicedo pode ser uma força a ser reconhecida.
Declan Rice – £105 milhões
Uma transferência que inevitavelmente aconteceria e que provavelmente sempre ultrapassaria os 100 milhões de libras, Declan Rice finalmente conseguiu sua grande transferência do West Ham United no início deste inverno, assinando com o Arsenal por uma taxa recorde de 105 milhões de libras. Os Gunners enfrentaram o Manchester City pela contratação do antigo alvo do Chelsea.
Depois de liderar a maior parte da campanha, a equipe de Mikel Arteta perdeu o título por pouco na última temporada. O espanhol está claramente empenhado em garantir que o Arsenal mantenha a pressão sobre o Man City, e a chegada de Rice fará com que os especialistas do Betfair Brasil YouTube ponderem se este será ou não o ano do Arsenal.
Jack Grealish – £100 milhões
O primeiro homem de 100 milhões de libras, Jack Grealish fez história quando se transferiu do clube de sua infância para o Man City em 2021. No entanto, ele não foi exatamente bem-sucedido no Etihad Stadium, tendo tido muitas dificuldades em sua primeira temporada no Sky Blue, com apenas três gols e três assistências.
Seus números não foram substancialmente melhores na última temporada, mas cinco gols e sete assistências em 28 jogos na Premier League foram certamente uma melhoria sólida e ele ainda foi um jogador muito importante na campanha do tricampeonato do Man City. —
O Manchester United aparece quatro vezes na lista dos 10 jogadores mais caros da Premier League. Paul Pogba (89 milhões de libras), Antony (82 milhões de libras), Harry Maguire (78 milhões de libras) e Romelu Lukaku (75 milhões de libras), que já foi um recorde de transferência, representam um gasto enorme sem muito retorno para os Red Devils.
As transferências de Mykhailo Mudryk (89 milhões de libras) e Lukaku (97 milhões de libras) para o Chelsea significam que o Chelsea compõe metade da lista, enquanto Virgil van Dijk, a transferência recorde do Liverpool por 75 milhões de libras, está em 10º lugar.