A percepção de sucesso é vivenciada quando se olha para a edificação e se comprova que tudo realmente saiu de acordo com o esperado! Mas, como conseguir tirar os desafios do projeto arquitetônico e traduzi-los na prática? Somente com uma boa equipe de trabalho na construção civil isso é possível!
Você trabalha com a construção civil? É um engenheiro ou um gerente de obra? Com certeza já se deparou com a difícil realidade de encontrar mão-de-obra qualificada para levar a cabo um projeto.
Colocar na cabeça dos profissionais que eles devem se atualizarem não é fácil, mesmo com as facilidades atuais, onde um eletricista pode fazer um curso de eletricista online, por exemplo, o pessoal não quer se capacitar.
Fazer um curso online, atualmente não é difícil, tem opções inclusive gratuitas, e tem para todo gosto e em todas as áreas.
O que mais tem na internet é opção de cursos, atualmente é possível aprender desde o inglês online até o instalador de placas solares, então falta de opção não é desculpa.
Apesar das facilidades, realmente não é fácil formar boas equipes para trabalhar na construção civil. Mas, com doses de inteligência e senso de liderança e administração, é possível recrutar um time que só vai vencer!
Formando boas equipes de trabalho na construção civil: 5 dicas
1. Seja um comunicador!
A base do sucesso está na comunicação, e que todos os envolvidos possam dialogar entre si e entender os objetivos e as metas para o projeto.
Você como gestor é preciso estar em constante comunicação com seus liderados. A ideia é deixá-los sempre a par do que se pretende alcançar e de que forma isso será feito.
É muito importante a conversa para receber feedback, também para dar sugestões de modo que possa otimizar o trabalho em equipe.
2. Seja sempre o líder!
Agir como líder é apresentar soluções e se tornar um exemplo a ser seguido dentro da equipe. Comece expondo sua real intenção e demonstre o seu comprometimento e amor pelo trabalho.
A ideia é despertar a atenção como também passar a ser admirado por sua equipe: Todos precisam de você como um profissional inspira força de vontade.
Quando for criar sua equipe mostre a sua liderança e o quanto é possível fazer um bom trabalho estando focado e motivado.
3. Mantenha uma convivência saudável!
Não adianta ser bom e amigável apenas no primeiro momento. Ao longo da execução do projeto é preciso que você enquanto um líder mantenha o ambiente saudável.
Foque e motive sua equipe utilizando palavras e reconhecimento, ao mesmo tempo em que se deixe aberto para dialogar com seus funcionários.
Reconheça cada habilidade e cada entusiasmo que partir de qualquer um componente da equipe.
4. Diversifique a sua equipe.
Formar boas equipes de trabalho na construção civil implica em diversificar os componentes. Isto é, contratar pessoal que possui histórias diferenciadas, e até mesmo personalidades distintas.
Claro que será um desafio a mais conseguir vincular assim as pessoalidades, ao mesmo tempo que reconhecer o que há de melhor em cada membro. Mas entenda que esse é o caminho para a formação de boas equipes de trabalho.
5. Se recicle acerca da carreira!
Um bom líder que cria e mantém uma boa equipe é aquele que está se reciclando a todo instante. Jamais deixe-se enganar ao pensar que detém todo o conhecimento.
É importante realizar cursos tanto na área da construção civil, como também aqueles relacionados à gestão de pessoas e com foco na liderança.
É muito importante também ter uma planilha de orçamento de obra bem elaborada, mantendo o controle dos gastos de cada projeto na construção civil!
Ponha em prática cada uma das 5 dicas e você conseguirá formar boas equipes de trabalho na construção civil!
Recomendação de Leitura: A origem do Concreto armado – Principais vantagens e desvantagens