Em um evento oficial comandado pela Microsoft na quinta-feira, 24 de junho de 2021, a empresa trouxe à tona o que muitos estavam esperando: a tão sonhada atualização do sistema operacional, o Windows 11.

Para os entusiasmados, o Windows 11 foi lançado oficialmente em outubro de 2021 e, desde então, vem recebendo atualizações importantes de desempenho, segurança e recursos.

E não é só isso: desde o lançamento, todos aqueles computadores compatíveis com a nova versão puderam realizar a instalação gratuitamente a partir de um upgrade gratuito disponibilizado pela empresa para quem já utilizava o Windows 10.

Porém, para ser contemplado, sua máquina deve atender a alguns requisitos que sejam compatíveis com o novo Windows 11, como, por exemplo, processador de 64-bit, 4 GB de memória RAM, pelo menos 64 GB de espaço livre no HD ou SSD, além de recursos como TPM 2.0 e Secure Boot ativados.

Embora estes sejam os requisitos básicos, a Microsoft recomenda o uso do programa PC Health Check, que ajuda a determinar se o seu PC atende às exigências básicas dessa nova geração ou não.

E claro, pensando em facilidade, o Windows 11 permite instalar aplicativos da Amazon Appstore em regiões compatíveis, aproximando ainda mais a experiência do usuário de um ecossistema integrado entre PC e apps de celular.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o Windows 11? Sem problemas, continue lendo que a gente te explica tudo!

A Nova Interface do Windows 11

A nova interface do Windows 11 foi pensada para aqueles que querem produtividade. O visual oferece uma área de trabalho mais simples e organizada, de forma que estimule até mesmo a criatividade na hora de realizar trabalhos ou tarefas domésticas.

E claro, a barra de tarefas e o menu agora ficam em um só lugar: no centro da tela, deixando tudo mais simétrico e fácil de alcançar.

A proposta é que o usuário não apenas se mantenha focado, como também tenha mais facilidade na hora de encontrar suas ferramentas de trabalho, algo parecido com o que acontece no MacOS ou no ChromeOS.

Além disso, as janelas passaram a ter um design mais suave, com cantos arredondados, cores mais claras e animações de transição mais fluídas e naturais do que no antigo Windows 10.

Seus Apps em só um Lugar

Se você é do tipo que passa mais tempo conectado à tela do computador do que no celular, o Windows 11 ajuda bastante. Em alguns cenários, é possível instalar aplicativos de celular diretamente na sua máquina, usando a integração com a Amazon Appstore.

Em vez de depender de emuladores de Android, o usuário pode ter uma experiência mais integrada entre PC e apps móveis em aplicativos compatíveis, tudo feito diretamente do PC e com mais segurança.

Maior Lucratividade pra quem Realmente Entende do Assunto

Se você pensa que os benefícios deste sistema se limitam apenas aos consumidores finais, está enganado(a).

Basicamente, todos aqueles que hospedarem suas ferramentas na Microsoft Store, como jogos, navegadores e programas de entretenimento, podem receber até 100% dos lucros de volta em muitos casos, dependendo das regras de parceria definidas pela própria Microsoft.

E para quem busca conhecer as Melhores Ferramentas Digitais, o Cantinho Binário, um blog especializado em tecnologia e computação que ensina tudo de forma prática e detalhada, apresenta tutoriais e guias que ajudam a aproveitar ao máximo esse tipo de recurso.

Além de poderem usar o sistema de pagamento que desejarem, caso forneçam a opção de compras no app.

Microsoft Teams: o Fim do Skype?

O Skype, que já vinha perdendo espaço há alguns anos, acabou ficando ainda mais de lado com a chegada do Windows 11.

Segundo o vídeo de exibição disponibilizado pela Microsoft na época do anúncio, o Windows 11 conta com um chat integrado à barra de tarefas do sistema, o Microsoft Teams, que hoje é uma das principais ferramentas de comunicação da empresa.

O programa funciona de forma similar ao FaceTime do MacOS e permite que os usuários troquem mensagens, realizem chamadas de vídeo, de áudio e muito mais, tanto em ambientes pessoais quanto profissionais.

Além disso, é possível conversar através de outros sistemas operacionais, como Android e iOS, e até mesmo a partir de outros computadores, com acesso via aplicativo ou navegador.

Dedicado à Games

Os fissurados por games também não ficaram de fora. Segundo a própria Microsoft, o Windows 11 tem funções dedicadas para os jogos, aproveitando melhor o hardware mais recente.

E o que isso significa? A grande novidade é que os jogadores não precisam mais se preocupar em ativar o HDR Automático manualmente em títulos compatíveis. O sistema faz esse ajuste de forma automática, garantindo uma experiência visual mais rica.

Tudo é feito no automático, de modo que o usuário tenha uma experiência visual mais agradável e imersiva nos jogos.

Widgets no Windows 11

Uma tendência muito forte em anos passados acabou voltando com tudo.

Similar às extensões do Android e até mesmo do iOS, o Windows Widgets, como a própria Microsoft apresentou, funciona como uma linha do tempo personalizada, na qual o usuário pode receber diversas atualizações rápidas.

Um dos benefícios dessa extensão é a liberdade de personalizá-la de acordo com os interesses pessoais de cada pessoa, como notícias, previsão do tempo, imagens e muito mais.

É como um boletim diário, bem parecido com o recurso Notícias e Interesses do Windows 10, mas agora integrado ao novo visual do sistema.

Snap Layouts do Windows 11

Como mencionamos anteriormente, este é o Windows feito para quem quer produtividade.

O Windows 11 conta com a ferramenta Snap Layouts, um recurso nativo dedicado a agrupar e separar as janelas na área de trabalho, facilitando a visualização e tornando o trabalho mais ágil.

Nele, é possível dividir a tela em grupos de duas ou três colunas, duas colunas à esquerda e duas ou uma à direita, entre outras combinações, adaptando o layout à forma como você gosta de trabalhar.

Edge como Você Nunca Viu

No meio de todas essas atualizações está o Edge, o navegador nativo do Windows.

Segundo a Microsoft, agora é possível visualizar as páginas do navegador no modelo vertical, o que facilita a organização das abas e melhora a produtividade para quem costuma ficar com muitos sites abertos ao mesmo tempo.

Essa opção não é obrigatória, então, se você não se adaptar, pode continuar utilizando o modo tradicional de abas na parte superior.

Conclusão

Hoje, a atualização para o Windows 11 já está consolidada e o sistema se mostra repleto de benefícios, principalmente para quem gosta de trabalhar em uma interface mais minimalista e focada nas tarefas do dia a dia.

Para muitos usuários e empresas, o Windows 11 é a solução ideal para equilibrar produtividade, visual moderno e recursos voltados tanto para trabalho quanto para entretenimento.

Além do mais, existem muitas outras funções e modelos do sistema que ajudam a aproveitar ainda mais o tempo e a produtividade, como o Snap Group, as melhorias para quem usa Windows 11 em tablets e os recursos focados em games.

Ainda é difícil dizer se o Windows 11 é a melhor versão de todos os tempos, mas depois de alguns anos no mercado já dá para perceber o quanto ele evoluiu em relação ao Windows 10 e como vem se tornando parte do dia a dia de quem usa o PC para estudar, trabalhar ou se divertir.

E aí, qual dessas novidades do Windows 11 você mais gostou? Curtiu a evolução do sistema ou ainda sente falta de algo mais próximo do estilo do Windows 7? Conta nos comentários!

Share.