Para manter o esgoto de casa sempre funcional, além do cuidado com desentupimento e canalização e com entupimentos em vaso sanitário, uma das maiores fontes do problema de entupimentos, é preciso se atentar para os ralos, seja eles de cozinha, banheiros ou mesmo externos.
Para escoar água da chuva, no box do chuveiro ou nas pias, o ralo também precisa de um cuidado e atenção especial para não entupir e também causar problemas mais sérios nas tubulações de esgoto.
Confira neste artigo, como é feito o desentupimento de ralo e as alternativas caseiras para resolver pequenas obstruções.
Entupimento de ralos
Os ralos são dispositivos para o escoamento da água e são encontrados em banheiros, seja no box do chuveiro ou pia, além da pia da cozinha e lavanderia e na área externa para escoamento da água da chuva.
Os ralos podem ser ligados diretamente ao esgoto ou a rede pluvial, e nesse último caso, os ralos da área externa devem possuir essa conexão.
A Rede Pluvial é uma ligação específica para chuva para que esta não entre em contato com o esgoto e cause o aumento além do normal da água em dias de chuvas fortes.
Além disso, a Rede Pluvial possui um tratamento diferenciado e deve ter um descarte correto. O esgoto residencial não possui capacidade suficiente para suportar grande quantidade de água e por mais essa razão, a importância de haver uma ligação especial para chuva.
O ralo pode ter problemas com entupimentos de diversos modos, mas basicamente existem duas situações: a obstrução superficial e a completa, muito mais complexa e perigosa.
Na obstrução superficial, o entupimento acontece apenas em uma determinada área do ralo, geralmente próxima a sua abertura. Nesse caso é mais fácil de fazer a limpeza e desentupí-lo.
Já em obstruções completas a sujeira do ralo só revela um problema maior, que se encontra em toda tubulação de esgoto.
Como descobrir um entupimento de ralo
Um ralo entupido é fácil de perceber, pois a água não desce, formando uma piscina no box do chuveiro ou enchendo a pia sem escoamento. As vezes esse escoamento acontece, mas de forma lenta.
Em pias de cozinha quando existe o entupimento do ralo, é possível que restos de alimentos voltem e tenha mal cheiro. No ralo externo o mal cheiro e água voltando também pode ocorrer.
O entupimento geralmente não é algo que acontece logo, mas um processo que pode levar anos para aparecer. Por exemplo, fios de cabelo e restos de sabonete, além de restos de alimentos e pelos de animais, podem ser a causa do entupimento de ralos em vários locais.
Dicas para evitar entupimentos de ralo
Na maioria dos casos de entupimentos do ralo, o descarte de sujeira é o maior causador do problema, e nesse caso a mudança desse hábito é fundamental para que não haja novos entupimentos.
Por exemplo nos ralos externos, o ideal é que em casas com animais domésticos e que soltam muito pêlo, todos os dias deve ser feito a limpeza e os pelos jogados no lixo e não no ralo com a água.
Um forma de evitar que eles caiam no esgoto ou rede pluvial é colocando ralos com um tipo de rede ou peneira, que deixa a água passar, menos o lixo. Essa dica vale para qualquer outro tipo de detrito na limpeza do quintal.
Outra dica diz respeito a cozinha. No ralo da cozinha pode haver o descarte errôneo de óleo usado e lixo como restos de alimento, e nesse caso o ideal é que haja uma caixa de gordura ou o óleo seja descartado para reciclagem.
O óleo de cozinha é hoje um dos maiores contaminadores da água e esgoto doméstico, além de causar um grande problema ambiental. O óleo reciclado pode ser usado para inúmeros fins e preservando a natureza.
A caixa de gordura por sua vez, retém além do óleo, qualquer tipo de lixo que venha pelo ralo da cozinha. A caixa pode ser ligada entre a pia e o esgoto e evitar que esses contaminantes entre em contato com ele.
Mas a caixa de gordura necessita de limpeza regular para garantir sua funcionalidade.
Os ralos do banheiro e área externas devem ter um ralo especial como foi dito, com uma forma de peneira e além disso, terem alavanca de fechamento e abertura, que evita que quando o ralo não estiver em uso, possa ser fechado. Além disso, esse dispositivo é bom para evitar mal cheiro nos ambientes.
Nas pias da cozinha e lavanderia, a dica é ter um ralo japonês e tampa de ralo sempre a mão, pois evita que o lixo caia nas tubulações.
Enquanto 1 é ótimo para evitar que a sujeira caia diretamente no esgoto, o outro tampa por completo o ralo quando não está em uso.
Outra dica simples e indicada por desentupidoras é o uso de uma receita simples com bicarbonato de sódio: um pouco de bicarbonato + sal + água quente + vinagre uma vez na semana em todos os ralos da casa.
Essa mistura ajuda a corroer sujeiras mais simples e limpar as tubulações como sifão e evitar entupimentos mais severos ou superficiais.
Como é feito o desentupimento profissional de ralo
Quando o desentupimento de ralo é muito profundo e existe a desconfiança do problema de entupimento ser ainda mais sério que só uma obstrução de ralo, é preciso chamar uma Desentupidora especializada.
Desentupidoras possuem equipamentos e tecnologia para fazer a limpeza de ralos e sua desobstrução de maneira rápida, além de analisar todo o esgoto e tubulações, para evitar qualquer tipo de problema futuro.
São máquinas como a Roto Rooter, aparelho que roda e tritura lixo e qualquer obstrução de grande porte nas tubulações, sem causar comprometimento dos canos.
Outro equipamento potente é o Hidrojateamento ou Hidrojato, uma mangueira flexível e resistente que lança um jato com pressão e velocidade, que destrói obstruções de ralos e esgoto rapidamente e com segurança.