O Ano Novo está chegando, e o início de um novo ciclo é uma ótima oportunidade para renovar as energias. Nesse espírito, você pode aproveitar para se reorganizar e começar o ano de 2024 com o pé direito! E claro que alguns hábitos, bem como o tradicional ritual de Ano Novo, são comuns. Isso ocorre com a organização do armário, que pode te ajudar a ganhar dinheiro – já que você pode vender roupas online através de um brechó – e se sentir mais leve.
Organizar o seu armário é algo que dá um pouco de trabalho, mas vem com vários benefícios: otimiza seu espaço, facilita seu processo diário de escolher o que vestir, e após separar os itens que não se encaixam mais no seu estilo, você pode garantir que peças gentilmente usadas – mas que não tem mais tanto a ver com você – tenham um novo destino.
E para te ajudar nessa tarefa, separamos 4 dicas de organização de guarda-roupa que são simples, mas muito úteis, e que vão te dar uma motivação extra para começar o seu Ano Novo do jeito certo. Confira!
1 – Faça uma limpa e remova o que não usa mais
O primeiro passo na organização de guarda-roupa é analisar todas as peças que você tem, e remover todas as que você não usa mais, seja por uma mudança de estilo ou tamanho. Assim, você consegue reduzir a bagunça e também abrir espaço para novas peças que se encaixam melhor com o seu estilo de vida atual.
As peças usadas ainda em bom estado podem ser vendidas através de um brechó on-line: assim, você dá uma nova chance para que essas peças possam brilhar no armário de outras pessoas, e ainda ganha um dinheiro extra!
2 – Organize as peças que sobraram de uma maneira que faça sentido para os seus hábitos
Agora que você já retirou o que não usa mais, é hora de organizar as peças que ficaram – e a melhor maneira de decidir como fazer essa organização é avaliando os seus hábitos na hora de se vestir.
Ou seja: as peças que você usa com mais frequência devem ficar em áreas mais acessíveis do seu guarda-roupa, enquanto aquelas que só são usadas ocasionalmente podem ficar mais distantes.
Além disso, peças que são mais sazonais (como biquínis ou casacos de inverno) também podem ficar em lugares de fácil acesso apenas em suas estações correspondentes. Assim, você tem um sistema que não é só prático e organizado na hora, mas que consegue também lhe ajudar a encontrar os melhores visuais ao longo do ano, aumentando assim o uso das peças.
3 – Invista em acessórios de organização
Quando falamos sobre como organizar o guarda-roupa, o nome delas já entrega: as caixas organizadoras são as suas melhores amigas! Elas são ótimas para separar e armazenar itens dos mais diversos tipos – como os sazonais – e ajudam a garantir um sistema mais eficiente e duradouro.
Além disso, outros acessórios de organização – como os divisores de gaveta – também ajudam a manter cada coisa em seu lugar, facilitando a visualização das suas peças e simplificando o seu processo de se vestir todos os dias.
4 – Evite compras impulsivas
Enquanto você está no processo de deixar o seu guarda-roupa organizado, bem separado e pronto para receber o novo ano, assim como as suas peças antigas já separadas e encaminhadas para iniciar seu novo ciclo; também é a hora de pensar nas novas que você precisa para completar o seu armário e continuar construindo o seu estilo.
Fazer essa análise e listar o que você realmente precisa é ótimo para evitar compras impulsivas no futuro, ajudando você a se tornar uma consumidora mais consciente e também contribuindo para que a sua vida continue o mais organizada possível!
Organizar o guarda-roupa é uma das melhores maneiras de otimizar a sua rotina, refinar ainda mais o seu estilo, e, principalmente, renovar as suas energias para um Ano Novo muito mais leve e feliz. E para mais dicas de organização, confira mais posts na nossa página!