A telefonia fixa no Brasil já foi uma coisa muito desejada. Várias famílias precisavam aguardar muito tempo até conseguir uma linha.
Depois da democratização ao acesso à ferramenta, o telefone fixo passou a ser uma coisa natural. Após isso, com a chegada do celular, a telefonia fixa virou um item obsoleto.
Mas, ainda tem gente que sente falta ou tem necessidade de possuir um aparelho fixo. E são várias as operadoras que dão vantagem e fazem promoções sobre o serviço.
A Claro é uma delas. Para quem possui um negócio próprio ou pensa em empreender, é bom ir pensando na telefonia fixa.
Telefonia fixa não está tão defasada assim
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou um levantamento que aponta que o Brasil registrou 36,6 milhões de linhas de telefonia fixa em operação no mês de março de 2019.
O número indica que, apesar do avanço da telefonia móvel, muitos lares brasileiros ainda querem ou precisam manter o telefone fixo.
Mesmo assim, aparentemente seguindo o curso natural das coisas, os números seguem em queda.
Quando os dados de março são comparados com os de fevereiro, houve uma diminuição de 641.432 assinantes (queda de 1,72%) e, nos últimos 12 meses, a redução foi de 2.565.165 linhas (queda de aproximadamente 6,55%).
Estado com mais linhas fixas
O levantamento também apontou que São Paulo é o estado que apresenta o maior número de linhas fixas, com 13.942.646. O Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar, com 4.162.764 e, em terceiro lugar, Minas Gerais registra 3.514.660 linhas.
Telefonia fixa por operadora
Nos 12 meses de 2019, a Vivo registrou 12,29 milhões de domicílios atendidos com linhas fixas (33,80% de mercado), seguida pela Oi, com 11,36 milhões, (31,24%) e pela Claro, com 10,12 milhões (27,84%).
Nos últimos 12 meses, a Vivo apresentou redução de 1,08 milhão de linhas (-8,05%), a Oi menos 1,17 milhão (-9,33%) e a Claro menos 660,46 mil (-6,12%).
Crescem outras operadoras de telefonia fixa
No entanto, aponta a Anatel, as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) registraram aumento de 16,93 mil domicílios na prestação da telefonia fixa (+1,04%) – conforma a Agência, uma PPP é uma empresa que detém menos de 5% de cada mercado de varejo de telecomunicações em que atua.
Na variação de março para abril de 2019, o serviço de telefonia fixa deixou de ser prestado em 147,73 mil residências (-0,40%). Enquanto os grandes grupos de telecomunicações apresentaram uma redução total de 170,15 mil linhas fixas (-0,49%), as PPPs tiveram um acréscimo de 22,42 mil (+1,39%).
Vantagens da telefonia fixa
Mesmo que a gente não se dê conta no dia a dia, o telefone fixo tem várias vantagens. E acredite, ele pode ser muito útil.
Uma das maiores vantagens de um telefone fixo é a estabilidade. Em tempestades, desastres naturais ou situações semelhantes, é comum enfrentar instabilidade para usar o celular ou a internet. Entretanto, esse tipo de ocorrência dificilmente vai afetar as linhas de telefone fixo.
E, infelizmente, nos últimos tempos estamos vendo mais e mais catástrofes naturais no Brasil.
Outra vantagem do telefone fixo é que ele não vai apresentar problema de bateria. Ou seja, em caso de falta de energia, se o celular descarregar completamente, não haverá como recarregar.
Contudo, se você tiver um telefone fixo continuará podendo fazer ligações. Isso é muito importante, principalmente, em situações de emergência. Agora, é válido lembrar que, no caso de telefones fixos sem fio, eles precisam estar carregados para funcionar.
A falta de sinal é outro problema que pode acontecer com um celular. Contudo, é mais uma vantagem do telefone fixo não enfrentar esse tipo de adversidade, uma vez que não depende de sinal para funcionar.
Além disso, os aparelhos tendem a ser mais duráveis e não sofrem com a tal obsolescência programada. Isto é, quando as fabricantes dos aparelhos já planejam quando eles deixarão de funcionar ou de serem úteis para seus usuários. Dessa maneira, somos obrigados a investir em novos celulares.
Abrir um negócio
Você sabe que se for abrir um negócio com estrutura física será preciso um telefone fixo. O celular, por ser móvel, vai acabar sendo levado para várias partes, enquanto o telefone fixo ficará sempre no mesmo lugar, disponível para qualquer funcionário atender.
O que verificar quando contratar um plano de telefonia fixa
Normalmente, a maioria dos planos de telefone fixo oferecem ligações locais ilimitadas para outros telefones fixos de qualquer operadora. Por isso, a ligação de fixo para fixo local não deve ser sua preocupação.
O que você deve considerar é quantos minutos você gasta em ligações para celular.
Avalie então planos de telefone fixo que condizem com o seu uso.
Vale mais a pena contratar um plano com minutos para celular inclusos na franquia do que pagar pelo uso avulso.
Os minutos para celular podem ter os preços bem salgados e levar sua conta nas alturas. Por isso, economize na sua conta de telefone fixo escolhendo o plano certo para você.
Combine móvel com telefonia fixa
Quase todas as operadoras de celular também oferecem serviços de telefone fixo. Então, vale a pena contratar o telefone fixo da empresa que você mais liga para celular.
Por exemplo, se todos os entes da sua família possuem telefone celular da mesma operadora, e você liga frequentemente para números de celular dessa operadora, provavelmente você vai economizar se contratar um plano de telefone fixo combinando essas informações.
Recomendação de leitura:
- Conta do celular: 5 dicas para economizar com ligações
- Como mudar de operadora sem trocar seu número atual?