A “dieta da sopa do Hospital do Coração” foi criada por alunos da Universidade de São Paulo para ser utilizada pelos pacientes obesos do Instituto do Coração de São Paulo – INCOR, que precisavam submeter-se a cirurgia cardíaca e necessitavam emagrecer, de forma rápida, para minimizar os riscos relacionados aos procedimentos cirúrgicos.
Embora tenha sido criada especificamente para esse fim a “dieta da sopa do Hospital do Coração” promovia ótimos resultados, com a perda de peso de até 7 quilos por semana, diante disto, outras pessoas sentiram-se motivadas a também adotá-la para perder quilos extras.
A sopa é elaborada com vegetais pouco calóricos, mas com uma quantidade suficiente de nutrientes que o corpo precisa durante uma semana, você se alimentará basicamente dessa sopa algumas vezes ao dia acompanhados de outros alimentos.
Segundo os pesquisadores que elaboraram essa dieta da sopa, não é recomendado que a perda de peso ultrapasse os 7 kg, mas para obter esse resultado a dieta da sopa tem que ser seguida à risca.
Leia também:
- Código emagrecer de vez – Como funciona + 9 dicas
- Receitas para secar em 30 dias
Contudo, caso haja uma perda superior aos 7 quilos a dieta da sopa deverá ser interrompida por duas semanas e retomada posteriormente. Além de queimar calorias a sopa também desintoxica o organismo e é aprovada por profissionais de saúde.
Receita da sopa do Hospital do Coração
Confira abaixo os ingredientes da sopa:
- 2 folhas de louro
- 1 berinjela
- 2 nabos grandes
- 2 maços de cheiro verde e agrião
- 2 pimentões
- 1 repolho grande
- 1 aipo pequeno
- 2 tomates
- 2 xícaras de vagem picada
- 2 litros de caldo de legumes, carne ou galinha
- 3 dentes de alho
- 4 jilós grandes
- Sal e pimenta do reino a gosto
Como fazer a dieta da sopa do Hospital do Coração
Pique os legumes em pedaços médios, as folhas de aipo e o cheiro verde, adicione os ingredientes em uma panela já com água e os temperos, deixe ferver em fogo alto, após levantar fervura, baixe o fogo e deixe os legumes cozinharem.
Algumas dicas importante:
Após esfriar você pode conservar na geladeira, dê preferência a potes de vidro. Uma dica legal para quem não gosta da textura dos legumes é bater no liquidificador.
Vale ressaltar que, cada prato de sopa equivale a 250 ml (duas conchas) e contém 100 g de hortícolas, a ingestão de dois pratos por dia associado ao consumo de três peças de fruta satisfaz a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Atenção a quantidade de sal uma vez que os caldos industrializados já possuem bastante sódio.
Agora que já sabe como preparar a sopa vamos ao cardápio:
Cardápio do primeiro dia:
Consumir a sopa ao menos 2 vezes ao longo do dia, como frutas que desejar de forma moderada, com exceção de banana e abacate.
Cardápio do Segundo dia:
Tomar a sopa toda vez que sentir fome, associado a legumes que podem ser crus ou cozidos, no jantar prepare uma batata cozida com manteiga.
Cardápio do Terceiro dia:
A sopa deve ser consumida ao menos 2 vezes, pode associar a frutas e legumes com exceção da batata.
Cardápio do Quarto dia:
Coma a sopa ao menos 2 vezes por dia, você pode comer até 8 unidade de banana, e leite desnatado, que fornecerão carboidratos, proteínas e cálcio reduzindo assim a vontade de ingerir açúcar.
Cardápio do Quinto dia:
Coma a sopa ao menos 2 vezes, juntamente com 280 a 400 g de carne vermelha ou branca grelhada e uma porção de tomates frescos temperados com sal, azeite e limão. Beba de 6 a 8 copos de água isso vai ajudar eliminar o ácido úrico.
Cardápio do Sexto dia:
Coma a sopa ao menos 2 vezes no dia. É permitido o consumo de até 3 bifes grandes e grelhados de carne vermelha ou branca com legumes cozidos (exceto batata). Beba, à vontade, água, suco, chá e café (sempre sem açúcar).
Cardápio do Sétimo dia:
Coma a sopa ao menos 2 vezes no dia uma porção pequena de arroz integral (200 gramas) e legumes crus e cozidos. Beba água, suco, chá e café à vontade, sempre sem açúcar.
Atenção!!! Não se pode ingerir bebidas alcóolicas, refrigerantes, pães e frituras. Os alimentos que são liberados não devem ser consumidos exageradamente.
Um bom resultado dependerá da sua disciplina. Devido a pouca quantidade de energia produzida pelo organismo deve-se evitar exercícios físicos de alta intensidade ou até mesmo evita-los.
Vale ressaltar, que após a dieta de uma semana é necessário manter hábitos alimentares saudáveis. Para mais informações veja o guia de alimentação saudável proposto pelo Ministério da Saúde.
Informações adicionais:
A beringela ajuda a reduzir o colesterol e a pressão sanguínea, combate artrite, gota, reumatismo, diabetes, inflamações na pele, problemas no fígado, indigestão e prisão de ventre.
Além de possuir substâncias que agem como um detergente quebrando as moléculas de gordura presentes no sangue impedindo o organismo de absorvê-las.
O nabo é rico em vitamina C, devido à sua função antioxidante vai também ajudar na proteção das células e na prevenção de doença crónica.
O nabo fornece ainda, em menores quantidades, potássio, folatos e magnésio. Além disso, é dotado de propriedades anti-inflamatórias, expectorantes, laxantes, diuréticas e tônicas.
O agrião melhora a saúde dos olhos e pele devido ao seu alto teor de vitamina A, fortalece o sistema imunológico por ser rico em vitamina C, previne doenças cardíacas devido a vitamina C e K e também é rico em ácido fólico que ajuda a prevenir anemia.
Veja também: 12 alimentos naturais para aumentar a imunidade
O repolho é rico em vitamina B6 e folato, ambos essenciais para muitos processos importantes no corpo, incluindo o metabolismo e o funcionamento do sistema nervoso.
O jiló possui bioquímicos, denominados flavonoides, são antioxidantes, ou seja, protegem as artérias, impedindo que o colesterol, gordura ruim, seja aderido.
A vagem é repleta de vitaminas A, C, K e B6, além de ácido fólico e minerais como silício, cálcio, manganês, ferro, cobre e potássio.
Resumindo, para tratar a obesidade ou sobre peso é preciso reduzir a quantidade de calorias ingeridas, por meio de uma dieta adequada as suas necessidades e estilo de vida e também estimular o corpo com atividades físicas.
A dieta da sopa do Instituto do coração vai ajudar no início, como estímulo, mas jamais como prática constante.
Leia mais: Suplementos vitaminas e minerais: para que serve e quais os benefícios para a nossa saúde?
Antes de finalizar, não poderia deixar de ressaltar que, quando se fala em dieta de sopa para emagrecer, essa é uma das melhores opções, diferente da maioria das sopas para emagrecimento, essa é uma opção totalmente natural.
Então, com base nisso é possível afirmar essa é a dieta da sopa mais indicada para o seu organismo a dieta da sopa da USP, além de ser uma sopa que emagrece é também muito deliciosa.