Pensando em agir preventivamente, os motoristas sabem que manter a manutenção do veículo em dia é uma excelente alternativa para evitar problemas mecânicos.
Porém, mesmo com todos os cuidados adotados de maneira prévia, esse contratempo pode acontecer. Portanto, caso o carro tenha uma pane, é fundamental saber quais medidas adotar para solucionar o problema.
Com o objetivo de ajudá-lo, abordaremos algumas boas práticas essenciais para ter o mínimo de estresse ao resolver esse problema. Confira!
Mantenha a calma
Essa dica pode parecer óbvia, mas ela faz todo o sentido em situações como a de um problema mecânico do carro. Por exemplo, mesmo que o veículo apresente falhas em uma via movimentada, é importante manter a tranquilidade.
A dica é ir para um lugar seguro e acionar o reboque, que pode ser o da seguradora ou, caso você esteja em uma distância acima da área de cobertura da empresa, o ideal é entrar em contato com os serviços mais próximos da localidade. Também é válido solicitar apoio a concessionária responsável pelo trecho, quando a rodovia é privatizada.
Pare em um local seguro
Se for possível estacionar o carro, a recomendação é fazer isso em um local que ofereça o máximo de proteção.
Além disso, também é importante ligar o pisca alerta, contribuindo para que seu carro seja visualizado, evitando um novo acidente.
Sinalize o local
Além de parar o carro em um local seguro, é fundamental sinalizar a via com um triângulo, permitindo que o fluxo de automóveis ocorra normalmente, sem grandes imprevistos.
De acordo com diretrizes estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a sinalização deve estar a, aproximadamente, 30 metros, do local onde o carro está parado na rodovia.
Evite tentar consertar o carro
Pode parecer estranho recomendar isso para alguém que talvez, por exemplo, entenda de mecânica e queira solucionar o problema no local.
Porém, é um erro tentar fazer isso dessa maneira, porque você pode colocar, não só a sua integridade física em risco, mas a de outras pessoas também.
Procure pontos de apoio próximos
Se você estiver sem celular ou o sinal da sua internet, caso a via seja administrada por órgãos da iniciativa privada, é possível ir em alguns telefones de emergência que, geralmente, ficam espalhados pela via, para fazer uma ligação.
Esses meios de comunicação permitem ao motorista acionar os serviços de atendimento em caso de pane no veículo.
Além disso, é importante manter sempre o carro no acostamento até que os profissionais responsáveis pelo atendimento cheguem ao local, porque assim é possível evitar acidentes.
Como um seguro auto pode ajudar nessas situações?
Caso o seu carro esteja dentro da área de cobertura do seguro auto, o ideal é acionar o serviço da seguradora, porque assim você consegue ser assistido com precisão e eficiência.
Atualmente, as seguradoras conseguem oferecer apólices com coberturas mais amplas, no que diz respeito a quilometragem para solicitação de reboque, entre outros serviços.
Para contratar um bom seguro auto, o segredo é entrar em contato com corretoras que trabalham com marcas que têm qualidade comprovada no mercado.