O maior festival folclórico do mundo, Festival de Parintins é uma aventura pra não esquecer.
O festival de Parintins é uma competição entre os dos bois bumbás Garantido e Caprichoso. Cada noite é como se fosse uma grande peça ao ar livre, que de tão bem elaborado causa até inveja em qualquer carnavalesco do Rio de Janeiro ou São Paulo.
Inclusive muitas vezes “talentos” de Parintins são contratados para ajudar nos carnavais mais tradicionais.
1 – Maracanã de Parintins
O bumbódromoe o famoso local dos desfiles, o equivalente a um sambódromo em formato de cabeça de boi foi construído a 30 anos, com capacidade para mais de 17 mil pessoas.
Mas não se engane a quantidade de ingressos vendidos e de pouco mais de cinco mil, os demais lugares ficam divididos entre as duas torcidas, uma para cada um dos competidores que se apresentam durante 3 dias de festa.
2 – Escolha um lado.
Garantido ou Caprichoso, para quem vai sua torcida? A rivalidade entre os bois é grande, o Bumbódromo fica dividido entre o azul e vermelho.
A torcida de cada lado se chama “galera”, a animação de cada galera e também um critério avaliado pelos jurados. Por isso os fãs dos bois são protagonistas e bastantes competitivos entre si… por isso ficar no muro, não e uma opção.
Esse envolvimento das torcidas torna cada espetáculo ainda mais emocionante, com bandeiras, LEDS, etc.
3 – As alegorias
Os carros alegóricos são estáticos mas gigantescos ate maior que nos carnavais do Rio e de São Paulo.
O que pode parecer estranho para paulistas e cariocas e o fato das alegorias serem montadas diante do público, um quebra-cabeça único, com alegorias que se transformam é montado diante dos seus olhos no Festival Folclórico de Parintins.
Os currais onde os integrantes ensaiam fica aberto durante o último fim de semana de junho nesses dias e é possível visitá-los.
Conheça também a feira da barganha Sorocaba
4 – Cultura e levada a sério
Todo mundo, seja turista ou da “galera” usa acessórios que remetem à cultura e história indígena, seja com um cocar, um simples colar ou até um cinto de penas.
Se não estiver com um acessório, as feirinhas de artesanato, como a que é montada diante da igreja da cidade é possível comprar um souvenir/ acessório sem gastar muito.
5 – Aventura no Rio Amazonas
Conheça comunidades e regiões intocadas, sentir a essência da natureza, na sua viagem para o Festival de Parintins, somente através dos acessos fluviais, são 18 horas de barco rio abaixo, uma verdadeira aventura.
Apesar de voltada para o festival, a cidade de Parintins tem outros apelos turísticos ainda pouco explorados: é cercada por belos e piscosos lagos e conta nas proximidades com praias de areias brancas, que têm seu auge no verão amazônico, entre Agosto e Outubro.
Durante os três dias da festa, Parintins se veste com a cor azul do “Boi Caprichoso” e com a cor vermelha do “Boi Garantido”. Serão três noites de apresentação no “Bumbódromo” da cidade, onde as duas “galeras” exploram as “lendas e costumes históricos”, é um grande espetáculo que muitos brasileiros nunca pensaram em conhecer.
Créditos das imagens – amazonastur.am.gov.br