Será que vale a pena contratar uma agência de marketing digital em 2021? Confira tudo neste artigo e tire suas dúvidas!
Atualmente, todo dono de negócio precisa investir em marketing digital. Isso é fato. Agora, e investir em uma agência de marketing digital?
Será que vale a pena fazer esse investimento em 2021 e nos próximos anos também? Ou essa é uma terceirização que pode ser dispensada?
Se essas também são as suas dúvidas, saiba que você veio ao lugar certo!
E sabe por quê? Porque nós separamos no artigo de hoje alguns pontos e explicações extremamente relevantes a respeito deste assunto.
Portanto, não deixe de acompanhar a leitura com atenção para ficar por dentro de tudo.
Contratar uma agência de marketing digital em 2021: vale a pena?
Antes de te darmos uma resposta objetiva como “sim” ou “não”, é importante que você entenda o seguinte:
Uma agência de marketing digital não vai resolver todos os problemas da sua empresa.
Por exemplo, se você já investe em publicidade online, com métodos e estratégias claras, mas não obtém sucesso, talvez o problema não seja no marketing, mas sim no seu produto ou serviço, no seu nicho de mercado, no seu preço…
Então, antes de qualquer coisa, é de suma importância fazer essa avaliação para não se frustrar depois.
Agora, se a sua empresa tem pouco ou nenhum investimento em marketing digital, não tem uma equipe ou um departamento para isso, ou ainda, se você não tem muito tempo disponível, aí sim, investir em uma agência de marketing digital pode ser uma ótima escolha.
Isso porque, ao contratar uma agência de marketing digital você terá profissionais da área trabalhando para a sua empresa, de modo a gerar mais visibilidade, alcance, engajamento, tráfego, clientes e vendas para ela.
Além disso, um trabalho bem feito de uma agência:
- Permite à sua empresa se conectar com o público-alvo de maneira mais assertiva e segmentada;
- Ajuda a promover seus produtos/serviços de maneira mais eficaz;
- Aumenta o nível de competitividade da sua empresa na internet;
- Gera um bom custo-benefício;
- Ajuda a construir/melhorar a presença digital da sua empresa – algo fundamental nos dias de hoje;
- E claro, permite que você dedique mais tempo ao seu negócio, afinal, profissionais de marketing estarão trabalhando em prol da sua empresa – o que gera uma otimização de tempo para você.
Contudo, para obter tais benefícios e vantagens, obviamente é necessário contratar uma boa agência. Sendo assim…
Como contratar uma agência de marketing digital? 7 dicas essenciais
Primeiro, defina o orçamento que você tem disponível para fazer esse investimento. Você não precisa gastar “rios de dinheiro”, mas também não dá para querer um trabalho de marketing de qualidade, tendo, por exemplo, R$10 por dia para investir.
Segundo, estabeleça um (ou mais) objetivos, afinal, o que você almeja ao fechar uma parceria com uma agência?
Terceiro, pesquise bastante. Avalie portfólios, clientes, depoimentos, trabalhos recentes, etc. de cada agência.
Além disso, peça referências/indicações, veja há quanto tempo a agência está no mercado e se atende ou já atendeu clientes do mesmo ramo da sua empresa, pois isso pode facilitar as coisas.
Quarto, entre em contato com pelo menos três agências. Avalie propostas, preços e condições.
Quinto, faça reuniões e tire todas as suas dúvidas. Veja se há transparência e clareza na agência, quais os prazos que te apresentam e quais métricas/dados utilizam para mensurar os resultados, afinal, você precisa saber se as coisas estão indo bem ou não.
Apenas uma observação: não será do dia para a noite que os resultados de marketing serão extremamente eficientes. Antes, é preciso muito estudo, planejamento, análises e otimizações por parte da agência. Então, é importante ter em mente que um prazo a partir de 2-3 meses, por exemplo, é normal.
Sexto, analise como será o suporte dado a sua empresa. Uma agência com vários clientes pode ser uma boa, afinal, muitos donos de negócio confiam nela, mas será que ela conseguirá dar conta de atender todos sem perder a qualidade? Será que você terá uma boa assistência?
Por fim, veja quais serviços (estratégias) a agência tem a oferecer ao seu negócio. E para isso, leia a seguir:
Quais estratégias são utilizadas por agências?
Muitas, porém, é importante que você tenha em mente que: anúncios (links patrocinados), SEO, e-mail marketing, inbound marketing e gestão de redes sociais são as principais.
Portanto, ao investir em uma agência para a sua empresa, comece por uma das estratégias acima!
Assim, em conjunto com a sua empresa, a agência irá definir a ou as estratégias mais apropriadas para atingir os seus objetivos.
Dica final
O sucesso do marketing da sua empresa não depende 100% da agência que você for contratar.
É importante você ter mente que as duas partes precisam estar muito comprometidas. É fundamental a dedicação de todas as partes envolvidas para ter sucesso.
Então, você precisa ser um bom cliente também, você precisa ajudar com informações relevantes, precisa dar feedbacks e precisa acompanhar o trabalho feito pela agência para verificar se estão gerando os resultados que você gostaria ou não.
Você precisa se preparar para trabalhar com agência. Não dá para contratar uma agência, fazer uma ou duas reuniões e pronto, agora é tudo com eles. Não é assim.
Se você quer resultados satisfatórios ou além do que você espera, seja, de fato, um parceiro da agência.