Close Menu

    Webcitizen Google News

    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram
    WebcitizenWebcitizen
    Contato
    • Tecnologia
    • Saúde
    • Negócios
    • Dicas
    • Apostas
    • Loterias
    • Finanças
    • Direitos
    • Casa
    WebcitizenWebcitizen
    Home»Saúde»Como obter medicamentos de alto custo pelo plano de saúde? Advogada explica o que fazer
    Saúde

    Como obter medicamentos de alto custo pelo plano de saúde? Advogada explica o que fazer

    Redação Webcitizen11 de setembro de 2025
    Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Nos siga no Google News
    Google News
    Como obter medicamentos de alto custo pelo plano de saúde? Advogada explica o que fazer

    Com a participação da advogada Brendha Ariadne Cruz

    Conseguir um medicamento de alto custo pelo plano de saúde é uma dificuldade enfrentada por milhares de brasileiros. Para quem depende desses tratamentos, os valores são muito altos, tornando impossível arcar com o custo sem apoio. Nesses casos, a expectativa é que o convênio médico garanta a cobertura necessária. No entanto, a realidade mostra que muitos pacientes acabam recebendo uma negativa.

    Para entender quais são os direitos do consumidor e de que forma é possível obter o medicamento prescrito pelo médico, conversamos com a advogada Brendha Ariadne Cruz, especialista em direito à saúde e direito do consumidor.

    O que são medicamentos de alto custo?

    Os chamados medicamentos de alto custo são aqueles cujo valor de mercado é tão elevado que se torna inacessível para grande parte da população. Normalmente, eles são usados no tratamento de doenças graves, raras ou crônicas, como câncer, esclerose múltipla, artrite reumatóide, hepatite C e doenças genéticas.

    Muitos desses remédios são frutos de alta tecnologia, como os medicamentos biológicos e imunobiológicos, o que explica o preço elevado. Porém, para os pacientes, eles não são apenas um avanço científico: muitas vezes representam a única esperança de estabilizar a doença, prolongar a vida ou até alcançar a cura.

    Como explica a advogada Brendha Ariadne Cruz, especialista em direito à saúde, “esses medicamentos não são apenas caros. Para muitos pacientes, significam dignidade, continuidade de vida e a possibilidade de manter o tratamento recomendado pelo médico.”

    Por que os planos de saúde negam esses medicamentos?

    Embora a expectativa do paciente seja a cobertura integral pelo convênio, não é incomum receber uma negativa. A justificativa mais frequente é de que o medicamento não está listado no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS.

    Brendha alerta, no entanto, que essa posição não deve ser aceita. “A Justiça já consolidou o entendimento de que o rol é exemplificativo. Isso significa que, se não há outra alternativa eficaz disponível e o médico prescreveu o tratamento, o plano tem obrigação de fornecer o medicamento”, ressalta.

    O que fazer em caso de negativa?

    O primeiro passo é solicitar que a negativa seja apresentada por escrito, com a justificativa da operadora. Esse documento é essencial para contestar a decisão. Com ele em mãos, o paciente pode entrar com um recurso administrativo diretamente no convênio.

    Se não houver resposta positiva, é possível registrar reclamação na própria ANS. Às vezes, a pressão feita pelo órgão regulador já é suficiente para que o plano mude de posição.

    Mas quando nenhuma dessas alternativas funciona, a via judicial costuma ser a solução mais eficaz. “Ingressar com uma ação judicial, em muitos casos, garante uma decisão liminar que obriga o plano a fornecer o medicamento em poucos dias, evitando que o tratamento seja interrompido ou adiado”, reforça a advogada.

    Quais são as alternativas fora do plano?

    Caso o medicamento não seja obtido pela rede privada, o paciente ainda pode recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF). Embora o processo seja mais burocrático, é uma forma de garantir o acesso gratuito em determinados casos.

    Qual o papel do advogado especialista?

    Para Brendha, contar com orientação especializada faz toda a diferença. Ela nos disse que “o advogado especializado na área de direito à saúde sabe quais documentos médicos reunir, quais argumentos jurídicos utilizar e como conduzir o processo de forma rápida e eficiente. Mais do que técnica, o trabalho é também oferecer acolhimento, pois o paciente já enfrenta o peso da doença e não deve carregar sozinho a luta contra o plano de saúde”.

    Conclusão

    Embora o caminho até conseguir um medicamento de alto custo pelo plano de saúde possa ser cheio de obstáculos, é fundamental saber que o direito ao tratamento está garantido por lei. A negativa inicial não deve ser vista como uma derrota.

    Com informação, persistência e o apoio de profissionais especializados, é totalmente possível conquistar o fornecimento do medicamento prescrito e garantir dignidade e qualidade de vida.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleOnde encontrar suporte de TI eficaz para empresas no ABC Paulista?
    Next Article Dicas de Turismo nas Cataratas do Iguaçu

    Related Posts

    Por que escolher uma farmácia de manipulação para seus suplementos e medicamentos?

    8 de setembro de 2025

    Como as clínicas podem aprimorar o atendimento em tratamentos diversificados

    2 de setembro de 2025

    Cuidados na Calibração de Espectrofotômetros

    18 de agosto de 2025

    Webcitizen Google News

    Ads by Evte Marketing Ltda
    i
    ×

    Melhor ferramenta de escrita por IA

    Clique para copiar o cupom de 15% de desconto: MARCOJEAN

    Webcitizen Google News

    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Início
    • Contatos
    • Mapa do Site
    • Política de Privacidade
    • Sobre o Portal Webcitizen
    • Termos de uso do Portal Webcitizen
    © 2025 - Portal Webcitizen - CN​PJ: 46.​289.​446/​0001-​89
    Te​lefone: (19) 98​385-​5555 - E-​mail: webcitizen@​ev​te.​net
    En​der​eço: Rua Co​men​dador Tor​logo Dau​ntre, 74, Sa​la 12​07, Cam​bui, Cam​pinas SP, C​EP: 13​025-​270
    TESTE IPTV

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.