Se para você a decoração da casa é um desafio significativo, uma das maneiras de dar uma repaginada no lar doce lar é investir em almofadas novas e sofisticadas.
Por ser um artigo versátil, a almofada consegue trazer personalidade e transformar o espaço em um ambiente bonito e funcional.
Esse item, que é um coringa em qualquer ambiente, tem uma ampla variedade de tamanhos, cores, texturas e formas, fato que pode gerar muitas dúvidas na hora de comprar.
Pensando nisso, trouxemos cinco dicas que vão te ajudar a usar as almofadas, possibilitando muitas combinações, conforme seu estilo, gosto, estilo e tipo de ambiente que pretende criar.
1 – Defina o estilo
Na maioria dos casos, a dificuldade em combinar itens de decoração, deve-se à não determinação prévia de um estilo.
Sendo assim, defina um tipo de decoração que tenha conexão com seu estilo para facilitar esse processo. Entre os mais diversos perfis de almofadas podem citar os modelos com cores neutras, texturas mais grossas, entre outros.
2 – Organize almofadas por tamanho
Uma dica em relação a esse aspecto é dispor as almofadas para que elas fiquem organizadas por tamanho, fato que contribui para uma decoração criativa.
Neste contexto o padrão das almofadas costuma ser 45 x 45, mas é possível adquirir alguns tamanhos menores e outros maiores.
Na prática, a dica é posicioná-las das maiores para menores, por exemplo, colocando uma almofada de 50 centímetros encostada no sofá, seguida por uma de 45 e finalizando com outra de 40.
Essa organização permite a visibilidade de todas as peças, principalmente se tiver uma estampada na composição.
3 – Perca o medo das estampas
Falando em estampas, existem algumas maneiras de combinar as almofadas no ambiente. Veja algumas maneiras!
- Opte por uma almofada lisa no tom do ambiente para começar;
- Depois, escolha uma estampa que tenha a mesma cor;
- Na sequência, coloque outra lisa em uma cor que faça parte da estampa escolhida anteriormente;
- Para finalizar, opte por uma almofada estampada que combine as duas cores das almofadas lisas.
4 – Não erre na quantidade
Afinal, qual a quantidade de almofadas ideal para deixar o sofá harmônico? A recomendação é que a composição seja sempre fechada com um volume ímpar, em função da volumetria.
Por exemplo, imagine que você tem um sofá de três lugares, o ideal nesse caso é usar 5 almofadas, com o objetivo de não deixar o ambiente poluído.
5 – Ouse no formato e texturas
Se a ideia é fugir das tradicionais almofadas quadradas e lisas, a dica é escolher um formato retangular ou redondo para dar um toque de modernidade.
Sobre as texturas, é possível encontrar almofadas feitas de diversos tipos de tecidos, e você pode utilizá-las de acordo com a estação.
Nas épocas mais quentes, o melhor é escolher tecidos mais leves e agradáveis ao toque. Já em períodos mais frios, opte por tecidos mais grossos e aconchegantes.
Para adquirir as melhores almofadas do mercado, o ideal é procurar por empresas que trabalham com as melhores marcas para que seja possível aumentar as chances de ser mais assertivo na escolha.